O sistema de freio é um dos componentes mais importantes de um veículo. Ele é responsável por aumentar o controle sobre o carro e, principalmente, proporcionar mais segurança aos seus ocupantes. Mas, afinal, você sabe como funciona esse sistema?
O sistema de freio é responsável por reduzir a velocidade ou parar o movimento do veículo quando o motorista o aciona. Para isso, ele utiliza vários elementos que trabalham em conjunto para gerar esse efeito. Obviamente, para que tudo funcione como o desejado, é preciso que a manutenção dos freios esteja em dia.
Quer saber mais sobre o assunto e tirar as suas dúvidas? Então, continue ligado!
Qual é a importância do sistema de freio?
Você pode ter uma dimensão da importância do sistema de freio um carro pensando no que poderia ocorrer caso ele não existisse. Sem um sistema eficiente, você corre o risco de se envolver em acidentes graves, que podem causar danos materiais e até mesmo fatais, seja para você, os ocupantes do veículo ou outros pedestres.
Se você não fizer a manutenção preventiva do carro e do sistema de freio periodicamente, é possível que tenha que lidar com o desgaste excessivo das peças, o que pode comprometer o desempenho do carro e causar falhas. Além disso, é preciso ter atenção aos sinais de que o seu sistema de freio precisa de reparos, como ruídos, vibrações, demora para frear, pedal duro ou mole demais e assim por diante.
Se você perceber algum desses sintomas, não hesite em procurar um mecânico de confiança para fazer uma avaliação e um diagnóstico do seu sistema de freio.
Como funciona o sistema de freio?
Quando o pedal do freio é pressionado, as pinças se fecham e fazem com que as pastilhas de freio entrem em contato com os discos, gerando uma força, segurando a rotação das rodas. Essa força transforma a energia cinética do veículo em energia térmica, que é dissipada pelos discos.
Um sistema de frenagem é composto de vários elementos, como:
- O cilindro mestre, que é quem recebe a pressão do pedal e faz com que a pressão hidráulica seja disparada para as rodas
- As linhas de freio, que são mangueiras que fazem com que o fluído de freio chegue até as rodas
- Os freios propriamente ditos, que são os dispositivos que fazem com que o carro pare, geralmente em formato de disco ou tambor
- O sistema ABS, que é um recurso extra que evita que os freios travem completamente as rodas em uma frenagem brusca, impedindo que as rodas escorreguem e aumentando o tempo de frenagem.
Como identificar um problema no sistema de freio?
Um sistema de freio com problemas começa a dar vários sinais bastante perceptíveis. Entre os principais sintomas que o veículo pode apresentar estão as manifestações de que algo não está funcionando como deveria. Isso pode ser notado por meio de:
- Ruídos ao acionar o freio: se você ouvir um chiado, um rangido ou um estralo quando pisar no pedal do freio, pode ser um sinal de que as pastilhas estão desgastadas ou que há algum objeto estranho entre elas e os discos.
- Pedal muito duro ou mole: se o pedal do freio começar a ficar mais duro ou mais mole que o normal, também é um sinal de que há algum problema com o fluido ou com as mangueiras do sistema.
- Carro puxando para um lado: outro sinal frequente é quando o carro começa a puxar para um lado quando você freia, isso pode ser um sinal de que há algum desequilíbrio no sistema de freio.
- Luz do freio acesa: a luz do freio no painel do seu carro serve para alertar de uma forma mais simples quando há algum problema grave com o sistema
Ao ficar de olho nesses sinais, você pode perceber que seu sistema de freio precisa de uma atenção extra. Nesses casos, procure um profissional qualificado para fazer a revisão e o conserto do sistema. Lembre-se de que a sua segurança e a dos outros motoristas dependem de uma frenagem em perfeito estado.
O que reduz a eficiência do sistema de freio?
Você já viu que o sistema de freio é bastante delicado e que exige atenção contínua para não colocar a vida de ninguém em risco. Então, o que reduz a eficiência do sistema e como evitar isso?
Um dos fatores que pode afetar o desempenho do sistema de freio é o desgaste das pastilhas. São elas que geram o atrito necessário para diminuir a velocidade das rodas. Com o tempo, elas se desgastam e perdem a capacidade de frenagem. Por isso, é importante checar de tempos em tempos o estado desses componentes e trocá-los quando necessário.
Outro fator que pode comprometer a eficiência do sistema é o nível do fluido de freio. Ele transmite a pressão do pedal de freio para as pinças de freio, que acionam as pastilhas. Se o nível do fluido estiver baixo, a pressão será insuficiente e a frenagem será prejudicada.
Um terceiro fator que pode reduzir a eficiência do sistema de freio é o superaquecimento dos discos. Quando eles ficam muito quentes, podem empenar ou perder a aderência com as pastilhas, causando uma perda de eficácia na frenagem.
Importância da manutenção preventiva
A manutenção preventiva é aquela feita para verificar o estado e o funcionamento das peças e componentes do sistema de freio. O objetivo é evitar possíveis falhas, desgastes ou danos que possam comprometer a eficiência e a segurança do sistema.
Os benefícios de fazer a manutenção de freios automotivos de forma preventiva são muitos. Além de evitar acidentes e multas por infração, você também economiza dinheiro, pois evita gastos maiores com reparos ou trocas de peças. Além disso, você preserva o valor de revenda do seu veículo e contribui para a preservação do meio ambiente, pois reduz a emissão de poluentes.
Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se você gostou, continue lendo sobre o assunto no nosso post O que pode acontecer se o disco de freio estiver raspando na pastilha?