Para o Mecânico

Planilha de controle de estoque para mecânicos: saiba como criar

Normalmente, ao abrirmos um negócio, pensamos em vários aspectos, como o ponto de atendimento aos clientes, a contratação dos profissionais, a disponibilização de produtos e serviços de acordo com as exigências do mercado, e a gama de opções de atendimento aos clientes que procurarão a sua loja.

No caso das oficinas mecânicas, essa dinâmica de avaliação e priorização de diferentes aspectos comerciais não é diferente de outros tipos de negócio. Mas onde está o erro nisso tudo? A capacitação em se organizar, de forma a obter o máximo de controle sobre tudo que ocorre no dia a dia da oficina.

Essa profissionalização administrativa é algo que falta em muitos proprietários de mecânicas, o que os impede de obter resultados melhores em se tratando de lucro e aquisição de novos clientes.

A profissionalização da administração é possível por meio da utilização dos instrumentos de trabalho corretos, e um deles é a planilha de controle de estoque para mecânicos, como forma de ser mais estratégico ao adquirir peças e ferramentas que realmente serão úteis e proporcionarão economia na rotina de trabalho.

No post de hoje, você vai conferir quais são as vantagens e vai aprender a construir uma boa planilha de controle de estoque para mecânicos. Acompanhe na íntegra e tire as suas dúvidas sobre o assunto:

 

Construa uma planilha de controle de estoque para mecânicos que seja realmente útil

Na internet, é muito comum encontrar templates de ferramentas administrativas, como uma planilha de controle de estoque para mecânicos, desde as mais elaboradas até as mais simples.

O importante nesse sentido é pensar que o que você precisa é de um instrumento de trabalho que se adeque à sua realidade, e não o contrário. Isso quer dizer que a pessoa que operacionalizará a planilha é quem deverá escolher aquela que se encaixe melhor nas necessidades da sua oficina.

Uma planilha de controle de estoque deve ser, sobretudo, simples, autoexplicativa e objetiva. Perder tempo com operações e cálculos na hora de fazer os lançamentos pode ser algo extremamente desmotivador e até mesmo fazer com que o sistema fique desatualizado. Não deixe de fazer testes operacionais antes de adquirir a que seja mais útil para o seu dia a dia.

 

Utilize um programa de planilhas para construí-la

Para construir uma planilha de estoque para mecânicos, o ideal é que você escolha uma ferramenta como o Excel ou o Calc, para que tudo esteja bem dividido e autoexplicativo para quem for utilizá-la.

Usar um programa que seja de difícil operacionalização poderá tornar desmotivadora a tarefa de realizar o controle de estoques da sua oficina mecânica da maneira adequada.

 

Coluna de entradas

Na ferramenta de planilhas, comece criando uma coluna de entradas, para que ela seja alimentada a cada item novo que passe a integrar o ativo circulante de sua oficina mecânica, ou seja, os itens que são adquiridos para serem comercializados.

 

Coluna de saídas

Para que o fluxo do estoque seja devidamente controlado e as decisões ideais a respeito da estratégia logística da oficina sejam as que ofereçam melhor resultado para a “saúde financeira” do estabelecimento, o ideal é criar também uma tabela de saídas.

Ela deve ser atualizada assim que cada peça for vendida ou desvinculada do patrimônio do negócio.

 

Datas

Para que o controle e a rastreabilidade sejam realizados da maneira ideal, não se esqueça de acrescentar aos campos de sua planilha de controle de estoque espaços para que sejam incluídas informações contendo o dia, o mês e o ano em que as peças ou ferramentas foram inseridas ou retiradas do inventário da oficina mecânica.

 

Prazo de validade

Outra coluna importante a ser colocada na ferramenta a ser utilizada como planilha de controle de estoque é a que contém o prazo de validade daquilo que está sendo integrado ao patrimônio da oficina mecânica.

Esse fator é determinante na hora da retirada da peça a ser entregue para o cliente, tendo em vista que as que possuem uma data de validade mais próxima deverão ser entregues primeiro, como forma de evitar qualquer tipo de prejuízo em função de perdas.

 

Quantidade de unidades

Talvez essa seja a coluna mais importante de uma planilha que integra um controle de estoques de uma oficina mecânica. As informações que integram essa parte da planilha de estoques é que determinará a periodicidade de promoções e volumes a serem negociados com os fornecedores.

 

Custo de cada unidade

Outra das colunas na ferramenta que será de mais importância dentro do contexto do controle de estoque de uma oficina mecânica é o custo de cada peça, acessório ou insumo que está catalogado na loja. Esse fator é determinante para a análise de precificação de serviços, valores a serem cobrados e margem de lucro desejada no negócio.

 

Informações de contato do fornecedor

Algo que também tem muita importância em sua planilha de controle de estoque em sua oficina mecânica é o contato dos fornecedores das peças que entram e saem de seu estabelecimento. Esse tipo de informação facilita bastante as negociações que terão impacto direto na lucratividade do negócio.

Além disso, permite o fácil acesso a informações, caso o fornecedor de costume não tenha disponível o item que você necessita.

 

Motivo da saída do estoque

É recomendado, também, que uma coluna de sua ferramenta de trabalho seja dedicada ao motivo da saída da peça do estoque, tendo em vista que podem ocorrer permutas ou até mesmo “empréstimos” para filiais, dependendo do estilo de administração do gestor do negócio. Isso facilita o rastreamento do bem e, inclusive, as negociações que envolvem esse tipo de transação.

Enfim, uma planilha de controle de estoque para mecânicos é algo que poderá interferir consideravelmente na realidade da sua oficina, mas, como percebido, dependerá bastante da sua organização e também de como você percebe o negócio como um todo.

A planilha de controle de estoque para mecânicos, na verdade, é uma opção a mais de organização que tem por finalidade facilitar as decisões mais acertadas, para que a sua oficina seja mais lucrativa e que os erros administrativos ocorram cada vez menos.

Caso você seja um proprietário de oficina mecânica bem atento, a ferramenta é algo que realmente pode ajudá-lo bastante. Tornando o seu empreendimento mais estratégico, organizado e eficaz!

Gostou de nossas dicas de hoje? Então, não deixe de compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais!