Para o Motorista

Qualidade da peça do carro: invista mais para evitar dor de cabeça

qualidade da peça do carro

Quando você dirige com frequência, é fácil notar como alguns componentes influenciam a qualidade da condução do veículo. Porém, quando você precisa pagar por uma manutenção, sempre parece melhor escolher a peça mais barata e deixar por isso mesmo. Infelizmente, negligenciar a qualidade da peça do carro pode prejudicar a vida de quem dirige, além de outros motoristas e pedestres. Então, é melhor estar um passo à frente nessa hora.

Escolher o equipamento certo e peças que atendam às demandas da manutenção é fundamental para quem opta por ter um veículo. Por isso, é importante que você saiba como escolher essas peças, de acordo com suas necessidades.

Você sabe qual a importância de melhorar a qualidade da peça do carro que você escolhe utilizar? Vamos falar sobre o que levar em consideração e como comprar a peça ideal para o seu veículo. Acompanhe.

Por que você deve pensar na qualidade das peças?

Peças de qualidade comprovada proporcionam diversos benefícios. Investir em uma manutenção aprofundada pode te poupar muitas dores de cabeça ao longo do tempo. Veja aqui algumas das vantagens de contar com peças de melhor qualidade.

Menor frequência de manutenção

Peças baratas podem ser compradas mais rapidamente, é verdade, mas elas quase sempre possuem durabilidade muito inferior. Isso significa que, antes que perceba, você terá que retornar à oficina para fazer uma nova manutenção. Investir em peças de melhor qualidade ajuda a evitar esse tipo de inconveniente.

Pense também em como isso proporciona maior economia no médio e longo prazo. Digamos que uma peça de maior qualidade tenha durabilidade de 2 anos e uma contraparte mais genérica tenha durabilidade de 8 meses. No tempo que você levaria usando a versão original, teria que fazer 4 substituições da peça de menor qualidade. No fim das contas, o investimento compensa bastante.

Evitar acidentes

Uma pastilha de freio danificada, suspensão gasta, pneus carecas ou qualquer outro problema do tipo pode prejudicar a sua direção. Quando falta desempenho no veículo, você vai sentir esses efeitos, especialmente quando precisar reagir em alguma emergência. E boa parte desses acidentes é resultado da falta de cuidados com a escolha das peças do carro.

Investir um pouco mais na manutenção do veículo agora te ajudar a evitar boa parte dessas situações no futuro. Isso porque o funcionamento do carro não será um fator de risco. É um preço bem pequeno a pagar agora para evitar perda total no veículo e possíveis contas médicas.

Como escolher as melhores peças?

Diante da importância da qualidade da peça do carro, o que você pode fazer para escolher um conjunto de peças que melhor atenda as suas demandas? Se estiver com dificuldades nesse ponto, siga as dicas abaixo.

Pesquise bastante as peças

O primeiro passo, e também o mais óbvio, é aprender tanto quanto possível sobre as peças em questão antes de fazer qualquer outra escolha. Existem várias versões de cada componente, com especificações técnicas voltadas para diferentes contextos. Se você não estiver bem preparado, será bem difícil escolher as peças certas para o seu caso específico.

Pense em características básicas, como durabilidade, tipo de material, facilidade de fornecimento e instalação, cuidados necessários etc. Tudo isso será importante para conduzir seu carro com segurança no dia a dia e evitar mais dores de cabeça.

Defina quais características devem ter prioridade

Apesar de, num mundo ideal, a qualidade de cada peça do carro ser sempre a mais alta, a verdade é que, dependendo da peça específica e de onde estiver, pode ser um pouco mais difícil ter acesso a tudo que você procura.

Nesses casos, o melhor que você pode fazer é listar quais são suas prioridades, tanto em relação às qualidades individuais de cada componente quanto ao que vai facilitar suas viagens. Certamente, você pode contar com seu mecânico de confiança para auxiliá-lo nesta tarefa. Com base nessa lista, você poderá definir quais peças escolher, dentro de suas limitações de orçamento e localidade.

Segurança é sempre importante

Independente das prioridades que você escolher, sempre tenha em mente se o uso das peças é seguro para o seu veículo. Dependendo do componente que você escolher, pode ser que alguma parte importante, como o motor ou os freios, tenham um mal funcionamento repentino e provoquem um acidente.

Desde que você conheça as peças sendo utilizadas e tenha confiança em seu mecânico, não deve ser difícil obter essa segurança no seu dia a dia. Pense também em como certos componentes novos, como novos modelos de peças antigas, interagem com veículos menos recentes. Alguns não são tão compatíveis e isso pode gerar alguns problemas.

Evite peças que estão para sair de linha

Algumas pessoas tendem a ficar com o mesmo veículo por um bom tempo, as vezes por mais de uma década. Porém, como a indústria automobilística está cada vez mais dinâmica e digitalizada, também é mais difícil encontrar peças para tais veículos. Pelo menos, com a qualidade necessária.

Quando chegar ao ponto em que é mais caro arrumar o veículo do que pagar por um novo, o melhor a fazer é trocar logo. Pode ser um grande comprometimento financeiro, mas ainda será melhor do que ter que pagar com frequência por peças novas. O que, além de comprometer seu planejamento orçamentário, tem mais chance de deixar você em uma situação de pane inesperada.

Escolha um mecânico com experiência de mercado

Por fim, mas não menos importante, o nível de experiência e a reputação dos mecânicos também deve sempre ser levada em consideração. Afinal, os melhores profissionais no mercado tendem a justificar bem sua posição com trabalho e produtos de alta qualidade e excelente relação entre custo e benefício.

Se o mecânico em questão apresenta boa performance atualmente, então será bem mais fácil assegurar essa mesma qualidade para as peças que você recebe. E lembre-se sempre de levar em conta suas restrições e prioridades, como já dissemos nos tópicos acima. Enquanto você estiver bem informado, terá sempre a vantagem.

Agora você já sabe por que e como investir melhor na qualidade da peça do carro que você utiliza. Para ter ainda mais conhecimento e colocá-los em prática, melhorando o desempenho do seu negócio, continue acessando nossos conteúdos! Receba nossas dicas assinando nossa newsletter!