Para o Mecânico Tecnologia

Campo de Provas Randon: conheça onde são desenvolvidas as peças Fras-le

Campo de Provas Randon

Tente imaginar um complexo de pistas — 18 tipos diferentes, para ser mais exato — e um laboratório altamente tecnológico localizado em uma área de 87 hectares com toda a estrutura necessária para impulsionar o desenvolvimento das principais inovações em peças automotivas.

Considerado o maior centro tecnológico independente da América do Sul, esse lugar existe e fica a apenas 4km de distância da sede da Fras-le! Estamos falando do Campo de Provas Randon, onde são desenvolvidos os produtos da marca.

Confira este post especial que preparamos com o intuito de você conhecer um pouco mais sobre esse centro de testes localizado em Farroupilha, RS e saiba por que ele é tão importante na criação das nossas peças.

A criação do Campo de Provas Randon

Criado a partir da iniciativa do conglomerado Randon, que reúne diversas empresas de veículos e autopeças, o campo de provas começou a sair do papel em 2010. De lá para cá, o local passou a ser procurado por grandes companhias do ramo automotivo, como Ford, Mercedes-Benz, Renault, Nissan e Scania.

A ideia inicial, no entanto, era de que o campo de provas servisse apenas para a realização de testes em produtos desenvolvidos pelo grupo. Contudo, como o potencial dessa iniciativa era enorme, a formação de parcerias com outras empresas ao longo do tempo se tornou inevitável. Recentemente, a fabricante de ônibus Marcopolo firmou acordo para utilizar o complexo a fim de realizar os testes de seus veículos.

Fruto de grandes investimentos e muito esforço conjunto, o Campo de Provas Randon é hoje referência quando o assunto é teste e desenvolvimento de tecnologia automotiva.

Os tipos de teste realizados no local

Graças à grande variedade de pistas e instrumentos técnicos existentes no campo de provas, são muitos os experimentos que podem ser realizados por lá.

Os trechos de estrada de terra são ideais para testes de durabilidade acelerada, já que contam com uma extensão de 6,4km. Há ainda controle do nível de severidade sobre os veículos, o que ajuda a simular situações de contaminação por detritos, como pó, lama e pedras.

As pistas de alta velocidade e as rampas de diferentes graus de inclinação são as mais utilizadas pela Fras-le para os testes dos produtos. Isso porque elas oferecem as condições ideais para avaliar o sistema de frenagem e a dinâmica dos veículos. Nas rampas, também são realizados testes no trem de força dos veículos pesados.

Para testes de durabilidade estrutural, níveis de vibração, dirigibilidade e excitação das peças, o campo de provas conta com uma pista especial, com diferentes texturas em sua superfície. Há ainda pista de slalom, que permite testes de comportamento do veículo em curvas bruscas, e circuito circular, para avaliar sua inclinação lateral.

A intenção é reproduzir as condições mais comuns das estradas brasileiras, a fim de aperfeiçoar o desempenho das peças, aumentando sua segurança e durabilidade.

Pistas do Campo de Provas Randon

A tecnologia desenvolvida no campo de provas

Como já dissemos nesse artigo, os testes realizados no Campo de Provas Randon são cercados da mais alta tecnologia. Por isso, o local é capaz de atender plenamente às demandas das montadoras mesmo quando se trata de seus lançamentos para o mercado.

Por meio de uma avançada captação de dados, os profissionais do campo de provas são capazes de identificar informações precisas sobre pressão, aceleração, deformações, temperatura etc. A partir do tratamento desses dados, os engenheiros desenvolvem protótipos virtuais a fim de chegar ao ajuste ideal para cada peça.

Nesse aspecto, a regulagem da correlação estrutural é uma das especialidades dos engenheiros. Afinal, em um país onde apenas 13% das estradas são asfaltadas, esse é um cuidado praticamente indispensável para se desenvolver peças e equipamentos que se adequem à realidade do sistema viário.

Para dar suporte a todo esse trabalho, o local conta com um prédio de 2000m² com toda a instrumentação necessária para o preparo dos veículos e análise dos dados. O laboratório para testes estruturais dispõe de uma base sísmica de 94m² e 7 atuadores servo-hidráulicos, capazes de suportar até 16 toneladas.

Toda essa tecnologia faz com que as peças testadas no Campo de Provas Randon sejam reconhecidas por sua alta qualidade, o que aumenta a confiança de quem utiliza esses produtos no dia a dia.

Os profissionais de diferentes áreas envolvidos

Tão importante quanto a estrutura física e a disponibilidade de equipamentos específicos são os trabalhadores que atuam para que tudo isso funcione. É por isso que profissionais altamente qualificados são procurados pelo Grupo Randon para compor as equipes que ali atuam.

Para que o suporte seja personalizado, cada parceiro conta com uma equipe de engenharia dedicada. Dessa forma, os profissionais poderão conhecer a fundo todos os detalhes do projeto, o que torna as operações mais eficientes e os objetivos dos clientes mais fáceis de serem atingidos.

Experientes pilotos também fazem parte da equipe de testes. A expertise desses profissionais é fundamental para que mesmo os testes mais complexos sejam realizados com precisão, abrangendo todas as possibilidades e condições das situações reais.

Para garantir a segurança de todos, existem ainda brigadistas internos e um sistema de rastreamento dos veículos durante os testes. Os brigadistas são treinados e capacitados para qualquer tipo de socorro, fazendo da segurança um cuidado indispensável na realização dos testes.

A importância dos testes no desenvolvimento de peças automotivas

Quem trabalha no ramo da mecânica automotiva sabe como a qualidade das peças faz a diferença na hora de executar um serviço na oficina. Além da garantia de que o produto atenderá às características necessárias para um funcionamento seguro, fica muito mais fácil conquistar a confiança dos clientes quando empregamos peças de marcas reconhecidas pelo mercado.

E agora que você conhece mais sobre o Campo de Provas Randon, local onde a Fras-le realiza os rígidos testes em seus produtos, temos certeza de que você não terá mais dúvidas na hora escolher os componentes de fricção que serão usados nos serviços de sua oficina.

Ficou curioso para conhecer a nossa linha de produtos que contam com a garantia de serem submetidos aos testes do Campo de Provas Randon? Então aproveite para visitar o nosso e-commerce e encontre tudo o que precisa para realizar os seus reparos com a qualidade, segurança, garantia e preço que você sempre procurou!