Dia do Mecânico

Dia do Mecânico: 5 segredos para crescer ainda mais na profissão

20 de dezembro: Dia do Mecânico. Essa foi a data escolhida para prestigiar os profissionais que sempre nos socorrem quando o carro apresenta um defeito e mantêm nossos veículos em boas condições de uso.

Para você que atua nessa área, deixamos aqui o nosso agradecimento. E, para comemorar essa data, vamos compartilhar 5 segredos que ajudarão você a crescer ainda mais na profissão de mecânico e conquistar mais clientes. Confira!

1. Faça cursos de especialização

O número de veículos circulando pelas estradas brasileiras têm se tornado cada vez maior nos últimos anos. Para se ter uma ideia, a expectativa é que o ano de 2020 encerre com um total de 47,1 milhões de automóveis. Isso significa que, conforme a frota de veículos cresce, a procura por profissionais qualificados também aumenta. 

É fato que o mercado automotivo tem implantado cada vez mais recursos tecnológicos nos sistemas dos veículos. Por esse motivo, é fundamental que você, como profissional, busque se especializar para desenvolver habilidades técnicas que solucionarão as necessidades dos seus clientes. Conheça algumas das especializações mais indicadas a seguir!

Gestão de negócios

Ter conhecimento em gestão de negócios é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da oficina. Isso quando o foco é buscar melhores resultados por meio da utilização de recursos disponíveis na empresa.

Sendo assim, as vantagens de investir em uma gestão de oficina eficiente podem ser notadas na eliminação do retrabalho, na melhor administração do tempo e, sobretudo, na otimização das tomadas de decisões.

Mecânica avançada

Como mencionamos, a disposição de habilidades técnicas, hoje, pode ser vista como um diferencial competitivo que promove a sua empresa. Sendo assim, investir em conhecimentos que vão além do básico é essencial para que você se torne apto para atender demandas que seus concorrentes não conseguirão.

Nesse caso, a especialização em mecânica avançada tem como objetivo ensinar você a entender como funciona tudo sobre determinado sistema de um veículo. Além disso, mostra como manusear corretamente as ferramentas específicas para cada tipo de veículo. Assim, você se torna especialista em determinada área e referência para quem precisa desse serviço.

Injeção eletrônica

A injeção eletrônica se tornou um sistema obrigatório nos veículos fabricados no Brasil. Por isso, entender como funciona esse mecanismo é essencial para o sucesso de seus serviços.

Manutenção de carros elétricos e híbridos

Se especializar em manutenção de carros elétricos e híbridos é tão importante quanto a especialização em determinada área da mecânica. Isso porque aumenta a sua margem de atendimento e prepara sua equipe para lidar com os mais diferentes tipos de serviços. Esse fator, sem dúvidas, é um dos diferenciais que mais garantem o sucesso do seu negócio.

Descarte e reciclagem

Uma oficina mecânica gera resíduos sólidos e químicos diariamente. Por isso, fazer o descarte correto e adotar práticas de reciclagens ajuda a manter o espaço limpo e organizado. E, principalmente, faz com que seu público tenha uma imagem positiva da empresa, pois será viável a preocupação com o meu ambiente.

2. Tenha um cartão de visita

Você quer que seu cliente se lembre da sua oficina? Então, tenha sempre à mão um cartão de visita para oferecer. Por meio desse cartão, o consumidor saberá informações úteis como o nome, o contato e os valores que ela defende. 

Opte pelo QR Code

Representado por um gráfico em 2D, o QR Code é um tipo de código de barras que permite a leitura das informações por meio de uma câmera de um dispositivo móvel. Além da vantagem de armazenar uma quantidade maior de dados, o QR Code tem sido cada vez mais utilizado por empresas que se preocupam com a sustentabilidade e que buscam formas de reduzir os custos com a impressão ao mesmo tempo em que promove a inovação na empresa.

3. Cuide bem do seu estoque

Outra ação que faz toda a diferença no sucesso da empresa diz respeito à boa administração do estoque. Isso porque esse setor influencia diretamente na disposição de materiais e nos prazos que serão utilizados no serviço ou repassados para o cliente.

Tendo em vista que o veículo é o principal meio de transporte de seus clientes, é de se esperar que o motorista queira que o serviço seja finalizado o mais rápido possível. Por isso, é importante garantir que seu estoque tenha os recursos necessários para agilizar o tempo de entrega do veículo.

Para garantir um melhor controle das mercadorias, você pode adotar duas técnicas:

  • PEPS: organizar o estoque conforme a data de entrada dos produtos. Ou seja, a mercadoria que deu entrada primeiro deve sair primeiro. Nesse caso, utiliza o custo do estoque antigo como referência para calcular o preço das vendas;
  • UEPS: o processo é o contrário do PEPS. No UEPS, a última mercadoria que entrar deve ser a primeira a sair. Logo, é utilizado o custo da última reposição do estoque para precificar o valor da venda dos produtos.

4. Esteja nas redes sociais

É fato que as redes sociais têm feito cada vez mais parte da rotina das pessoas. Por isso, se tornou um recurso poderoso para promover as empresas que desejam estreitar o relacionamento com o seu público, oferecer um melhor atendimento ao cliente e expandir o seu negócio.

Mas, para garantir um retorno positivo, é necessário ser ativo nas redes sociais. Nesse caso, vale compartilhar os “bastidores” da empresa, apresentar dicas de manutenções, fazer lives interativas e manter o feed atualizado.

As principais redes sociais que a sua empresa pode (e deve) ter são as seguintes:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • WhatsApp;
  • Telegram.

5. Faça parcerias de sucesso

Quem precisa contar com a ajuda de parceiros sabe que escolher os melhores é essencial para garantir o sucesso do seu serviço. Se esse é o seu caso, saiba que investir em uma gestão de fornecedores faz toda a diferença na melhor administração de suas mercadorias.

Afinal, quando você tem um relacionamento de confiança com os seus parceiros é possível combinar os prazos de entrega e negociar melhores preços e períodos de pagamentos. Por isso, busque estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis que tenham boa reputação e experiência no mercado. 

Lembrando que essa parceria não se limita apenas aos fornecedores de peças e produtos utilizados na oficina, já que é possível firmar acordos com locadoras, concessionárias e motoristas de aplicativos, ok?

Essas foram as dicas que separamos para você em comemoração ao Dia do Mecânico. Muitas delas são ações simples, mas que, quando bem-feitas, podem gerar resultados surpreendentes para o seu negócio.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, saiba como desenvolver uma estratégia de pós-venda em sua oficina!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.