Autopeças Para o Mecânico

Veja a descrição completa de uma pastilha de freio de cerâmica

Pastilha de freio

A pastilha de freio é um elemento de grande importância na desaceleração do carro. É um componente que, em contato com o disco de freio, faz com que o veículo reduza o giro das rodas e a sua velocidade.

Entre as principais opções encontradas no mercado estão as pastilhas metálicas, orgânicas e cerâmicas, conhecidas também como de alta performance.

Para que você conheça as especificidades da pastilha de freio de cerâmica, preparamos um conteúdo completo — contando com a contribuição dos nossos engenheiros especializados, Luciano Matozo e Ademir Menetrier. Confira!

Entenda qual a função da pastilha de freio

sistema de freio a disco do veículo automotor tem na sua composição a pastilha de freio, que auxilia na diminuição do giro por meio de um torque. Ele é gerado quando há o contato dessa pastilha com o disco de freio.

A força de atrito entre a pastilha, que fica localizada atrás das rodas do veículo, e o disco faz com que aconteça a desaceleração das rodas. Dessa forma, elas têm sua velocidade reduzida até a sua possível pausa completa.

No entanto, a desaceleração não é a única função da pastilha de freio. Além de diminuir a velocidade do carro, o componente é responsável por algumas características de desempenho. São elas:

  • ausência de ruídos;
  • frenagem livre de vibrações.

Mas, afinal, o que diferencia uma pastilha de freio de cerâmica das demais? Explicaremos a seguir!

Pastilha de freio metálica x pastilha de freio cerâmica

pastilha de freio metálica é a mais utilizada nos veículos. A cerâmica, por sua vez, é considerada a melhor do mercado. Entenda como elas se diferenciam!

Composição

As pastilhas cerâmicas são confeccionadas a partir de uma variedade de matérias-primas cerâmicas. Sendo assim, elas têm substituição de fibras metálicas ferrosas por outras com base de ligas de cobre.

Já as metálicas são feitas a partir de uma composição de aço, cobre, ferro e grafite. Como resultado, as pastilhas de freio de cerâmica são mais leves e resistentes.1

Conforto

O componente cerâmico faz com que as pastilhas sejam mais silenciosas e que tenham um desgaste mais lento. Com isso, há ausência de ruídos e vibrações.

Em condições normais de utilização, o coeficiente de atrito da pastilha de freio de cerâmica é mais estável. Isso proporciona ao condutor uma desaceleração mais progressiva do veículo e um conforto, no que diz respeito à sensação ao pisar no pedal de freio, que é melhor do que em pastilhas metálicas.

O que isso significa? Que com pastilhas de freio de cerâmica o carro percorre uma distância menor até que as rodas parem por completo.

Desempenho

No quesito desempenho, a pastilha de freio de cerâmica também sai na frente. O desgaste do disco é reduzido e isso gera benefícios para o consumidor — uma vez que a troca desse disco acontece menos vezes.

A título de comparação, a troca de disco de freio se dá geralmente a cada duas ou três substituições de pastilha de freio metálica. No caso da pastilha de cerâmica, essa troca chega a ser reduzida pela metade.

Apesar de ter preço mais elevado do que encontrado nas pastilhas metálicas, as pastilhas de cerâmica têm uma série de diferenciais. Veja a seguir!

Confira os diferenciais da pastilha de freio de cerâmica

A pastilha cerâmica tem uma elevada proteção ao disco de freio, o que ocasiona um menor desgaste desse componente. As ligas de cobre da pastilha cerâmica favorecem a formação de um filme sobre o disco de freio, que o protege e gera baixo desgaste de disco, prevenindo ruídos de freio.

Isso acontece por meio do filme de fricção que fica à deriva da superfície do disco e que faz com que o coeficiente de atrito existente entre a pastilha e o disco seja mais estável.

Além disso, em função do reduzido desgaste de disco, as pastilhas de freio de cerâmica produzem menos partículas e resíduos que podem vir a ficar aderidos à roda e sujar a mesma.

Outro diferencial é que a pastilha de freio de cerâmica tende a proporcionar uma reduzida propensão a ruídos e vibrações no freio. Este benefício pode ser facilmente percebido pelo cliente.

Por fim, não pode ser deixada de fora a questão da pastilha de freio de cerâmica ter um aspecto melhor, se comparada com outros tipos. Por ser protegida, ela acaba não tendo sulcos e, muito além do visual, o desgaste acontece de forma mais regular — o que diminui as chances de vibrações.

Em resumo, confira 5 principais diferenciais das pastilhas de freio de cerâmica:

  1. protege mais e melhor o disco de freio;
  2. produz menos partículas, que ficam aderidas à roda;
  3. gera menos ruídos e vibrações;
  4. por ser coberta, tem aspecto mais agradável;
  5. desgaste mais regular.

O que saber antes de escolher a pastilha de freio

Apostar em marcas de confiança e qualidade faz com que a escolha pela pastilha de freio seja mais certeira.

Agora, você já sabe em que a pastilha de freio metálica se diferencia da cerâmica. Mas antes de escolher, atente-se aos seguintes pontos:

  • dê preferência às pastilhas de cerâmica feitas em matérias-primas de alta qualidade;
  • procure fornecedores com rígidos controles do processo produtivo.

As pastilhas fabricadas pela Fras-Le são idealizadas tendo como foco os mercados norte-americanos e asiáticos, altamente exigentes, e para linha de montagem. Por isso, trata-se de um produto totalmente diferenciado, que apresenta elevada redução de ruídos, previne desgastes dos discos, possui coeficiente de atrito estável e é feito em material autêntico, realmente cerâmico!

Aliás, uma última dica: certifique-se de que o componente seja, de fato, fabricado em material autêntico e não como em alguns modelos de pastilhas de freios encontradas no mercado. Existem opções que utilizam a nomenclatura cerâmica, mas não são de alto padrão ou mesmo não têm composição adequada para serem designadas como tal.

Investir em uma peça de reposição de qualidade, como a pastilha de freio de cerâmica, de uma marca conhecida no mercado, evita prejuízos e reclamações.

Agora que você já sabe sobre a importância de optar por componentes confiáveis, navegue pela nossa vitrine dedicada à pastilha de freio de cerâmica!