frenagem regenerativa melhora a performance do carro elétrico

Como a frenagem regenerativa melhora a performance do carro elétrico?

Os motores elétricos são uma tendência em cada vez mais veículos, tanto pela sua economia quanto para diminuir seu impacto ambiental. Hoje, eles contam com sistemas para oferecer bem mais potência, segurança e eficiência energética. A frenagem regenerativa melhora o desempenho do seu carro elétrico.

Este sistema traz vários benefícios para o motorista, sendo um ótimo investimento para quem deseja tem um carro elétrico. Se ele for bem utilizado, pode melhorar sua eficiência energética, economia, entre outras vantagens.

Acompanhe e entenda melhor o que é a frenagem regenerativa, como funciona e os benefícios que ela oferece.

Como funciona a frenagem regenerativa?

A frenagem regenerativa é um recurso utilizado em carros elétricos para converter parte da força da frenagem em energia. Assim, o veículo recupera parte da energia consumida para o funcionamento.

O sistema de frenagem de qualquer veículo requer uma força considerável para interromper o movimento do veículo.

Nos veículos leves comuns, tanto nos híbridos quanto nos elétricos “puros”, a tecnologia usada na frenagem regenerativa é bem simples. Toda vez que o motorista tira o pé do acelerador, um sensor avisa o módulo eletrônico para converter o motor elétrico de tração (ou os motores) num  gerador.

Ele faz isso utilizando o próprio motor elétrico. Ao invés de produzir força para movimentar o carro, ele atua como um gerador, convertendo o movimento do veículo em energia e armazená-la na bateria.

Qual a diferença entre frenagem regenerativa e normal?

Nos modelos comuns, equipados apenas com o motor a combustão, o atrito gerado entre o disco e a pastilha, ou a lona e o tambor, é o grande responsável pela frenagem, transformando a energia mecânica do movimento em calor. É uma tecnologia muito eficiente, mas também é um grande desperdício de peças e combustível.

Na frenagem regenerativa, por outro lado, essa energia pode ser reaproveitada. Assim, você consegue extrair maior eficiência de todo o processo. No caso de carros elétricos, essa energia pode ser utilizada imediatamente em seguida para acelerar o motor e manter seu controle.

Como a frenagem regenerativa melhora a desempenho do carro elétrico?

Adotar um sistema de frenagem regenerativa  melhora consideravelmente a performance do  carro elétrico. Veja a seguir algumas das principais vantagens que ele oferece.

Eficiência energética

A função do motor do carro elétrico é transformar a energia da bateria em energia cinética. Normalmente, toda a energia gerada pela utilização do freio convencional é dissipada na forma de calor. Um grande desperdício para o motorista, considerando que existe a possibilidade de reaproveitar essa energia.

Com a frenagem regenerativa, você pode reaproveitar parte dessa energia, retornando alguma eletricidade para a bateria. Isso aumenta consideravelmente a eficiência de consumo do motor elétrico, reduzindo seu custo a longo prazo.

Prolonga a vida útil dos componentes

Outro benefício indireto desse tipo de frenagem é a redução da pressão sobre o sistema como um todo. Mas, para entender como isso funciona, precisamos explicar algumas coisas.

Primeiro, em um sistema de freios tradicional, parte da energia gerada nas desacelerações se perde na forma de calor, que é o resultado do atrito entre as peças do freio e dos pneus com o asfalto. Como o calor se dispersa no ambiente, ele é a forma de energia que você menos conserva.

Já na frenagem regenerativa, parte dessa energia é convertida de volta em eletricidade. Isso significa que há menos calor no sistema, menos atrito e menor pressão sobre as peças. O resultado é o prolongamento da vida útil de todos os componentes envolvidos.

Frenagem mais segura

O tempo e a distância de frenagem são dois indicadores importantes para a segurança do seu veículo. Quanto mais tempo seu carro leva para interromper seu movimento por completo, maior é o risco de colisão durante o trânsito ou de perda de controle do veículo.

Nos carros elétricos, o mesmo sistema usado para acelerar o veículo também é usado no sistema de frenagem. O processo de reaproveitamento de energia torna a desaceleração mais suave e eficiente, diminuindo consideravelmente o risco de acidentes.

Maior autonomia do veículo

A autonomia energética de um veículo é muito importante para quem dirige várias horas por dia ou quer sair em uma viagem. Hoje em dia, muitos veículos elétricos já conseguem acompanhar o mesmo nível de autonomia de veículos tradicionais ou híbridos, mas ainda com algumas limitações.

A frenagem regenerativa é mais uma forma de reduzir essa diferença. ele permite aproveitar bem mais da energia disponível na bateria do veículo. Assim, você pode continuar dirigindo por várias horas, sem ter que parar para reabastecer.

Vale lembrar que a eficiência do freio regenerativo é notado em grandes cidades onde o anda e para é muito comum e descidas de serra, pois em estradas normais praticamente não há uso do freio.

Redução do impacto ambiental

Um dos fatores que aumentaram a popularidade dos carros elétricos é o seu impacto no meio-ambiente. Como eles não utilizam combustíveis fósseis, sua emissão de gases poluentes é nula, o que evita danos à natureza. Porém, o consumo de eletricidade ainda é um fator a se considerar em seu impacto ambiental.

Aproveitar ao máximo a energia elétrica nesses veículos é outra forma de torná-los mais amigáveis ao meio-ambiente. Como eles consomem uma quantidade menor de eletricidade ao longo do dia, há menor necessidade de abastecer, o que reduz sua demanda.

O que esperar do futuro dos carros elétricos?

Apesar de ainda não serem a norma, os carros elétricos estão ganhando cada vez mais popularidade. Tanto pelo seu menor impacto ambiental quanto por oferecerem uma alternativa mais econômica aos motores a combustão.

Com os avanços na tecnologia, a expectativa é que eles se tornem mais potentes e eficientes. Um dia, eles poderão ser aplicados a veículos mais pesados, os quais percorrem longas distâncias. Até lá, eles já são uma opção econômica para o dia a dia.

Se você tem um carro elétrico, vale a pena utilizar a frenagem regenerativa. Assim, você consegue maior eficiência no consumo de energia, o que torna seu veículo mais econômico e seguro.

Tem mais alguma dúvida sobre esse sistema de frenagem? Então deixe um comentário com sua pergunta e logo responderemos.

Confira mais sobre frenagem em nossas redes sociais: Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.

Fale o que você pensa