X

Garantia de peças automotivas: saiba como funciona

Ao adquirir um produto, a principal preocupação de um consumidor não é apenas se ele vai cumprir sua função conforme promete, mas se sua durabilidade compensará o investimento realizado. Em se tratando de empresas, a cobrança é ainda maior, já que a mercadoria é repassada para os clientes, pondo em risco a reputação e credibilidade da pessoa jurídica. Para isso serve a garantia de peças automotivas.

A garantia é uma segurança para todos os envolvidos, ao mesmo tempo que protege o comprador, dando-lhe a possibilidade de trocar o produto caso seja necessário, mostra que o vendedor assegura a qualidade do que comercializa, ou seja, a procedência não é duvidosa.

Entenda a seguir como funciona!

Como funciona a garantia de peças automotivas?

O código de defesa do consumidor estabelece que peças e serviços tenham uma garantia mínima de 90 dias, isto é, 3 meses. É muito comum encontrarmos prazos mais extensos, como de 6 meses ou 1 ano, porém, essa garantia é conhecida como contratual e não é obrigatória, sendo um diferencial oferecido por alguns fabricantes.

Se uma peça foi adquirida em dezembro, por exemplo, desde o momento da compra, a garantia começa a contar e, teoricamente, o cliente terá até março (dependendo da data) para trocar, em caso de necessidade.

Quais são os defeitos mais comuns?

Uma peça automotiva pode apresentar três tipos de falha e nem sempre tem a ver com a empresa responsável por sua produção. Veja um a um abaixo.

Defeito relacionado a fabricação

Nesse caso a falha é relacionada ao processo de fabricação, projeto ou matéria prima e cabe ao fabricante consertar ou entregar uma nova peça ao cliente.

Defeito relacionado a manutenção

O cliente comprou a peça e o mecânico não a colocou corretamente? Nesse caso, a garantia fica sob a responsabilidade do profissional que realizou a instalação da peça. Sempre procure profissionais qualificados e de confiança para realizar a revisão e manutenção do seu veículo.

Defeito relacionado ao mau uso

Se o dono do veículo adquiriu o produto e o danificou de algum modo ou não realizou manutenções preventivas, ele perde sua garantia, não cabendo ao fabricante devolver um novo ou consertá-lo.

Como evitar problemas com a troca de peças automotivas?

O método mais seguro para evitar dor de cabeça com a garantia de peças automotivas é optar por uma compra consciente. Ao buscar fornecedores confiáveis, que tenham mais tempo de atuação no mercado, o consumidor se resguarda de armadilhas, protegendo seu investimento e também seu veículo, contra produtos de procedência duvidosa.

Na hora de comprar, pesquise sobre a autopeça que está realizando a comercialização da peça bem como sobre o fabricante e certifique-se de que, mesmo com reputação favorável, haja uma garantia adequada para as peças. Para quem vende, trata-se de uma estratégia de fidelização, que demonstra boa vontade e dá mais confiança para o cliente comprar outras vezes.

A Fras-le é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e atua nesse segmento há quase 70 anos. Referência nacional em garantia de peças automotivas, a operação se estende por mais de 120 países, com foco em componentes para os mais diversos automóveis, incluindo os pesados, e um amplo portfólio de componentes. Nossa prioridade é oferecer segurança e inovação para quem confia no nosso trabalho.

Quer conhecer um pouco mais a respeito? Entre em contato com a gente e fique por dentro dos produtos e serviços oferecidos pela Fras-le.

Posts Realacionados