Gestão de Oficina Para o Mecânico

Confira agora 4 dicas para aumentar as vendas na sua oficina

aumentar as vendas na oficina mecânica

Aumentar as vendas dentro da oficina mecânica é o objetivo de todo gestor que lidera esse tipo de negócio. As ações e atividades planejadas dentro da empresa são pensadas para gerar lucros, e o aumento de vendas é um fator significativo para alcançar bons resultados e garantir sucesso nessa empreitada. 

Em um mercado tão competitivo e qualificado, para conseguir se dar bem frente à concorrência é preciso sempre aperfeiçoar os serviços internos. A esse respeito, vale destacar a importância do planejamento financeiro e organizacional, bem como a necessidade de traçar estratégias e definir metas para atrair e fidelizar clientes

Essas medidas são fatores potenciais para estimular o crescimento da oficina mecânica e aumentar os lucros de forma exponencial. Mesmo que essas ações possam ser praticadas por qualquer empreendimento, muitos gestores não têm conhecimento de como implantar boas práticas de vendas dentro da sua oficina e acabam perdendo grandes oportunidades.

Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo contendo 4 dicas para atrair e fidelizar clientes, além de outras informações relevantes sobre como aumentar as vendas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O primeiro passo para aumentar as vendas na oficina

Antes de mais nada, para melhorar os resultados internos, os gestores de oficina mecânica devem realizar procedimentos estratégicos, como: 

  • fazer pesquisa de mercado para conhecer mais afundo o que pode ser melhorado e aperfeiçoado no seu estabelecimento;
  • propor campanhas junto a fornecedores parceiros para aumentar o potencial de ofertas e serviços para o público;
  • sempre investir na estruturação física da sua oficina, pois assim é possível garantir o melhor suporte de atendimento no negócio.

4 dicas para atrair e fidelizar clientes

Para que você saiba como aumentar as vendas por meio da atração e da fidelização de novos clientes, confira as 4 dicas que separamos!

1. Ofereça um bom atendimento

Antes de mais nada, é importante pontuar que investir em estratégias para garantir a fidelização do cliente é a forma mais barata de aumentar as vendas na oficina. Sendo assim, torna-se fundamental criar políticas internas voltadas para o relacionamento com o cliente, de modo a melhorar as técnicas de atendimento.

Com tudo isso em prática, o público se sente bem e vê que é valorizado dentro da sua empresa. Além disso, os gestores devem se atentar aos serviços de atendimento no período pós-venda.

É comum haver um tratamento diferenciado no primeiro momento de abordagem ao cliente. Entretanto, logo depois do serviço prestado, os gestores esquecem de manter a assistência e de estimular a fidelização. Esse fato deve ser evitado, visto que a probabilidade do cliente procurar outra oficina mecânica em um próximo serviço é grande.

Dessa forma, é possível realizar várias ações que promovam a manutenção do relacionamento com o cliente, como:

  • oferecer cupons de desconto para uma próxima visita à oficina;
  • ofertar um plano periódico de manutenções, que estabeleça um número de revisões durante o ano com um custo mensal;
  • manter contato com o cliente nos diversos canais de comunicação (sites, blogs, redes sociais etc.), repassando dicas e instruções sobre temas relevantes da mecânica automotiva, entre outras.

2. Invista em peças e serviços de boa qualidade

Outra dica importante para alavancar as suas vendas é entregar sempre um serviço de boa qualidade. Vale ressaltar que muitos donos de oficinas, visando atender a um número maior de clientes, acabam priorizando a velocidade de entrega e acabam se esquecendo de assegurar a qualidade do serviço. 

Essa situação deve ser evitada na sua empresa, pois os trabalhos sem uma garantia confiável podem não só afetar a imagem e a reputação da oficina, como ser um motivo para o cliente procurar outro estabelecimento.

Além disso, há outros problemas relacionados à baixa eficiência na realização das tarefas, como o comprometimento da confiança do cliente. Além disso, a má reputação no mercado devido ao feedback negativo das pessoas e a perda de tempo com o retorno de reparos que não ficaram bons. 

Sempre busque trabalhar com qualidade e eficiência nas manutenções. Utilize peças originais e de boa procedência para oferecer manutenções mais seguras, eliminando o retrabalho.

3. Aposte no marketing

Sua divulgação não pode se limitar ao slogan da marca na entrada da oficina, pois não é apenas o público que passa na sua porta que tem potencial para adquirir os seus serviços. 

Há uma grande procura nos diversos meios de comunicação pela internet, como em sites e redes sociais. Dessa forma, para que você tenha a possibilidade de alcançar esse público, é preciso investir na divulgação online.

Uma das boas formas de garantir isso é por meio da criação de um site próprio, pois assim fica mais fácil levar até o cliente todas as suas atividades e apresentar o seu diferencial competitivo, de modo a transmitir mais confiança e persuadi-lo a contratar os seus serviços. 

Os gestores também podem manter perfis nas redes sociais, tendo em vista que os clientes passam boa parte do seu tempo nessas plataformas. Planejar o marketing nos canais de comunicação mais próximos do público-alvo pode se tornar uma excelente estratégia para aumentar as vendas na sua oficina mecânica.

4. Atente-se à concorrência

Também é preciso que os gestores fiquem atentos à forma de trabalho das empresas do mesmo ramo nas redondezas. Aspectos relacionados ao tipo de serviço que é prestado pela concorrência, quais são as promoções e os descontos ofertados e outros parâmetros vão ajudar você a planejar novas metas e programas internos com o objetivo de atrair os clientes para a sua oficina. 

Essa medida é importante, pois não adianta o seu negócio propor valores e serviços acessíveis se a concorrência oferece condições ainda melhores.

A importância das métricas

Para que você seja capaz de ajustar todas as suas estratégias de venda corretamente, é essencial se atentar às métricas e aos indicadores da oficina mecânica. Eles mostram se as ações tomadas estão no caminho certo, se é necessário investir mais ou se algo pode deixar de ser feito na empresa.

Entre os indicadores, podemos citar o índice de satisfação do cliente, os números de retrabalho e os registros de reclamações. Ao analisar esses parâmetros, os gestores conseguem saber quais pontos precisam ser corrigidos para aumentar as vendas.

Essas são as principais informações sobre como aumentar as vendas na sua oficina. É possível alcançar resultados significativos apenas colocando em prática algumas ações e procedimentos estratégicos no negócio.

Gostou do artigo? Então veja mais dicas neste guia completo para quem quer expandir as vendas na oficina mecânica.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert