Você sabia que existem algumas normas para oficina mecânica e que, ao implementá-las na prática, o seu estabelecimento pode agregar mais qualidade, segurança e, até mesmo, passar mais credibilidade para os clientes?
Pois é! A fim de que você conheça melhor essas certificações e busque trazer mais vantagens competitivas para o seu negócio, nós preparamos este post com algumas dicas essenciais sobre o tema.
Sendo assim, sem grandes delongas, aproveite a leitura e tome nota!
Vamos lá?
Todo estabelecimento comercial engloba algumas normas de qualidade e segurança, muitas delas obrigatórias e outras apenas opcionais.
No entanto, mesmo que não haja uma obrigação específica, implementar tais certificações pode ser considerado um fator estratégico e competitivo para o seu negócio, possibilitando agregar mais qualidade, segurança e credibilidade aos seus processos.
No caso das normas para oficina mecânica, não é diferente. Ou seja, existem certificações específicas que o seu estabelecimento pode conquistar e, dessa forma, melhorar seus procedimentos internos e a qualidade de seus serviços, inclusive, possibilitando aumentar as vendas e a confiança de seus consumidores.
Tudo isso se torna possível por meio de cursos de especialização e do cumprimento de exigências de órgãos fiscalizadores e de auditorias.
Como bem destacamos, há algumas normas específicas e outras que podem ser apropriadas por uma oficina mecânica.
Para exemplificar melhor, separamos algumas dessas possibilidades.
Entre as principais normas específicas para oficinas mecânicas, vale destacar a NT nº 15681/2009 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), também conhecida como Qualificação de Mecânico de Manutenção.
Na prática, ela visa capacitar e qualificar a atuação de profissionais reparadores automotivos.
O interessado nesse tipo de certificação pode ter níveis diferentes de escolaridade, conforme a especialização desejada, sendo o único requisito ter completado o 4º ano ensino fundamental.
Apesar de não ser específica para oficina mecânica, essa norma pode ser também apropriada por um estabelecimento do setor e agregar mais competitividade ao negócio.
Afinal, a ISO 9001 é uma das certificações mais importantes do mercado no que se refere à qualidade da gestão de empresas, e quem a conquista passa a estabelecer padrões considerados de excelência.
Para obter tal certificação, a oficina mecânica precisa atender a uma série de procedimentos e exigências que dizem respeito à segurança dos processos, à administração do negócio, ao meio ambiente e à saúde ocupacional.
Como bem destacamos, além desses dois exemplos de normas para oficina mecânica, ainda é possível implementar muitas outras certificações em relação a diferentes fatores, como sustentabilidade, segurança do trabalho, qualidade, entre outras.
Para isso, a oficina mecânica precisa investir em cursos específicos e cumprir exigências de órgãos fiscalizadores para conquistar tais certificados.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre os principais tipos de normas para oficina mecânica e a importância desses certificados como fator de diferenciação e qualificação para os estabelecimentos do setor.
Se você curtiu o post e quer ficar por dentro de outras dicas, não deixe de seguir nossa página no Facebook e de acompanhar as próximas publicações. Até lá!