Motorista

Luz de advertência do freio: como agir caso ela acenda?

O painel do carro oferece várias informações indispensáveis para o motorista. Não apenas enquanto dirige, mas principalmente para facilitar a manutenção e cuidados com o veículo. O melhor exemplo disso é a luz de advertência de freio, um dos principais alertas para levar o carro à oficina.

Caso a luz do freio esteja piscando amarela ou vermelha em seu painel, não é uma boa ideia ignorá-la. Quanto antes você fizer a manutenção necessária, mais fácil será corrigir qualquer que seja o problema. Deixar esse alerta passar despercebido pode, inclusive, aumentar o risco de acidentes.

Acompanhe e entenda melhor o que significa a luz de advertência do freio e como você deve agir quando ela acender.

O que é a luz de advertência de freios?

Como o nome diz, a luz de advertência é um sinal no painel do carro que indica que há algum defeito. Você encontra luzes para indicar vários tipos de problemas, como a falta de combustível, portas trancadas, injeção elétrica, temperatura do motor e, claro, o estado dos freios.

Em condições normais, estas luzes são brancas, azuis ou verdes, sinalizando apenas que o componente em questão está ativo. Luzes amarelas ou laranjas indicam um alerta menor, que não compromete o funcionamento imediato do veículo. Já a luz vermelha é sinal de um defeito grave, o qual compromete sua segurança.

Qual a importância?

Mesmo que você seja um motorista bem atento, dificilmente vai conseguir observar todas as mudanças de funcionamento do seu veículo. Especialmente aquelas que não são visíveis a menos que você desmonte partes do carro.

A função principal dessas luzes é evitar que esses defeitos passem despercebidos. Assim que você notar alguma delas acessa no seu painel, o ideal é agir imediatamente. Assim, você consegue realizar uma manutenção preventiva adequada e evita maiores complicações.

Por que a luz de advertência de freios acende?

A explicação mais simples é que ela é uma resposta a um problema no sistema de freios. Caso haja algo errado, como falta de tração ou demora para reduzir a velocidade, o próprio sistema do carro pode identificar estes casos e alertar o motorista.

Na prática, a luz de advertência não aponta exatamente qual é o problema. Ela apenas indica que os freios estão com algum defeito e que é hora de fazer alguns reparos de emergência. Para ter um diagnóstico completo, você precisa entrar em contato com um mecânico.

Como agir caso a luz de advertência de freios acenda?

Se você viu uma luz vermelha no seu painel, não entre em pânico. O mais importante é estar atento e saber o que fazer. Veja aqui algumas orientações que vão te ajudar.

Confira o nível do fluido de freio

Um bom ponto de partida é fazer algumas verificações no carro, a começar pelo fluido de freio. Ele transmite a força do pedal de freio para as rodas, criando tração entre as pastilhas e o disco. O atrito entre as peças é o que faz a parada das rodas.

Com o tempo, o fluido pode ficar contaminado ou mesmo extravasar, resultado da pressão e da temperatura. Quando isso acontece, você deve verificar se o nível do fluido está mais baixo que o normal. E, se estiver, é hora de fazer sua troca.

Avalie as pastilhas de freio

Outro componente que pode ativar a luz de advertência de freio são as pastilhas. Como mencionamos acima, elas são responsáveis por produzir o atrito com o disco de freio, o qual desacelera o veículo. Sendo assim, elas devem sempre estar em boas condições para proporcionar mais segurança.

Da mesma forma que o fluido de freio, as pastilhas também se desgastam com o tempo. Após certo limite, elas devem ser substituídas. Caso contrário o sistema de freios perde tração.

Veja se o freio de estacionamento está ativado

Há casos em que a luz de advertência acende, mas não fica piscando. Isso geralmente indica que o freio de estacionamento do veículo está acionado, não que há um defeito no sistema de frenagem.

Por outro lado, se o freio de estacionamento não estiver acionado e a luz de advertência continua acesa, então pode haver outro problema. Seja nos freios ou no próprio sistema de alerta.

Busque assistência especializada

A luz de advertência de freios indica que há algum problema, mas não esclarece qual é o problema. Pode ser uma questão de limpeza dos freios, troca de componentes, entre várias outras questões.

Se você está em dúvida, o ideal é buscar a ajuda de um mecânico especializado para fazer o diagnóstico. Assim, você conta com informação mais completa sobre o problema, além de alguém que entenda qual é a melhor solução.

Quais os riscos de ignorar?

Muitos motoristas cometem o erro de ignorar a luz de advertência no painel, especialmente quando não notam alguma mudança no comportamento do veículo. Porém, isso pode ocasionar problemas ainda mais graves. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Maior risco de acidente

O sistema de frenagem do carro é um dos componentes mais importantes para garantir a segurança do motorista no dia a dia. É ele que permite o controle adequado do veículo em situações de emergência. Quando ele apresenta qualquer problema de funcionamento, o risco de haver uma colisão no trânsito ou de perder o controle da direção é bem mais alto.

Desgaste de outros componentes

Quando os freios não exercem sua função adequadamente, outros componentes do veículo sofrem maior pressão, principalmente os pedais, rodas e o motor. Isso faz com que todas essas peças se desgastem mais rapidamente, criando outros problemas no funcionamento do veículo. Uma manutenção ativa é a melhor forma de evitar que esses problemas se propaguem.

A luz de advertência de freios é um alerta importante sobre o funcionamento do veículo. Se você notar este sinal no seu painel, não espere. Faça uma verificação imediata ou leve o veículo até o mecânico. Quanto mais você esperar, mais esse defeito tende a se agravar.

Este artigo te ajudou? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a responderem corretamente a esse alerta. E nos siga em nossas redes sociais para saber mais sobre esse e mais assuntos do mundo automotivo: Facebook, Instagram e no LinkedIn.

Compartilhar
Publicado por
Fras-le