Para o Mecânico

6 passos para gerar diferencial competitivo na oficina mecânica

Conversa na oficina mecânica

Aquela imagem de oficina como um lugar sujo e desorganizado está sendo desconstruída. Hoje em dia é cada vez mais comum que os donos apostem em tecnologia e capacitação técnica para garantir que suas empresas estejam à frente dos concorrentes em diferentes aspectos.

Para aumentar a competitividade, também investem em uma ambientação adequada. Ou seja, nada de graxa por toda a oficina. As paredes e o chão devem estar sempre limpos, e os funcionários, de preferência, vestindo um uniforme padronizado.

No entanto, antes de iniciar as melhorias no seu estabelecimento, é fundamental conhecer o perfil do público-alvo que você deseja alcançar, para, em seguida, definir quais são as estratégias adequadas para o seu objetivo.

Pensando nisso, no post de hoje separamos 6 passos para ajudá-lo a gerar diferencial competitivo na sua oficina mecânica. Ficou curioso? Então continue a leitura!

Qual é a importância de se diferenciar?

Antigamente, os clientes buscavam os serviços de uma oficina mecânica quando o automóvel já apresentava um problema específico. Hoje, com a popularização das concessionárias — que oferecem a revisão de todo o veículo —, as pessoas perderam o hábito de ir até uma oficina para verificar seu carro ou moto.

Sendo assim, para atrair os clientes é necessário oferecer uma ampla variedade de serviços e um ambiente agradável. Além disso, é importante estar sempre acompanhando o mercado para identificar as principais tendências e, ao mesmo tempo, avaliar os resultados das estratégias dos concorrentes.

Com processos automatizados também é muito mais fácil oferecer um serviço diferenciado e de qualidade, proporcionando conforto e segurança para os clientes.

Muitas oficinas já começaram a utilizar a tecnologia para aprimorar seus procedimentos e fidelizar os consumidores. Em alguns estabelecimentos é possível, por exemplo, acompanhar o andamento dos serviços pela internet.

Veja, a seguir, algumas dicas que você pode aplicar em sua oficina para alcançar o diferencial competitivo.

1. Conheça o perfil da sua clientela

O perfil de cada cliente é um aspecto fundamental a ser considerado ao se planejar um diferencial competitivo para o negócio. Para alguns, o atendimento ágil é a característica mais importante, enquanto para outros, uma abordagem pessoal é o que mais conta.

Nesse sentido, saber lidar com diferentes tipos de pessoas e personalizar o atendimento para cada uma é essencial para o sucesso de uma oficina mecânica. Isso pode ser facilitado por meio de um software de gestão. A partir dele é possível elaborar promoções individualizadas ou segmentadas por perfil.

Isso pode ser feito a partir de um cadastro que reúna todos os dados e históricos de relacionamento com os fregueses, o que garante uma gestão otimizada — administração do volume de clientes, acompanhamento dos serviços prestados, meios de pagamento, entre vários outros detalhes.

2. Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado

A falta de organização e de higiene em uma oficina mecânica é praticamente um repelente de clientes. Claro que um pouco de graxa é natural, mas manter um mínimo de organização é indispensável para passar uma boa impressão.

O cliente deverá se sentir confortável e seguro quando levar seu veículo para qualquer reparo ou manutenção, percebendo que sua oficina é profissional e comprometida.

Para tanto, você deve ter um cuidado maior em relação à iluminação e limpeza. Quanto mais limpa e arejada a oficina, mais credibilidade você passará para as pessoas.

Além disso, mostrar um zelo e atenção com o carro do cliente é uma das estratégias mais eficazes. Você pode colocar capas protetoras nos bancos, volante e câmbio durante o serviço, apresentar fotografias de antes e depois do atendimento, entre outras medidas.

3. Aposte em programas de fidelização

O bom atendimento em oficinas mecânicas é essencial para reter os clientes. Lembre-se: nenhuma venda acaba quando o serviço é finalizado. Esse é só o começo de uma relação duradoura e benéfica com os seus fregueses.

Além disso, programas de fidelização são um estímulo para que aquela mesma pessoa continue retornado à sua oficina mecânica sempre que precisar.

Quando um cliente já sabe da qualidade do seu trabalho e recebe um bônus toda vez que retorna, fechar negócio é bem mais fácil. Ademais, as chances de recomendação aumentam.

4. Disponibilize um site completo

Hoje em dia, para alcançar a visibilidade é imprescindível estar presente no ambiente digital. Muitos clientes em potencial não conhecem oficinas mecânicas, e é na internet que eles procuram por esse tipo de serviço.

Para captar essas pessoas, é essencial manter um site atrativo e completo, informando: todos os meios de contato, instruções sobre a localização da sua oficina, formas de pagamento disponíveis e serviços oferecidos.

Mas para gerar diferencial competitivo, é recomendado disponibilizar dicas sobre a manutenção de veículos e oferecer atendimento online para esclarecer as dúvidas dos clientes. Outro passo muito importante é a criação de um espaço para os consumidores, no qual seja possível verificar o orçamento e o andamento dos serviços.

5. Esteja presente nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é uma maneira altamente eficaz para se destacar em meio aos concorrentes e vender mais na sua oficina mecânica.

As redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, podem ser grandes aliadas na hora de divulgar seu negócio e aprimorar o relacionamento com os clientes. Disponibilize materiais informativos e avise sobre ações promocionais, buscando sempre o feedback das pessoas.

6. Ofereça serviços diferenciados

Diversificar os serviços que você oferece em sua oficina mecânica é uma estratégia que agrega muito valor e aumenta a rentabilidade da empresa como um todo.

Ao ampliar a quantidade de atendimentos prestados, seu catálogo de clientes tende a crescer. Isso pode ser realizado por meio do acréscimo de novos serviços, como troca de óleo, funilaria, restauração de carros antigos, lanternagem e venda de peças.

Você também pode buscar especializações em áreas como pintura, elétrica, polimento cristalizado, lavagem, entre outras. Essa diversificação tornará sua oficina mais atrativa para o público, uma vez que o cliente poderá resolver uma gama muito maior de assuntos relacionados ao seu veículo em um único lugar.

Gostou de saber sobre diferencial competitivo na oficina mecânica? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e discuta o tema com seus amigos e colegas de trabalho!

Ebook como trocar uma pastilha de freioPowered by Rock Convert