Para o Motorista

Quanto custa a CNH digital? Solucionamos todas as dúvidas!

CNH Digital

Desde que foi anunciada pelo Governo Federal, a CNH digital tem atraído o interesse de muitas pessoas. Isso porque, com esse novo recurso, os motoristas podem acessar esse importante documento diretamente pelo smartphone, garantindo que ele estará à mão. Mesmo sem portar a versão em papel.

No entanto, assim como toda novidade, é comum que ainda existam diversas dúvidas. Alguns exemplos são: quanto custa a CNH digital e quais são os requisitos para ter a carteira de habilitação no celular. Pensando nisso, decidimos esclarecer os principais questionamentos sobre esse tema. Confira!

O que é CNH digital?

Em uma época marcada pela redução do uso de papéis nas mais diversas áreas, até mesmo nossos documentos pessoais começam a ganhar versões digitais. Um dos primeiros a aderir a essa tendência foi a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela já vem sendo utilizada dessa forma por milhões de condutores pelo Brasil desde seu lançamento, em 2018.

A eCNH, como também é conhecida, nada mais é do que uma cópia digital do documento físico, que fica armazenada na memória do smartphone. Essa é a alternativa ideal para quem precisa da praticidade de ter a carteira de motorista sempre à mão, mesmo se esquecer a carteira em casa, já que ele tem a mesma validade da versão impressa.

Como ter acesso a essa alternativa?

Ainda que muitos ainda não saibam, a CNH digital está disponível para todos os motoristas devidamente habilitados do país. Para adquiri-la, o primeiro passo é tirar a versão mais recente do documento impresso, que passou a ser emitida em maio de 2017. 

Quem ainda não possui essa versão, deve procurar pelo atendimento do Detran de seu estado para dar entrada na solicitação. O novo documento terá em suas costas um QR code, que será exigido no processo de validação.

Com o documento atualizado em mãos, será preciso entrar na loja de aplicativos do seu celular e procurar por “eCNH”. É importante lembrar que ele está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOS. A partir daí, há duas maneiras de prosseguir com a solicitação:

Apesar de não ser obrigatório para a obtenção da CNH digital, o certificado digital torna o processo mais rápido, pois permite que a solicitação seja feita inteiramente pela internet. Posteriormente, o solicitante recebe em seu e-mail um link para validar o cadastro e começar a utilizar a eCNH.

Quanto custa a CNH digital?

Quando surgem novas alternativas envolvendo nossos documentos, uma das primeiras preocupações diz respeito aos valores que terão de ser desembolsados pelos serviços. Nesse caso, a boa notícia é que os motoristas não precisam pagar nada para fazer a solicitação da CNH digital.

No entanto, o interessado pode ter alguns custos relacionados aos preparativos para esse pedido. Quem não tem a carteira de habilitação física com o QR code impresso em seu verso terá de pagar o valor da emissão de uma segunda via para poder se cadastrar. Esse custo costuma variar entre os estados, por isso é preciso ficar atento.

Se você ainda tem a versão impressa antiga, a dica é verificar a data de validade do documento. Se o prazo estiver perto do fim, pode valer mais a pena esperar até o momento da renovação para ter o documento com QR code. Como o procedimento é obrigatório nesse período, o melhor é se planejar para não ter de pagar duas vezes pelo mesmo serviço em um curto espaço de tempo.

Quem decidir adquirir um certificado digital, que dará mais agilidade a essa e a muitas outras tarefas, também precisa considerar o seu custo. Atualmente, é possível encontrar certificadoras que cobram valores entre 130 e 160 reais pelo período de um ano para pessoas físicas.

Quais as vantagens da CNH digital?

Como os smartphones estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, não há dúvidas de que a praticidade é uma das grandes vantagens da CNH digital. Isso porque a versão mobile da carteira de motorista tem a mesma validade jurídica do documento original. 

Caso uma autoridade solicite a verificação da habilitação, ela pode ser apresentada diretamente na tela do celular pelo aplicativo eCNH. Esta ação permite que o motorista dispense o porte da carteira física.

Para facilitar o seu uso, não é preciso nem mesmo ter um plano de internet ativo, já que o documento fica armazenado na memória do telefone e pode ser consultado off-line. O aplicativo também permite ao condutor consultar informações importantes sobre sua habilitação a qualquer instante, como sua validade e o histórico de pontos recebidos.

Os benefícios passam também pelo aumento da segurança que o documento digital proporciona. O uso da tecnologia do QR code, que cria uma combinação única para cada motorista, garante a proteção contra fraudes, como a clonagem ou a adulteração do documento. Além disso, o aplicativo solicita a criação de uma senha de quatro dígitos, aumentando a segurança em casos de perda ou roubo do aparelho celular.

Quais cuidados devem ser tomados pelo motorista?

Apesar de representar uma série de vantagens, os motoristas que optarem pela CNH digital devem observar alguns cuidados básicos na sua utilização. A principal delas é garantir que o smartphone terá bateria suficiente para todo o período que estiver dirigindo, especialmente se estiver sem a versão em papel.

Se o condutor for abordado e não conseguir exibir a eCNH por estar sem carga, será autuado assim como quem está sem o documento, que é de porte obrigatório. De acordo como artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro, essa é uma infração leve, com multa de R$88,38 e três pontos na carteira, além de o veículo ficar retido até a apresentação do documento ou de outro condutor habilitado.

Em casos de perda ou roubo do aparelho em que o documento digital está registrado, o titular deverá bloqueá-lo para evitar o seu uso por terceiros. Novamente, quem não tem um certificado digital precisará se dirigir ao atendimento do Detran para fazer o bloqueio pessoalmente.

Agora que você já sabe tudo sobre a CNH digital, compartilhe este conteúdos em suas redes sociais para que outras pessoas se informem!