Confira o que é estética automotiva e como incorporar esse serviço na oficina
A estética automotiva é o serviço mais recomendado para quem gosta de deixar seu carro com ar mais sofisticado e mantê-lo com cara de novo. É como mandá-lo ao salão de beleza, com o objetivo de conservar o veículo dentro dos padrões de fábrica ou melhorar ainda mais a sua aparência.
Esse trato no visual não só deixa o veículo aconchegante como também aumenta a sua valorização no mercado, caso esteja pensando em vendê-lo. Em geral, esses serviços são realizados em oficinas especializadas, por profissionais qualificados e treinados para esse trabalho.
Se você quer saber mais sobre como melhorar o visual do seu carro e deixá-lo com uma aparência ainda mais bonita, continue a leitura deste artigo. E conheça mais sobre a estética automotiva. Confira!
O que é estética automotiva?
A estética automotiva é a adoção de técnicas que vão desde limpeza do veículo, serviços de recuperação de pintura e peças desgastadas, até detalhes e personalização do seu carro. Com o objetivo de deixá-lo renovado, com a pintura mais bonita, e de corrigir todos os defeitos este serviço valoriza o seu veículo. De modo geral, seu objetivo é tratar a pintura do carro, em todas as suas camadas, principalmente o verniz e a tinta.
Esse tipo de serviço não apenas restaura a aparência do veículo, como também apresenta uma grande relevância na proteção do acabamento. O que evita a corrosão e a degradação de alguns componentes do carro. Além disso, o cuidado estético pode valorizar muito o carro, por isso vale a pena realizá-lo antes de colocá-lo para a revenda, por exemplo.
Nesse caso, podemos dizer que, com a valorização das vendas de seminovos, a estética automotiva se tornou um serviço ainda mais valorizado. Afinal, o uso dessas técnicas aumenta o valor de revenda.
Por isso, oferecer esse trabalho aos clientes pode agregar valor à oficina, já que aumentar seu leque de opções é uma boa opção para atrair e fidelizar consumidores. Assim, ao entrar no ramo, sua oficina garante vantagem competitiva no mercado e se destaca entre os consumidores que buscam esses serviços.
Quais são as principais etapas da estética automotiva?
Como os veículos merecem cuidados específicos, existem diversos serviços de estética automotiva, que valorizam o automóvel e aumentam a sua vida útil. A seguir, separamos alguns exemplos mais comuns no mercado. Confira!
Higienização interna
A higienização interna talvez seja o mais básico dos serviços de estética automotiva, mas que faz toda diferença. É uma solução que vai a fundo na limpeza interna do veículo, removendo as manchas e as sujeiras mais difíceis de detectar e retirar, assim como é capaz de remover bactérias e fungos, o que é um benefício para a saúde.
Quando bem-feito, esse procedimento inclui a limpeza de teto, painel, portas, vidros, tapetes, carpete e estofados, além do ar-condicionado e do motor.
Em carros com banco de couro ainda existem cuidados especiais após a higienização, para evitar o desgaste do estofado, que se torna visível com o tempo. Nesse caso, recomenda-se a hidratação dos bancos, que usa produtos específicos para criar uma camada de proteção.
Espelhamento e vitrificação
O espelhamento é um método para remover riscos e proteger a pintura e a lataria do carro, trazendo um aspecto mais espelhado e brilhante e mantendo o verniz mais plano. Além disso, por ser um procedimento mais complexo e refinado, o espelhamento tem um valor mais alto do que outras técnicas parecidas.
Para deixar a carroceria ainda mais protegida, alguns clientes também escolhem fazer o processo de vitrificação, que adiciona uma camada de vidro líquido e um produto hidrofóbico (resistente à água).
Além de oferecer resistência contra mudanças climáticas, raios ultravioletas, maresia e sujeiras que danificam a lataria, o brilho e a profundidade de cor também são intensificados. Dependendo do processo, a vitrificação pode durar mais de um ano.
Sanitização com gás de ozônio
O serviço de sanitização é feito por meio do gás ozônio, um sanitizante natural bem mais forte que o cloro no que se refere à capacidade de limpeza.
Com esse procedimento, eliminam-se bactérias, vírus e fungos, além de odores desagradáveis, como cheiro de cigarro, líquidos e alimentos derramados. Dessa forma, é possível prevenir o proprietário do veículo de uma série de problemas à saúde e potencializar a qualidade do ar.
Cristalização de vidros
A cristalização de vidros é um dos serviços da estética automotiva que garante mais segurança ao consumidor, pois o procedimento proporciona a impermeabilização do para-brisa do carro. Trata-se de uma técnica que descontamina e protege os vidros do carro de efeitos danosos. O resultado cria uma espécie de camada protetora e transparente.
Com a cristalização, os vidros ficam protegidos contra a salinidade marinha, respingos, poeira e outras sujeiras que podem aderir à superfície. Assim, após realizá-la, a água é repelida do vidro, o que garante a visibilidade do motorista mesmo durante uma chuva forte.
Martelinho de ouro
O martelinho de ouro é um diferencial a ser oferecido pelas oficinas em seus serviços de estética. O procedimento é voltado para recuperação rápida e pequenos reparos, sem danificar a pintura.
Pequenos arranhões podem ser corrigidos com o martelinho de ouro, que busca manter a estética original sem precisar reconstruir a lataria do veículo.
Como adicionar estética automotiva na oficina?
Para incorporar a estética automotiva na sua oficina mecânica, é necessário, primeiramente, determinar os tipos de serviços que serão desenvolvidos. Os mais comuns são o martelinho de ouro, a higienização e a pintura automotiva, mas, como o mercado é vasto, você pode diversificar os serviços.
O investimento em ferramentas e mão de obra qualificada é obrigatório para o sucesso do negócio. Além disso, ter uma boa localização, com infraestrutura adequada, e divulgar o seu trabalho fará com que a oficina de estética automotiva seja promissora.
Mas, lembre-se que, se você deseja trabalhar com esse tipo de serviço, precisará capacitar toda a sua equipe. Afinal, como abordamos, a estética automotiva precisa ser cuidadosa e feita com os produtos e técnicas apropriadas.
Além disso, vale lembrar que, além dos serviços profissionais, a estética do veículo também envolve a manutenção e o cuidado do proprietário com o carro. Cuidar da funilaria, realizar uma lavagem regular e evitar a utilização de objetos que possam danificá-lo são alguns cuidados específicos que devem ser mantidos com frequência.
Como você pode ver, a estética automotiva recupera a proteção da pintura do carro por meio de processos avançados, assegurando uma aparência de novo e mantendo a lataria protegida por muito mais tempo. Sem dúvidas, é um serviço que vale a pena incorporar na sua oficina!
Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então, não deixe de curtir a nossa página do Facebook, assim você pode acompanhar nossas atualizações!