O mercado de componentes automotivos está permeado de fabricantes. Cada um com as suas peculiaridades e virtudes, seja no menor valor ou na qualidade entregue nos produtos. A questão que fica é: você sabe se as peças, lonas e sapatas de freio que você disponibiliza aos seus clientes são as melhores?
E mais: você sabe o quão grande é a importância da escolha ideal de componentes do sistema de freio? Pois bem, este post vai desmistificar o tema. Além disso, essa leitura terá a missão de te conscientizar do por que peças como a lona e sapata de freio Fras-le estão entre as melhores do mercado.
Abordaremos a relevância da escolha de peças adequadas e depois apresentaremos as principais diferenças que uma empresa pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias como a Fras-le tem frente ao mercado. Boa leitura!
Para dar fundamentação técnica e agregar confiabilidade nos temas abordados por este texto, contamos com a colaboração do Engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Fras-le, Norton Hernandez Wille.
Questionado sobre a mesma pergunta que encabeça este tópico Norton justifica:
“As lonas de freio são desenvolvidas especificamente para cada grupo de veículos. Elas têm um coeficiente de atrito específico para cada tipo de automóvel. Um cuidado que tem que ser bastante redobrado é justamente esse: desenvolver um produto adequado para cada tipo de automóvel”.
Você até pode pestanejar sob a ideia de que a maioria das fabricantes têm esse cuidado, no entanto é possível que algumas empresas façam o reaproveitamento de recursos o que pode provocar uma série de problemas no veículo.
E quais seriam os sintomas percebidos na rodagem de um carro com peças inadequadas? O engenheiro cita a deficiência de frenagem, em que o motorista sente a necessidade de aplicar mais força no pedal.
Ele ainda sustenta que esse feedback inadequado do sistema de freio gera uma sensação de perigo. O motorista, habituado a “uma determinada distância de parada do veículo” ao frear um carro de frenagem ineficiente ficará inseguro ao perceber que o veículo não parará no lugar estimado.
Além do tempo e distância de frenagem inconsistentes, o motorista de um carro com peças inadequadas será perturbado por ruídos. Norton explica: “Um veículo que gera ruído a cada frenagem também provoca uma experiência insatisfatória (…) especialmente quando se fala de trajetos urbanos, em que você tem uma frenagem constante”.
Ele complementa dizendo que o conforto acústico é uma preocupação recorrente das montadoras. Também evidencia o esforço contínuo da Fras-le no uso em seus laboratórios de equipamentos que mensuram esse ruído.
Por meio desses testes, os desenvolvedores podem refinar as tecnologias já existentes nos produtos da empresa e, consequentemente, lançar no mercado novos componentes que garantam a satisfação do cliente final.
Para fornecer peças que satisfaçam o seu cliente em longo prazo é fundamental prestar atenção em dois critérios:
A exemplo, aqueles que optam pela comercialização de peças Fras-le, o fazem pela confiabilidade dos componentes em instalações anteriores, renome e representatividade da fabricante no mercado, um controle de qualidade rigoroso e até mesmo pelo alto padrão de atendimento no pós-venda.
O engenheiro reforça: “A Fras-le tem uma equipe especializada em campo para atender a esse tipo de demanda. Nas montadoras, nós temos engenheiros praticamente residentes, profissionais que ficam transitando entre as montadoras para atender a algum tipo de demanda”.
Existem 6 pontos cruciais para compreender a liderança da Fras-le no segmento. Entenda:
A formulação Fras-le permite frenagens com segurança em altíssimas temperaturas, reduzindo o tempo de desgaste da peça.
Diferentemente da concorrência, as peças Fras-le garantem funcionalidade constante, sem variabilidade na eficácia da frenagem.
Como apontado anteriormente, a Fras-le tem uma preocupação capital em relação à emissão de ruídos. Por isso, utiliza do que há de mais tecnológico no setor, em materiais e pesquisas, para garantir o menor nível de ruídos quando comparado a peças similares da concorrência.
Essa é a prática de maior relevância no processo fabril das empresas que buscam apenas a excelência. No caso da Fras-le, o controle é estruturado da seguinte maneira:
A Fras-le é uma das orgulhosas parceiras da Stock Car. Posicionamento conquistado por meio da extensa e dedicada história da empresa no constante desenvolvimento tecnológico.
Na modalidade esportiva, a Fras-Le tem a oportunidade de desenvolver produtos que foram projetados sob a concepção de estado da arte. Sistemas de freio que são castigados nas pistas com a pilotagem extremamente rigorosa dos atletas.
E quer saber de algo fantástico? Todos os produtos utilizados pela Linha Stock Car são utilizados nas linhas de veículos leves e comerciais Fras-le. Todas eles recebem exatamente o mesmo tratamento.
Um dos alicerces da Fras-le e principais motivos para o seu excelente posicionamento no mercado mundial se deve à sua constante atualização. Seja em parcerias com núcleos de desenvolvimento científico-universitários ou em uniões internacionais: a Fras-le busca o conhecimento com o mesmo vigor que o aplica em suas peças.
É sensato concluir esse texto com a consideração final do Norton. Ele pontua que a empresa investe enfaticamente no desenvolvimento e isso reflete na elevação constante da qualidade dos produtos comercializados. Simples assim!
Agora que você está consciente do que a Fras-le representa no mercado de materiais de fricção, já pode entrar em contato conosco e cotar peças de excelência para a sua oficina! Basta acessar a nossa loja virtual!