X

Cubo de roda: entenda mais sobre troca e manutenção

Projetado para conectar a roda ao veículo, o cubo de roda é imprescindível para a estabilidade do carro durante o seu deslocamento. Problemas nesse componente podem causar desde ruídos até a perda de controle da direção, deixando o condutor suscetível a acidentes graves no trânsito.

Diante disso, identificar defeitos, reparar ou trocar esse item garante a segurança dos clientes da sua oficina. Esse tipo de manutenção requer atenção extra para fazer o ajuste e montagem adequada dos rolamentos, evitando folgas que comprometam a eficiência das rodas.

Tem dúvidas sobre o assunto? Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber para prestar um serviço de qualidade. Confira!

Como funciona o cubo de roda?

O cubo de roda pode ser considerado o componente mais importante do sistema de um automóvel. Isso porque ele é responsável por conectar a roda ao eixo, permitindo que gire enquanto o veículo se move.

Dentro dessa peça, estão os rolamentos, ou seja, pequenas esferas ou roletes que ajudam a diminuir o atrito enquanto a roda está girando. A segurança do motorista depende justamente desses rolamentos, que devem ser ajustados com precisão para manter a estabilidade do carro na pista.

Ele cumpre a função de suportar cargas mais pesadas e resistir às forças decorrentes da movimentação do veículo. Para que isso seja possível, o cubo deve ter uma estrutura robusta e durável, o que ajuda a preservar a integridade da roda e do sistema de suspensão, mesmo em estradas irregulares.

Quais são os sinais de desgaste nesse componente?

Ao longo do tempo e dependendo das condições de uso do automóvel, o cubo de roda pode apresentar diversos sintomas de que está na hora de trocá-lo, tanto na sua própria estrutura quanto em peças relacionadas. Veja, a seguir, quais sinais de desgastes você deve considerar para o diagnóstico desse item.

Ruídos estranhos

Barulhos que não fazem parte da mecânica do veículo podem denunciar problemas em diferentes componentes. Quando o cubo de roda está desgastado, esses ruídos costumam se assemelhar a  som de moagem, se acentuando ao aumentar a velocidade ou fazer curvas.

Se você receber um cliente reclamando do barulho  vindo da roda ao girar, provavelmente os rolamentos estão gastos, causando um atrito anormal durante o movimento.

Vibrações no volante

Caso o volante esteja vibrando, principalmente em alta velocidade, pode ser um sinal de que os rolamentos chegaram a um ponto de desgaste que está causando instabilidade na roda. Isso faz com que a as vibrações sejam transmitidas para a direção, prejudicando o seu controle.

Folga na roda

Embora a roda tenha certa flexibilidade para permitir o deslocamento do carro, uma folga excessiva, ou seja, movimentos laterais ou verticais anormais quando ela é sacudida, pode indicar falhas no cubo.

Normalmente, isso ocorre devido a deteriorações nos rolamentos. Por exemplo, se a roda se movimentar mais do que o esperado ao ser balançada para os lados, o mecânico deve focar no diagnóstico e se for o caso substituição dos rolamentos.

Superaquecimento da roda

Um aumento significativo na temperatura da roda após o uso prolongado do automóvel pode estar relacionado a anormalidades nos cubos ou rolamentos, o que se deve à fricção excessiva ou falta de lubrificação desses itens.

Como fazer a manutenção preventiva do cubo de roda?

A identificação tardia de problemas nessa peça pode ter consequências graves, pois eles podem provocar a falha completa dos rolamentos, fazendo com que a roda se solte enquanto o carro está em movimento, situação perigosíssima devido ao alto risco de acidente.

A melhor forma de impedir que isso aconteça é por meio da manutenção preventiva. Acompanhe como esse processo pode ser feito na sua oficina.

Verifique o estado dos rolamentos

Comece realizando uma inspeção visual dos rolamentos. Para tanto, levante o veículo com um macaco, gire a roda manualmente e preste atenção se há alguma resistência ou barulho incomum. Caso a resposta seja positiva, é recomendado substituí-los.

Faça a lubrificação adequação

Ainda há no mercado veículos mais antigos cujos rolamentos precisam de lubrificação e uma lubrificação adequada é indispensável para o pleno funcionamento dos rolamentos, já que isso reduz o atrito e previne desgastes prematuros. Sendo assim, avalie se essas peças estão lubrificadas e com graxa apropriada, além de lembrar o proprietário do veículo de que esse cuidado deve ser feito periodicamente. Vale lembrar que os veículos mais modernos os rolamentos não permitem esse tipo de manutenção.

Investigue a presença de folgas

Para analisar se a roda está com um jogo excessivo, é necessário sacudi-la lateralmente e verticalmente. Repita essa ação várias vezes, a fim de detectar movimentos que possam indicar folgas, corrigindo-as com a troca do componente.

Limpe o cubo

Outro passo essencial na manutenção do cubo de roda é limpá-lo. Por isso, limpe toda a sujeira e detritos que eventualmente estejam acumulados nesse local, o que evita danos ao disco de freio.

Como trocar o cubo de roda?

Você fez a manutenção preventiva e identificou defeitos que não podem ser reparados? Diante disso, é preciso trocar o cubo de roda, o que requer alguns cuidados específicos.

Peça adequada para o modelo e ano

Antes de iniciar a instalação verifique se a peça nova é adequada para o modelo e ano do veículo, só então inicie o processo de troca.

Verifique o estado do disco e pastilhas de freio.

Aproveitando que já estão desmontados não custa fazer uma avaliação geral dos componentes de freio, principalmente do disco, se ele estiver empenado vai impactar no resultado do trabalho.

Instale o novo cubo

Na instalação do novo cubo aplique na porca do cubo e da roda o torque recomendado pela montadora do veículo. Torque acima ou abaixo do recomendado podem provocar danos aos novos rolamentos.

Sempre que um cliente procurar a sua oficina relatando sintomas associados a irregularidades no cubo de roda, é fundamental fazer uma inspeção minuciosa, seguida dos reparos necessários. Em se tratando de um componente tão importante para a estabilidade e controle do veículo, a manutenção adequada e em tempo oportuno preserva vidas.

Gostaria de simplificar a reposição de autopeças na sua oficina? Acesse a plataforma Auto Experts e confira os catálogos digitais das marcas da Fras-le!

Posts Realacionados