O coxim , também conhecido como suporte do motor, às vezes pode ser responsável pelo carro vibrar e tremer quando você estiver dirigindo. Essas peças conectam o motor à estrutura do carro e permitem que ele faça pequenos movimentos sem que o condutor do veículo perceba.
Neste artigo, veremos onde está localizado o coxim do motor, suas funções e como saber se está quebrado ou com defeito, além de como preservá-lo!
O coxim do motor é um componente responsável por parte do conforto aos usuários de automóveis. Fabricado em aço ou alumínio e uma goma de borracha, tem como finalidade isolar ao máximo as vibrações do motor e evitar que a trepidação ao dirigir seja sentida pelos ocupantes do automóvel. Como já foi dito, é o suporte de motor colocado em locais estratégicos e serve como intermediador em relação à carroceria.
Geralmente, os carros comuns têm 3 coxins no motor, mas eles podem ser mais, dependendo do modelo e aplicação. Normalmente esses componentes ficam posicionados além do alcance da visão e não é fácil verificar se estão desgastados ou quebrados
A função mais importante de um coxim de motor é absorver a vibração do motor e evitar que ela chegue aos ocupantes do automóvel. Os coxins do motor evitam que as vibrações possam atinjam o carro e também reduzem o desgaste de outras peças críticas.
O coxim do motor estabiliza as outras peças à medida que se flexionam. Os suportes também podem ser projetados para atuar como uma mola que evita o balanço para frente e para trás ao dar a partida para o arranque do veículo. Os coxins são diferentes conforme o modelo e o ano do automóvel.
Inspecionar um coxim de motor não é um processo complicado, mas requer conhecimento técnico, veja abaixo algumas dicas que podem indicar problema no componente.
O interior de automóvel deve ser silencioso e isento de vibrações, caso você perceba que, com o carro parado e o motor ligado o veículo vibra pode ser um indicativo de problema nos coxins do motor, mas atenção: somente um professional qualificado poderá dar a certeza que o problema é proveniente dos coxins.
Outra maneira de descobrir que um carro tem um problema com o coxim do motor é observar se há dificuldade ao trocar as marchas. Na ocorrência de situações em que o condutor não pode mudar de marcha mais alta sem o carro balançar para frente e para trás é certo que seus coxins estão danificados.
Outro ponto que indica problema nos coxins é o balanço excessivo da alavanca de câmbio em arrancadas bruscas, se isso ocorrer é bem provável que o veículo precisa de assistência imediata. Vale lembrar que em alguns modelos a quebra do coxim implica em parada total do veículo.
Você conseguirá dizer que um carro está com os coxins do motor desgastados ou quebrados ao identificar o que acontece com a junta homocinética do lado do câmbio, em situações de quebra dos coxins haverá um desalinhamento do conjunto de transmissão e quebra da junta quando o veículo passar por lombadas. O defeito na junta homocinética torna a condução mais perigosa pois a quebra da peça provoca parada imediata do veículo.
A resposta a esta pergunta pode depender de vários fatores, incluindo a marca e o modelo do veículo, a frequência com que é utilizado, condições do piso, maneira de dirigir e se as experiências na direção revelam vibrações estranhas. Para a maioria dos veículos, é preciso consultar um mecânico antes de definir o momento correto da troca.
Para preservar, não somente os coxins, mas o veículo como um todo a melhor forma é ler o manual de instruções do fabricante e seguir as suas orientações para que todo o conjunto tenha maior durabilidade.
O coxim do motor absorve parte da vibração da condução e ajuda a reduzir os ruídos. Uma maneira de cuidar e prolongar sua vida útil é evitar acelerações e freadas bruscas que podem causar sérios danos, não só aos coxins mas em muitos outros componentes.
Quando estiver dirigindo, evite dirigir em velocidade incompatível com os limites da Estrada e do solo. Dirija conforme as velocidades permitidas para evitar qualquer sobrecarga aos coxins do motor do carro e reduza a probabilidade de danos.
Usar um componente de qualidade inferior para fazer reparos pode causar mais problemas no futuro. Se o coxim está quebrado ou deteriorado, é fundamental trocá-lo o mais rápido possível antes que ocorram danos mais sérios.
A substituição dos coxins pode até parecer simples, mas somente um professional qualificado e com as ferramentas adequadas podem executar esse trabalho.
Enfim, essas são apenas 3 formas, existem outras, de saber se o coxim do motor está ruim! Fique atento a todos esses sinais e caso identifique uma delas em seu automóvel procure uma oficina para uma avaliação que possa indicar se o problema é mesmo decorrente do coxim do motor
Ficou com dúvidas ou quer dar uma sugestão? Registre aqui o seu comentário!