X

Entenda quais são os cuidados no transporte dos materiais de fricção

Um dos itens mais importantes — e que exigem manutenção e avaliação constantes — em um veículo de transporte de cargas é seu sistema de freios. Não é à toa que essa parte é uma das que mais passaram por atualizações nos últimos anos a fim de garantir um transporte mais rápido e seguro, além de proteger a vida dos motoristas.

Então, para quem trabalha com logística e precisa manter certos cuidados no transporte, torna-se fundamental entender o que é necessário para garantir um bom estado e funcionamento desses itens. Deseja aprender mais sobre o assunto e como aplicá-lo no seu dia a dia? Aproveite este conteúdo especial da Fras-le para você!

Afinal, o que é o sistema de freios?

Naturalmente, esse sistema é definido pela sua capacidade de desacelerar, interromper o movimento de um veículo ou, ainda, de mantê-lo parado em um determinado lugar. Para ser acionado, ele depende de uma alavanca ou de um pedal, ambos manuais.

Na prática, funciona da seguinte maneira: a pressão para um veículo parar se dá por meio do freio a disco, que funcionam através de pastilhas acionadas por uma pinça hidráulica. No caso do freio a tambor, que fica na parte traseira, o processo é mais demorado, pois depende de lonas para gerar atrito nas rodas— e, assim, o caminhão pare. Conheça a seguir quais outros componentes são essenciais.

Alavanca

O uso da alavanca só é recomendado quando se deseja que o veículo fique parado — e não para reduzir sua velocidade. Isso se explica pelo seu funcionamento: ao ser acionado, apenas as rodas traseiras do caminhão são frenadas.

Cilindro mestre e cilindro de roda

Composto de ferro fundido ou alumínio, o cilindro mestre age realizando a conversão da força mecânica em pressão hidráulica. Apresenta um ou dois pistões e um reservatório para fluido. Já os cilindros de roda têm a função de movimentar as sapatas, o que ocorre por meio dos pistões, ao serem ativados pelo fluido, que empurram as lonas contra o tambor.

Tambor

O tambor se assemelha ao disco de freio. Seu objetivo é criar um atrito e, assim, diminuir a velocidade do veículo. Ele fica nas rodas traseiras, é fabricado em ferro fundido e seu formato lembra o de uma panela de cozinha.

Pastilhas

Elas são um dos componentes responsáveis por criar atrito, ou seja, promover o aumento da resistência contra o deslocamento, o que leva ao estacionamento do caminhão. Um item de fricção essencial para reduzir a velocidade do automóvel.

Pinça de freio

A pinça é o componente que serve como suporte para as pastilhas, protegendo-as e pressionando-as contra o disco.

Pistão

Por fim, os pistões são quem empurram as pastilhas contra o disco, assim que o motorista aciona o freio pelo pedal. Ao fazer isso, o cilindro se desloca e as pastilhas são pressionadas, com o auxílio da pinça de freio.

Como promover cuidados no transporte?

Uma vez que o sistema de freios funcione corretamente, os cuidados no transporte e armazenamento se tornam mais fáceis de serem cumpridos na rotina de logística. Selecionamos algumas dicas para facilitar essa atividade e garantir uma boa operação. Confira!

Sinalização da carga

Há muitos profissionais trabalhando nessa atividade — e uma boa identificação da carga pode não apenas agilizar, mas deixar seu trabalho mais fácil e efetivo. Por isso, o produto deve estar identificado adequadamente. Ele exige algum cuidado específico? Quem está habilitado para manuseá-lo? Lembre-se de viabilizar esse tipo de informação a fim de assegurar mais segurança para todos os envolvidos.

Qualidade do armazenamento

Uma das principais preocupações de uma empresa de logística deve ser o armazenamento dos materiais que ela transporta. Isso impacta diretamente nos custos da operação e, principalmente, no cliente final. Antes do transporte, deve ser considerada a particularidade de cada mercadoria.

Na prática, isso vai direcionar o armazenamento. Por exemplo: se o motorista está transportando vinhos, então, eles devem ser levados em caixas bem fechadas, com divisórias firmes, que reduzam o atrito entre esse material (no caso, o vidro) e a ocorrência de estragos.

Cuidado no transporte

Para assegurar uma entrega efetiva, é essencial que as transportadoras realizem um trabalho de conscientização junto a seus motoristas, pois, sendo um dos atuantes na linha de frente, eles precisam compreender sua responsabilidade no cuidado com a carga transportada.

A direção defensiva é uma prioridade para tal. É um cuidado importantíssimo não só para a função em si, mas para zelar pela vida e segurança desses profissionais. Esse tipo de medida evita prejuízos para a empresa e o cliente.

É fundamental o zelo no acondicionamento dos materiais em toda logística na cadeia de transporte a fim de evitar molhaduras, assim como o empilhamento indevido, garantindo que o produto e as embalagens não sofram nenhum dano ou avaria.

Zelo do veículo

Essa dica é válida para qualquer veículo, mas, quando se trata de uma empresa de logística, torna-se ainda mais essencial. É necessário zelar pelo bom funcionamento do carro ou caminhão. Para isso, devem ser realizadas manutenções periódicas, que avaliem de perto essas condições e garantam que sejam reparadas quando houver a necessidade.

Espaços reservados

Os processos de inspeção e monitoramento fazem parte da rotina desse segmento. Técnicas de organização e boa gestão de espaço podem ajudar nessa tarefa e torná-la menos cansativa no dia a dia, especialmente quando ocorre, aliado a ela, um trabalho de conscientização para que todos os envolvidos cumpram seu propósito.

Sem mencionar que ajuda a economizar tempo e priorizar outras demandas mais urgentes. Na hora de sinalizar os espaços reservados, lembre-se de considerar a perecibilidade, manuseio, toxicidade, temperatura adequada, entre outras características.

Adotar medidas como as mencionadas acima é primordial para melhorar a experiência do cliente e se destacar em um mercado tão competitivo, especialmente, em um momento de crise econômica. Aposte nesse diferencial e prepare sua equipe, chamando sua atenção para a necessidade de padronizar os procedimentos operacionais e assegurar mais eficiência no exercício de seu trabalho.

Quando os cuidados no transporte não existem ou não são eficientes, a empresa perde sua credibilidade junto ao cliente, o que impacta em sua reputação no segmento e pode causar prejuízos ainda mais significativos, considerando o avanço das redes sociais e a velocidade das informações que se proliferam no ambiente online.

Nosso artigo sobre cuidados no transporte foi útil para você? Curta a nossa página no Facebook!

Posts Realacionados