Para o Mecânico

Como avaliar os fornecedores de autopeças certos para a sua oficina?

fornecedores de autopeças

Para alcançar bons resultados e garantir sucesso dentro do mercado automotivo, as oficinas mecânicas devem estar atentas a diversos fatores. Precisam investir constantemente em sua estrutura produtiva, bem como na organização e gerenciamento dos processos, como, por exemplo a manutenção do estoque. Para isso, é imprescindível, entre outras coisas, escolher os fornecedores de autopeças certos.

Isso contribui para que possam obter o máximo de rendimento nas atividades de manutenção de veículos, aumentando a qualidade do atendimento ao cliente. Outro ponto necessário é estruturar o negócio de forma a atender todas as demandas dos consumidores, como ao oferecer garantia de serviço.

Dessa forma, saber escolher bons fornecedores de autopeças é fundamental para que esses objetivos sejam atingidos. Essa interação definirá se a sua oficina terá produtos de qualidade e cumprirá os prazos de entrega acordados com os seus clientes.

Uma relação duradoura com o fornecedor certo pode ser bastante benéfico para o crescimento das suas atividades. Para que você aprenda a lidar com esse tema, preparamos este artigo com as principais dicas de como avaliar os fornecedores de autopeças certos para a sua oficina. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Priorize a qualidade

A primeira dica que ressaltamos diz respeito à qualidade dos produtos. É muito importante averiguar se, na proposta de cada fornecedor, há vantagens agregadas tanto na aquisição de uma mercadoria quanto em toda a relação comercial.

Podemos citar alguns serviços que podem diferenciar uma e outra proposta, tais como:

  • disponibilidade de assistência técnica sempre que existir irregularidade ou dúvidas com relação aos artigos comprados;
  • validação de garantia de qualidade nos casos de defeitos precoces;
  • menor burocracia dentro dos processos de troca e substituição de mercadorias;
  • viabilização de preços promocionais em aquisição de maiores quantidades de produtos;
  • suporte técnico para fornecer instruções sobre as características de produtos específicos.

Essas atribuições devem vir acompanhadas de mercadorias de boa qualidade, já que é esse o principal fator que contribui para que a sua oficina trabalhe com maior eficiência. Além do mais, permite que sua empresa estabeleça, no mercado, um padrão de qualidade rigoroso quanto aos serviços fornecidos aos seus clientes, assegurando sua satisfação.

Dessa maneira, uma dica válida é dialogar com cada fornecedor de modo a avaliar quais são as principais marcas com que cada um trabalha. Com esse estudo, seu processo de análise de opções será mais seguro e preciso. Afinal, você estará por dentro de quais peças serão oferecidas, além de entender a procedência e confiabilidade dos produtos.

Confira a reputação dos fornecedores de autopeças

Outro fator importante tem a ver com a reputação do fornecedor. Como já mencionado, boa procedência e confiabilidade são quesitos fundamentais no processo de compra e venda de produtos. Desse modo, no momento de definir qual será o seu parceiro comercial, é preciso averiguar a reputação do fornecedor no mercado.

Isso é bastante necessário, pois permite minimizar os riscos de realizar maus negócios e acabar perdendo investimentos por conta de atrasos em entregas e defeitos de mercadorias, por exemplo. Quando for avaliar as opções, então, consulte outras empresas do mesmo segmento e procure saber sobre a experiência que elas tiveram com o fornecedor.

Vale lembrar que, com a modernização dos mecanismos de marketing e divulgação de serviços, especialmente no meio digital, é possível conferir diversas opções de parceiros comerciais e quais as recomendações de consumidores mais experientes. Assim, você consegue encontrar o fornecedor certo com uma maior agilidade e sem grandes problemas.

Não determine sua escolha somente pelo preço

Em tempos de crise econômica, os gestores estão, a todo momento, buscando novas maneiras de realizar seus processos, de modo a obter o máximo de rendimento e economia. Muitas escolhas e investimentos podem ser realizados de forma a tomar o custo como base. No entanto, esse fator pode não ser tão central para a escolha que o seu negócio vai fazer quanto parece.

Dessa forma, na escolha do fornecedor, muito provavelmente, um dos principais fatores avaliados pelos donos de oficina é a condição de preços instituída pela empresa, optando por aquela que ofereça os produtos a um valor baixo.

Em contrapartida, nem sempre essa estratégia pode se tornar lucrativa para o seu negócio. Antes de tomar decisões com base em preços, é primordial estudar outros parâmetros, como qualidade dos produtos oferecidos, agilidade de entrega e reputação do fornecedor no mercado. Isso é importante, pois evita que você caia no famoso “barato que sai caro”.

Verifique a capacidade do fornecedor de suprir suas demandas

Uma situação bastante presente em oficinas e que prejudica a relação com o cliente é o atraso na entrega. Embora possa parecer algo comum nos serviços de uma oficina mecânica, os gestores devem propor soluções que impeçam esse problema. Uma das principais causas é a falta de um estoque de segurança, o que provoca a paralisação de reparos por falta de peças para a manutenção.

Por isso, propor um planejamento de estoque na oficina é bastante válido e pode trazer mais agilidade e eficiência para os serviços internos. Aqui, destacamos que, dentro dos critérios de escolha dos fornecedores, é necessário avaliar a capacidade que eles têm de suprir suas demandas.

Assim, antes de escolher o parceiro comercial, certifique-se de que ele terá condições de suprir o número de mercadorias para o seu estoque, bem como a variedade de produtos que as atividades da sua oficina demandam.

Além disso, é fundamental que o fornecedor tenha a capacidade de entregar as peças com agilidade. Uma forma de conhecer a eficiência do futuro parceiro é realizar uma visita pessoal à empresa, vendo de perto sua estrutura de distribuição. Caso isso não seja possível, recomendamos buscar orientações de gestores que já trabalharam ou trabalham com a empresa escolhida.

Pronto para escolher e avaliar seus fornecedores de autopeças?

Essas foram as principais dicas sobre como avaliar os fornecedores de autopeças certos para a sua oficina. A definição do parceiro é de vital importância para o sucesso do seu negócio.

Por isso, procure por empresas que são referência no mercado, como é o caso da Fras-le, que trabalha com produtos de excelente qualidade e prioriza a satisfação do cliente acima de tudo.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os nossos serviços? Então, visite nosso e-commerce e se surpreenda!