X

Carro fraco na subida, o que pode ser? Confira neste post

Seu veículo deixou você na mão na hora de encarar uma rua mais elevada? O carro fraco na subida pode ser consequência de uma série de problemas que comprometem o seu desempenho, que vão desde falhas no motor até pneus desgastados. A perda de potência faz com que ele tenha dificuldades para avançar, necessitando de um esforço maior no motor e na transmissão.

Para o carro não sofrer uma parada completa e garantir a segurança no trânsito, é fundamental se atentar às situações que reduzem a sua eficiência e quais sinais podem causar. Dessa forma, é possível identificar eventuais irregularidades precocemente, antes que se agravem, exigindo reparos mais complexos para caros para o carro e o bolso do cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe, abaixo, algumas das principais razões pelas quais as razões pelas quais um automóvel perde força na subida!

Problema no motor

Problemas comuns no motor, como falhas na ignição, na alimentação de combustível e filtro de ar sujo podem reduzir a potência do veículo em percursos que demandem mais esforço.
Nessas circunstâncias, a capacidade do motor de receber uma combinação adequada de ar e combustível é prejudicada, fazendo com que ele não consiga desenvolver em áreas mais inclinadas. 
Além disso, também pode haver erros na sincronização dos cilindros ou nas velas de ignição, o que afeta a eficiência do processo de combustão e impacta negativamente na força do carro. 

Restrição no sistema de admissão de ar

Quando o ar não circula livremente dentro do motor, a mistura entre oxigênio e gasolina ocorre de maneira desequilibrada. O resultado disso é a queima incompleta que diminui a capacidade do motor de produzir a energia necessária para superar subidas.

Catalisador entupido

Substâncias como resíduos de óleo do motor, carbono, gasolina de má qualidade e sujeira podem colaborar para o entupimento do catalisador. Assim, o fluxo de gases no escape fica restrito, o que aumenta a pressão nesse sistema.

O acúmulo desses gases gera um efeito chamado de ‘’contrapressão’’, fazendo com que o motor trabalhe mais do que o normal para empurrá-los por meio do catalisador entupido, fator que compromete a sua eficiência e potências em áreas íngremes. 

Pneus desgastados

Um motivo bastante comum pelo qual o carro perde a força na subida são os pneus desgastados, tendo em vista que eles não aderem ao solo. Assim, perdem o contato com a estrada, sofrendo derrapagens ou escorregamentos levam o automóvel a perder a tração.

Problemas na transmissão

Danos na transmissão, como falhas no câmbio ou deslizamento da embreagem, interferem na transferência de potência do motor para as rodas do veículo. Com isso, não há torque suficiente para vencer as subidas.  

Efeito altitude

Dependendo da região que o veículo está, a altitude pode enfraquecer o carro em terrenos elevados. Isso se dá porque a densidade do ar cai, diminuindo a quantidade de oxigênio utilizada para a combustão do motor. 

Desse modo, o ar e o combustível não se integram corretamente, comprometendo a potência do motor na totalidade. Em subidas, o efeito da altitude é ampliado, impedindo o desenvolvimento do veículo.

Se o carro está fraco na subida, é aconselhável fazer um check up dos sistemas mencionados neste post. Assim o cliente terá mais segurança de trafegar com o veículo em qualquer tipo de solo. O reparo adequado também preserva o veículo e usuários, pois a perda repentina de potência pode aumentar as chances de acidente no trânsito. 

O seu veículo já perdeu a força na subida? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários

Posts Realacionados