Carreta semirreboque e reboque saiba a diferença
Você já se perguntou qual é a diferença entre semirreboque e reboque? Muitas pessoas confundem os dois termos, mas eles não são a mesma coisa! Está na hora de aprender a diferenciar esses dois recursos.
Neste post, vamos explicar as principais características de cada um e para quais finalidades eles servem. Além de citar os tipos de semirreboque e como é feita sua manutenção. Se você quer entender melhor o assunto, continue a leitura!
Qual é a diferença entre semirreboque e reboque?
Um semirreboque é um veículo que não possui eixo dianteiro e que se apoia na traseira de um cavalo mecânico. Ele é acoplado ao caminhão por meio da chamada quinta roda, que permite o giro e a articulação entre os dois veículos. Já o reboque é um veículo que possui minimamente 2 eixos um dianteiro e um traseiro e é puxado por outro veículo, como um caminhão ou uma caminhonete.
A principal diferença entre semirreboque e reboque é que o primeiro faz parte de caminhões de carga, enquanto o segundo é totalmente independente. Isso implica em algumas vantagens e desvantagens para cada um. Por exemplo:
Quais são os tipos de carreta semirreboque?
Existem vários tipos de carreta semirreboque, cada um com uma finalidade. A seguir, elencamos as mais comuns entre elas para você conhecer:
Esses são apenas alguns dos tipos de carreta semirreboque que existem no mercado. Há ainda outros modelos mais específicos ou personalizados, como as carretas frigoríficas, as carretas porta-contêineres, as carretas basculantes e assim por diante.
Como é a manutenção de carreta semirreboque?
A manutenção é uma parte essencial para a segurança e o desempenho da carreta semirreboque e até mesmo da mecânica do caminhão. Cada um dos seus componentes precisa de uma atenção especial na hora da manutenção.
O chassi, por exemplo, deve ser verificado periodicamente quanto à presença de trincas, fissuras, corrosão ou deformações. O sistema de suspensão deve ser inspecionado regularmente quanto ao seu estado de conservação e funcionamento.
O sistema de freios também exige atenção. Seus cilindros, válvulas, mangueiras, lonas e tambores devem ser revisados conforme a recomendação do fabricante.
Outros pontos que merecem atenção incluem:
Como você pode ver, a manutenção de carreta semirreboque não é tão complicada quanto parece. Basta contar com uma oficina especializada para fazer os serviços necessários e prolongar a vida útil da sua carreta, economizar combustível e evitar acidentes.
Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se você gostou das nossas dicas, confira o nosso Guia completo: saiba tudo sobre manutenção de caminhão!