Para o Mecânico Tecnologia

7 motivos para investir em tecnologia na oficina mecânica

tecnologia na oficina mecânica

Você está em busca de mais organização e produtividade na sua oficina mecânica? As oficinas mecânicas, no geral, são marcadas por uma certa informalidade e pouca organização operacional.

No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo, contar com um planejamento e boa estruturação logística são questões indispensáveis — além, é claro, de um bom relacionamento com fornecedores.

A boa notícia é que a tecnologia tem tornado cada vez mais fácil estruturar um negócio, de modo a torná-lo mais organizado e competitivo. Existem soluções tecnológicas que colaboram nas mais diversas frentes desse tipo de empreendimento. Ainda não está convencido?

Continue acompanhando e descubra 7 motivos para investir em tecnologia na oficina mecânica!

 

1. Aumento da qualidade do serviço prestado aos clientes

Ao adotar um sistema de gerenciamento e atendimento, juntamente de outras ferramentas tecnológicas, garantir um serviço exclusivo e de qualidade ao cliente torna-se cada vez mais fácil. Com as facilidades proporcionadas pela tecnologia, empresa de todas os ramos buscam por um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo.

Atualmente, é imprescindível a utilização de um software de gestão em sua oficina mecânica, para causar uma impressão positiva no consumidor e acabar com aquela imagem de que todas as oficinas não possuem organização.

Além disso, você pode oferecer a possibilidade do cliente acompanhar o andamento do conserto do seu veículo pela internet. Dessa maneira, você passa ainda mais credibilidade e garante a satisfação do consumidor.

Ao disponibilizar o status do reparo ou conserto do veículo do cliente, você facilita a comunicação e o diálogo, uma vez que ele não terá que ficar ligando ou cobrando notícias sobre o andamento do atendimento. Você pode fazer isso por SMS, aplicativo próprio ou pelo site da oficina mecânica, por exemplo.

 

2. Padronização e otimização operacional

A tecnologia também vai ser determinante nos próprios processos diários, que podem ser realizados com muito mais rapidez e agilidade. Ao implementar sistemas automatizados de monitoramento, por exemplo, suas atividades se tornam padronizadas, gerando métricas para mensuração da produtividade dos funcionários.

Com esses resultados, você está apto a identificar o que pode comprometer a rentabilidade do negócio — além de implementar estratégias que fomentam a eficiência operacional.

Essas estratégias devem abarcar o registro de todas as atividades que são realizadas diariamente, todos os trabalhos em andamento, fluxo de caixa, tempo dedicado a cada atendimento ou reparo etc.

Desse modo, ao investirem tecnologia na oficina mecânica, a sua será bem organizada e todas as operações que nela acontecem estarão padronizadas. Consequentemente, o tempo produtivo dos funcionários será melhor aproveitado e a lucratividade aumentará.

 

3. Maior capacitação para o seu quadro de funcionários

De nada adiantará contar com todos os equipamentos necessários para um bom atendimento e deixar a desejar quando o assunto é mão de obra especializada. Para lidar corretamente com novas tecnologias, os mecânicos devem realizar os treinamentos adequados para garantir a capacitação e habilidades necessárias para trabalhar com os novos equipamentos — dessa maneira, também serão capazes de atender às exigências de todos os veículos.

Vale lembrar que os componentes padrão do veículo também passar por aprimoramentos e atualizações, não foque apenas nas novas tecnologias em acessórios, ofereça um serviço completo e de qualidade.

 

4. Contato mais próximo com o público

O número de brasileiros motorizados é cada vez maior, tanto no que se refere a motoristas de carro quanto os de moto. Some isso ao fato de que o público é cada vez mais ligado à tecnologia, redes sociais e internet, e a conclusão vai ser óbvia: sua oficina precisa marcar presença online se quiser prosperar no mercado.

Um canal de atendimento online ajuda não apenas no contato com clientes preexistentes, como também aumenta a visibilidade da oficina para um público mais amplo. O ideal é que você multiplique as possibilidades de contato, tais como e-mail, números de telefone e, até mesmo, chats virtuais.

Com canais de comunicação flexíveis o retorno dos clientes costuma ser muito maior. Isso porque a tecnologia colabora para a redução do tempo de resposta e, por consequência, a quantidade de negócios fechados costuma ser maior.

 

5. Maior divulgação da sua oficina

Marcar presença online também significa aumentar a percepção de marca da sua oficina no mercado. Por isso, seu site e página nas redes sociais devem ser como um cartão de visitas da oficina mecânica, sempre passando a ideia de credibilidade e competência para os clientes e potenciais clientes.

Para quem deseja investir no marketing digital, uma alternativa bastante pertinente são os anúncios pagos e o e-mail marketing, que ajuda na captação e fidelização de clientes para sua oficina mecânica.

Garanta que sua oficina mecânica possua visibilidade online, não importa se a estratégia que você escolher adotar seja via site, aplicativo, redes sociais ou anúncios no Google.

O importante é que ela seja bem articulada e que as métricas sejam sempre acompanhadas e analisadas, de modo tal que todas as falhas sejam sempre corrigidas e os potenciais bem explorados. Lembre-se daquela velha máxima popular: quem não é visto, não é lembrado!

 

6. Auxilia na saúde financeira

Os softwares de gestão garantem maior confiabilidade aos dados e informações armazenados. Uma vez livre de erros de digitação e armazenação, a gestão da oficina mecânica é otimizada.

Faça uma análise minuciosa para saber quais são as atividades exercidas em sua oficina que estão gerando prejuízo e quais são aquelas que apresentam um lucro maior. Com todas essas informações é possível identificar quais são os processos que precisam de melhoria.

Ao estabelecer um controle financeiro eficaz é possível: evitar prejuízos, traçar metas e objetivos de faturamento para sua oficina que condizem com a realidade do seu negócio.

 

7. Mais alternativas de pagamento

Outro ponto no qual a tecnologia pode ajudar um negócio de oficina mecânica é por meio do aumento das alternativas de pagamento — como boletos, cartões de crédito e débito, transferências bancárias, PayPal, entre outras.

O importante é que você facilite o máximo possível o fechamento de um negócio — e quanto mais opções de pagamento o seu cliente tiver disponível, maiores as chances dele escolher a sua oficina mecânica para cuidar do seu veículo.

E então, entendeu quais são os principais motivos para investir em tecnologia na oficina mecânica? Aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!