Para o Motorista

Como comprar carro? 5 dicas para acertar na escolha!

como comprar carro

Pensando em adquirir o primeiro veículo ou trocar seu modelo atual por outra opção? Caso a resposta seja afirmativa, saiba que, nesse momento, é imprescindível seguir algumas dicas sobre como comprar carro. Afinal, trata-se de uma aquisição importante e, por isso, é preciso se organizar.

O planejamento antecipado e o conhecimento de algumas dicas fazem toda a diferença na hora de escolher o melhor automóvel para você. Então, que tal conferir um passo a passo incrível? Aproveite nossas orientações!

1. Conheça as principais formas de pagamento

Uma das primeiras preocupações do motorista na hora de comprar um carro é decidir como pagar por ele. Existem diversas alternativas e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Com isso, não podemos dizer qual seria a maneira ideal de pagamento, pois a escolha depende das suas possibilidades.

A compra à vista, por exemplo, tem o benefício de adquirir o carro com desconto e já colocar no seu nome desde o começo. Entretanto, pode demorar muito tempo para conseguir juntar todo o valor do veículo. Além disso, pode ser necessário encarar a desvantagem de ficar descapitalizado depois da aquisição.

Quem não tem o dinheiro completo (ou não quer ficar com a poupança zerada) pode escolher outra forma de compra. Alguns exemplos são o financiamento, o leasing ou o consórcio.

O primeiro funciona como um empréstimo no banco: ele lhe dá o valor do carro e você, além da entrada, paga parcelas acrescidas de juros.

Já o leasing é uma espécie de aluguel do carro. Você fecha contrato com o banco por um período determinando, pagando mensalidades pelo uso do veículo. Uma das vantagens desse método é que ele é mais barato que o financiamento e não cobra valor de entrada.

Por fim, o consórcio tem a vantagem de não cobrar juros, mas o ponto negativo é que você não recebe o carro logo no início. O veículo só será seu depois que terminar os pagamentos. Entretanto, existe a possibilidade de acelerar a contemplação por meio de sorteios ou do lance (que é a antecipação de parcelas).

2. Faça um planejamento financeiro

Depois de conhecer as formas de pagamento, você precisa organizar suas finanças para saber como comprar carro. Independentemente da modalidade de compra escolhida, é importante colocar todas as contas no papel e montar um orçamento.

Nesse ponto, lembre-se de que você não deve considerar apenas o valor de venda do carro. Existem, também, todos os gastos que serão adicionados nas suas contas relacionados a ele. Há custos mensais, como combustível, anuais, como os impostos, e periódicos, como as manutenções preventivas.

Ao somar tudo isso, você consegue fazer um planejamento financeiro condizente à realidade sobre a compra do seu carro. Assim, poderá decidir se adquire um modelo novo ou usado, por exemplo. Da mesma forma, será possível escolher entre um veículo mais robusto ou uma versão popular, cujos custos são menores. Todas essas escolhas dependem da sua saúde financeira.

3. Avalie suas necessidades e interesses

Além do dinheiro, outros aspectos da sua rotina estão envolvidos na hora de decidir como comprar carro. Há uma diversidade de modelos de automóveis sendo vendidos no Brasil. Por isso, é importante que o consumidor entenda o que precisa e o que quer no seu veículo.

Um dos principais pontos é a potência. Para um uso cotidiano nas cidades, modelos com motor 1.0 podem ser a melhor opção. Já se você faz viagens constantes ou anda em caminhos que exijam mais do sistema, é melhor adquirir um carro mais robusto.

Outro aspecto relevante ao pensar nas suas necessidades é o espaço interno e o tamanho do porta-malas. Uma pessoa solteira ou um casal sem filhos pode optar por um carro menor. Entretanto, se a família é maior ou se você costuma fazer muitas viagens, vai precisar de mais espaço.

4. Pesquise bastante

Agora que você já tem muitas informações sobre a aquisição de um novo carro, chegou a hora de reunir tudo o que foi decidido até aqui e começar as pesquisas. Nunca é indicado comprar o primeiro veículo encontrado. Ao contrário, faça buscas na internet e escolha alguns modelos preferidos. Assim, você terá como comparar e decidir a melhor opção.

Nessas pesquisas, não se esqueça de pedir opinião de amigos e familiares sobre os carros que eles têm ou já tiveram. Falar com outros proprietários é uma ótima maneira de conhecer as especificidades do veículo.

Se você tem contato com pessoas que vendem carros, elas também são uma boa fonte de informação sobre as melhores opções. Além disso, conversar com mecânicos ou donos de oficina é sempre bem-vindo. Eles saberão dizer quais veículos demandam menos manutenção, quais são mais seguros e têm as peças mais baratas, por exemplo.

5. Preste atenção à parte mecânica do carro

Nunca compre um automóvel sem fazer um teste drive. Você não saberá como ele está funcionando se não dirigir. Por isso, tenha muita atenção nesse momento e procure colocar o veículo em terrenos diferentes para sentir como o sistema reage às ruas.

Pense no seu conforto e dirija o quanto for necessário para analisar as principais características do modelo. Avaliar esse ponto com muito cuidado é essencial para evitar problemas. Afinal, ninguém compra um carro pensando em voltar com ele na loja para resolver alguma pane em poucos dias.

E aqui vai uma dica importante: muitas vezes, apenas um mecânico consegue perceber defeitos ou pontos negativos em um veículo que está à venda. Por isso, tenha um profissional de confiança para ajudar nesse momento. Ele pode avaliar o carro e acompanhar você no teste drive para dar o aval de que é uma boa aquisição.

Existem muitas coisas envolvidas no processo de decidir como comprar carro. Mas, seguindo os pontos que nós destacamos, você consegue fazer isso de maneira mais segura. Lembre-se, ainda, de negociar melhores condições de pagamento com o vendedor sempre que possível. Assim, fica mais fácil fechar o melhor negócio!

E então, este post ajudou você a planejar melhor sua próxima compra? Que tal saber ainda mais sobre o assunto? Para isso, confira o nosso manual completo de tudo que você precisa saber para trocar de carro