Fremax Para o Motorista

Carro parado na garagem: cuidados que você deve ter durante a quarentena

carro parado na garagem

A pandemia provocada pela Covid 19 levou as autoridades médicas e governamentais a decretar o isolamento social, de modo que a maioria da população ficasse o máximo possível em casa. Essa medida foi a solução encontrada para evitar a proliferação acelerada do vírus. No entanto, a decisão gerou diversos efeitos, e um deles foi a redução significativa do número de veículos circulando pelas estradas e rodovias do país. Sendo assim, para os motoristas que estão em quarentena, vai um alerta: o carro parado na garagem por muito tempo pode dar problemas.

Um dos maiores erros que os proprietários de veículos comentem é acreditar que o carro só precisa de revisão quando está sendo utilizado com frequência. Por isso, ao se deparar com uma situação como a que estamos vivendo, deixam o automóvel na garagem confiantes de que o fato de estar parado não pode trazer complicações.

Acontece que o veículo parado por um tempo contínuo pode sim gerar problemas e dores de cabeça. Então, como cuidar corretamente do carro estando em quarentena? Continue a leitura e entenda o que dever ser feito!

A importância de cuidar do carro na garagem

Antes de falarmos sobre os cuidados que você deve ter com o carro, estando ele parado em sua garagem, vamos pontuar os motivos que fazem desse processo algo essencial. O primeiro deles diz respeito à prevenção de problemas mecânicos.

Como toda máquina, o carro apresenta bom desempenho quando é utilizado com frequência. Isso significa que em momentos que precisa ficar parado por um longo tempo pode surgir uma série de problemas que afetam seu funcionamento e causam prejuízos, como a perda de peças.

As complicações podem ser diversas. Logo, a única forma de evitar o surgimento delas é mantendo os cuidados tanto com a limpeza quanto com a parte mecânica do veículo. Fazendo isso, você garante que o seu carro se mantenha em boas condições. Sem contar que, quando a rotina voltar ao normal, os custos com a revisão serão menores. 

Os cuidados com o carro parado na quarentena

Agora que você já sabe que carro parado por muito tempo pode apresentar problemas no seu funcionamento, vamos listar os cuidados que você deve ter com seu veículo durante o período de quarentena. Confira!

Mantenha o tanque com combustível

Mesmo o veículo estando parado, é importante que você não deixe o tanque de combustível totalmente vazio. Isso porque, além de favorecer a degradação acelerada do líquido, facilita o acúmulo de sujeira, que pode entupir os injetores e os filtros. 

Entretanto, também não é ideal manter o tanque cheio. Isso porque a gasolina também pode vencer e, com o tempo, passa a perder suas propriedades, o que pode oferecer riscos à condução. Desta forma, o correto é manter no tanque a quantidade necessária de combustível para deslocamentos que serão realizados em um curto período de tempo.

Atente-se aos níveis de óleo

Observar o nível do óleo é essencial para garantir a maior durabilidade do seu motor. Isso porque a falta de manutenção desse componente pode causar uma série de problemas no funcionamento do seu carro. Como o veículo não está em movimento, a troca do lubrificante deve ser feita com base no tempo estipulado pelo fabricante, ok? Mesmo que a quilometragem indicada não tenha sito atingida.

Ligue o carro periodicamente

Considerando que o carro é uma máquina que foi feita para movimentar, mantê-lo parado por muito tempo favorece o surgimento de falhas mecânicas. Por isso, a recomendação é que você não apenas ligue o veículo, mas também que dê uma volta com ele.

Essa dica visa manter o funcionamento de todos os componentes do carro. Além disso, garante que o óleo percorra por todas as partes móveis e que o combustível se misture no tanque. Portanto, é ideal que você dê uma volta com o seu veículo ao menos uma vez por semana. Lembrando, é claro, de seguir todas as orientações de prevenção contra a Covid-19.

Calibre os pneus

Outra dica muito importante diz respeito à calibragem dos pneus. Durante o período que o carro ficar parado, é ideal que você deixe os pneus sempre cheios. Além disso, evite deixar o carro em uma mesma posição por muito tempo, pois a borracha se deforma, causando o efeito de “pneu quadrado”. Vale lembra de verificar a condição dos amortecedores, ok?

Ligue o sistema de ar

O filtro do sistema de ar costuma reter muita umidade. Essa característica facilita a proliferação de bactérias que causam o mal cheiro quando o ar é ligado. Para evitar que isso aconteça, a recomendação é que você ligue o sistema de ar ao menos uma vez por semana e deixe o ar circular pelo ambiente. Isso pode ser feito durante a volta ao quarteirão, já recomendada neste artigo.

Bateria

Os cuidados com a bateria variam conforme o tempo em que o carro ficará parado na garagem. Como alguns itens consomem bateria mesmo com o carro desligado – como relógio e alarme – é preciso estar atendo a este componente para evitar surpresas desagradáveis quando voltar a dirigir. a notícia boa é que é fácil manter o bom estado de funcionamento da bateria. Ligar o carro semanalmente beneficia também este item do carro.

Faça a limpeza interna e externa

Manter o carro sempre limpo é, sem dúvidas, uma forma eficaz de preservar a parte interna e externa do automóvel. Por isso, é ideal que você mantenha o cronograma de limpeza mesmo que o veículo não esteja sendo usado no momento. Lembrando que a higienização correta evita problemas com contaminação pela Covid-19.

Todas essas dicas devem ser colocadas em prática durante o período de quarentena. Ao seguir todas elas à risca, você evita uma série de problemas e garante que o seu carro mantenha o bom funcionamento sempre. No entanto, assim que a rotina voltar ao normal, não deixe de levar seu veículo para fazer uma manutenção preventiva e garantir que tudo esteja operando em perfeita ordem.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de temas relacionados!