Gestão de Oficina Para o Mecânico

Business model canvas para uma oficina: como fazer?

Business Model Canvas

Organização, planejamento e boa gestão são indispensáveis em qualquer empresa, inclusive em sua oficina mecânica. Quanto mais você souber sobre o funcionamento de um negócio, mais preparado estará para tomar certas decisões. Caso esteja um pouco perdido e tenha alguma dificuldade para lidar com a parte administrativa, montar um business model canvas (BMC) pode ajudar muito.

O BMC é um quadro em que você pode listar as informações mais importantes sobre a sua empresa de forma simples, organizada e ilustrada. Pense nele como um resumo do seu plano de negócios, que seria um documento mais longo e detalhado sobre como sua oficina funciona.

Seja você um empreendedor experiente ou alguém que abriu seu negócio agora, esse quadro facilita a tomada de decisões administrativas. Quer entender melhor a importância dessa ferramenta e como utilizá-la? Então, acompanhe este artigo!

Por que o business model canvas é importante para seu negócio?

A maior parte do trabalho dentro de uma oficina mecânica ocorre nos veículos, mas ainda há muita coisa que precisa ser feita no setor administrativa para que tudo funcione adequadamente. Ter um BMC descomplica muito esse aspecto, liberando mais tempo para dedicar a outras tarefas. Então, veja algumas das vantagens que você obtém com essa prática!

Entenda melhor o funcionamento da oficina

Ter um documento com o plano de negócios sempre é importante para qualquer empresa. Ele ajuda a coordenar a equipe, conversar melhor com parceiros e lembrar de quais são seus objetivos. O problema é que, para entendê-lo, todos precisam ler um texto longo e pouco prático, o que não é nada produtivo.

Já o business model canvas, por sua vez, é um modelo simplificado que apresenta o funcionamento administrativo da sua empresa em apenas um quadro. Sendo assim, é uma boa maneira de resumir seu plano de negócios para a tomada de decisões mais rápida. Como ele também conta com reforço visual, será ainda mais fácil orientar outras pessoas em como utilizá-lo.

Tenha um estudo aprofundado do seu negócio

Para elaborar o BMC, você precisa de uma série de informações sobre o negócio e o funcionamento dele. Desta forma, faça uma pesquisa com a sua equipe e tire dados valiosos disso. É muito importante que essas informações sejam reais e estejam atualizadas!

Assim, você conhece a própria empresa em detalhes, desde seus processos mais simples do dia a dia até sua relevância no mercado como um todo e tira os melhores insights. Aprender sobre estes temas ajudará a tirar dúvidas sobre a parte administrativa e contribuirá para a gestão do seu negócio.

Como montar o seu business model canvas?

Não há um modelo único para a criação de um BMC, já que ele deve ser adaptado ao contexto de cada empresa. Porém, há alguns parâmetros iniciais que você precisa conhecer antes de começar a elaborar o seu. Faça um quadro dividido em 8 blocos, que devem ser preenchidos com cartões, detalhando cada tópico com desenhos, fluxogramas e pequenas mensagens, a fim de facilitar a visualização da informação. Confira quais são essas divisões abaixo!

1. Principais parceiros

Os parceiros são as pessoas, grupos e empresas que tornam o seu trabalho possível. No caso de uma oficina mecânica, podemos destacar fornecedores de peças e materiais, colaboradores mais importantes, parceiros de divulgação etc.

2. Atividade da empresa

É aqui que você detalha qual é a atividade principal do seu negócio. Em vez de apenas dizer “consertar veículos”, vá um pouco além, falando sobre manutenção, revisão, pintura, calibragem, reboque, entre outras atividades que estejam dentro dos serviços oferecidos pelo sua oficina.

3. Principais recursos

Faça uma lista com os materiais que sua empresa precisa para manter suas atividades. Isso inclui ferramentas, óleo, graxa, peças de reposição e o dinheiro necessário para pagar por certos serviços vitais.

4. Proposta de valor

Apenas oferecer um serviço não é suficiente. Você precisa disponibilizar algo relevante e útil para o cliente, que gere valor real e tenha destaque em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, dentro do business model canvas, essa será a sua proposta de valor. No caso de uma oficina mecânica, pode ser atendimento rápido, trabalhar com carros especiais feitos sob medida ou contar com os melhores fornecedores de peças disponíveis no mercado, por exemplo.

5. Público-alvo

Toda empresa possui um grupo específico de pessoas que deseja alcançar. É nesse perfil que você deve pensar quando toma decisões que afetem a entrega do serviço para o cliente final. Dentro do canvas, devem ser incluídos dados como: faixa etária, gênero, localidade etc. Pode ser um grupo tão restrito quanto os moradores de uma vizinhança, ou algo mais amplo, como toda uma cidade.

6. Relacionamento com os clientes

Com um público em mente, o próximo passo é estruturar uma estratégia para atendê-los melhor e construir sua reputação. Como será o primeiro contato, a resolução de dúvidas, os métodos de autoatendimento, a assistência, entre outras coisas são itens que devem constar aqui. Você não precisa se limitar a algumas opções ou seguir todas de uma vez. Desta forma, basta definir aquelas que melhor atendem suas demandas e trabalhar em cima delas.

7. Fontes de rentabilidade

Aqui entram todas as opções que você tem para transformar seu material e conhecimento em dinheiro para a empresa. Obviamente, a prestação dos serviços pode ser listada como a primeira alternativa, desde a revisão regular do veículo e troca de pneus até a substituição de peças vitais para seu funcionamento.

8. Custos recorrentes

Por fim, falta definir quais são suas despesas, sendo tão detalhado quanto possível. Desta forma, inclua os custos diretos, como os salários da sua equipe, reposição de peças, aluguel do espaço e contas, assim como os custos indiretos, como despesas inesperadas, acionamento de seguro e necessidade de reinvestir no negócio.

Há muito o que um gestor de oficina mecânica pode aprender com o business model canvas, a fim de aprimorar o seu quadro e aumentar sua contribuição para o trabalho na empresa. Assim, se está começando seu negócio agora, esse exercício dará toda a orientação que você precisa.

Quer aprender um pouco mais para assegurar o sucesso da sua empresa? Então baixe nosso e-book sobre como montar uma oficina mecânica e fique ainda mais preparado!

Powered by Rock Convert