Descubra como transferir pontos da CNH pela internet

Já imaginou emprestar o seu veículo para um conhecido e ele acabar recebendo uma multa? Apesar do seu carro ser identificado pelo Detran por meio da placa, não é possível saber quem está dirigindo. Diante disso, quando o seu veículo comete uma infração de trânsito, é o dono do automóvel que arcará com as despesas e com os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E agora tenho como transferir esses pontos? Será que tenho como transferir pontos da CNH pela internet?

Fique tranquilo, você não precisará assumir os pontos que vão para a CNH, pois é possível transferi-los para quem estava conduzido o automóvel quando ocorreu a multa. Para facilitar, é possível efetuar a transferência dos pontos e outras funções pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no Espírito Santo e pela internet em São Paulo e outras regiões.

Quer saber como transferir pontos da CNH pela internet? Continue a sua leitura!

Como transferir os pontos da CNH pela internet ?

Até pouco tempo atrás, não era possível transferir os pontos da CNH pela internet. Esse processo só poderia ser realizado de forma presencial ou pelo site do Detran, porém, agora com esta facilidade você não precisará ir até o local.

No passado, era possível transferir os pontos para a carteira do condutor infrator indo presencialmente a um posto de atendimento do Detran. Nesses locais, era preciso passar pelo atendimento para ter acesso a um protocolo para ser preenchido pela pessoa que não cometeu a infração. Posteriormente, o formulário preenchido e assinado deveria ser entregue novamente no local, juntamente com alguns documentos.

Com todos os avanços tecnológicos, hoje em muitos lugares pode-se transferir os pontos de forma digital. Esse fator auxilia a todos na hora de fazer a transferência dos pontos e facilita a vida dos motoristas e donos de veículos que não são conduzidos apenas por eles.

Veja abaixo quais são as vantagens oferecidas por esse serviço!

Facilidade e agilidade

O serviço realizado pela web para transferir os pontos para a carteira do infrator agiliza o cotidiano de todas as pessoas que necessitam realizar o procedimento. Com apenas alguns cliques, você conseguirá fazer em pouco tempo a solicitação. Sem contar que, por meio dessa ferramenta, o tempo de resolução diminui, o que deixa o sistema ainda mais atrativo para todos.

Conforto

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito no Espírito Santo, o site do DSV de São Paulo e do Detran em outras localidades permitem transferir a pontuação da CNH ao motorista de forma rápida e prática. Não é necessário se deslocar, sair de casa ou faltar ao trabalho. Basta fazer o processo online.

Segurança

Além da praticidade ao utilizar a plataforma da web e o App para fazer a transferência dos pontos, o proprietário garante maior segurança. Além disso, o sistema envia notificações ao proprietário do automóvel e para o motorista que recebeu a infração. Sendo assim, ambos ficaram cientes das etapas do processo e o melhor é que será de forma eletrônica e fácil.

Quais são os principais passos para transferir os pontos da CNH pela internet?

Para efetuar o processo de transferência de pontos da CNH online, é necessário que a notificação de autuação contenha os dados da infração. Além disso, outros detalhes importantes constam no artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Veja abaixo!

Legislação

O artigo 280 do CTB dispõe que deve ser lavrado o auto de infração se ocorrer uma das infrações previstas no ordenamento jurídico. Nesse documento, deverá constar o local, a data e a hora do cometimento da infração, a tipificação da infração e o prontuário do condutor.

Por outro lado, o auto de infração deve conter ainda os caracteres da placa de identificação do veículo, a marca e modelo, entre outros. Nele, terá que constar a identificação do órgão e da autoridade autuadora ou equipamento que registrou o ocorrido.

Por fim, no auto, deverá aparecer a assinatura do infrator que servirá como notificação da desobediência às leis de trânsito.

Transferência

É necessário receber os dados da multa antes de prosseguir com a transferência dos pontos para o condutor infrator. Essa opção de solicitar a transmissão de pontos pela web está disponível apenas para São Paulo, pois no restante do Brasil, o procedimento é feito pelo Detran.

Para solicitar o Formulário de Indicação do Condutor Infrator, é necessário ser:

  • o condutor que cometeu a infração (no caso de pessoa física);
  • o dono do carro, também no caso de pessoa física;
  • o procurador do dono o veículo;
  • o procurador de quem cometeu a multa;
  • nos casos de empresas, é preciso ser o representante legal ou o dono do carro.

Existem alguns passos que devem ser seguidos para requisitar a transferência dos pontos pela internet. Verifique abaixo quais são eles!

Cadastro no site do Detran

Para fazer a solicitação via internet, é preciso fazer o seu cadastro no site do Detran. Se for o primeiro acesso, é necessário informar o número do CPF e o Renavam do veículo. Para iniciar o cadastro, clique em cadastrar, preencha os dados do proprietário do veículo, sendo que entre eles estarão:

  • nome;
  • telefone;
  • e-mail.

Nos dados de acesso, informe a senha desejada e prossiga selecionando “Eu concordo”. Em seguida, clique em “Avançar” e verifique na caixa do e-mail indicado, a mensagem de ativação da conta. Caso não apareça na caixa de entrada, verifique o seu Spam.

Após a ativação do e-mail, é necessário clicar em “Ir” para o login. Volte para a página inicial e digite o seu e-mail e senha. Clique em “Entrar no sistema”. Depois, selecione o Renavan e aperte em “Selecionar veículo”. Na lista de infrações, clique no item “Indicar condutor” infrator e preencha os dados dele.

Digite os números da CNH e a data de validade do documento da pessoa. Quando todos os dados estiverem preenchidos, clique em avançar. Confira todas as informações, e se elas estiverem corretas, clique em “Sim” e parta para a próxima etapa.

Imprimir

Após preencher o formulário, é necessário imprimi-lo e assiná-lo, juntamente com o infrator ou a pessoa que levou a multa usando o seu automóvel e depois escaneá-lo. Além do formulário, será preciso escanear a CNH do motorista e do proprietário do veículo.

Digitalizar e enviar online

Para finalizar, digitalize os documentos e, na tela da lista de infrações, clique em “Enviar documentos”. Para anexar os arquivos, é necessário arrastá-los ou clicar neles para que cada um fique no campo correspondente. Quando estiverem anexados, clique em “Eu concordo” e em seguida em “Enviar”.

Aparecerá uma janela com um número do protocolo. Clique em “Avançar” e “Ver detalhes”. Será possível verificar e acompanhar as etapas do processo, inclusive as que já estiverem concluídas. Para continuar acompanhando a solicitação, observe o andamento pelo portal da DSV.

Agora que você já sabe como transferir pontos da CNH pela internet e que já conseguiu entender o quanto essa opção pode tornar o processo ainda mais simples, não deixe de fazer o seu cadastro. Caso a sua residência esteja em um local em que já é possível solicitar pela internet, pode fazer sozinho a transferência da pontuação.

Gostou do nosso post sobre os pontos da Carteira Nacional de Habilitação? Assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada mais conteúdos interessantes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa