Manutenção de motos: vale a pena investir nesse segmento?

As motos são um meio de locomoção fácil de ser usado, rápido e que tem baixo custo em virtude dos gastos de combustível. Acontece que muitos ainda as veem como símbolo da juventude e de liberdade. Já para outros, elas são um equipamento utilizado para atividade profissional ou para se locomover até o ambiente de trabalho. Sendo assim, apostar no ramo de manutenção de motos é uma boa opção para aqueles que desejam empreender.

É fato que várias pessoas têm optado por adquirir esses veículos. Afinal, se a procura por esse tipo de locomoção é grande, consequentemente, a busca por mecânicos de motocicletas também aumenta.

Se você tem interesse em atuar nessa área e quer saber mais sobre o ramo de manutenção de motocicletas, saiba que está no lugar certo. A seguir, vamos mostrar todos os detalhes desse segmento. Confira!

Como é o ramo de manutenção de motos?

Uma dúvida frequente de quem deseja entrar no ramo de manutenção de motos é como se tornar um especialista e quais são os benefícios de empreender nesse setor.

Afinal, o que faz um técnico em manutenção de motos? Resumidamente, é ele quem repara, desmonta, lubrifica, troca e regula todas as peças para garantir o bom desempenho da motocicleta e a segurança do condutor.

Vale a pena entrar nesse segmento?

Nos últimos anos, a quantidade de motocicletas no trânsito aumentou significativamente devido aos engarrafamentos, poucos locais para estacionar e pela facilidade que elas propiciam de chegar ao seu destino mais rápido. Por isso, com mais motos nas ruas, é necessário um número maior de profissionais habilitados a trabalhar com esse tipo de manutenção.

Se você tem interesse ou é uma pessoa da mecânica que gosta de trabalhar com motos, saiba que esse é um ramo próspero, mas que requer qualificação profissional. Apesar de existir pouca concorrência, é necessário aperfeiçoar o seu trabalho para se destacar, pois a área requer um serviço de qualidade e segurança.

O que é preciso fazer para se especializar nessa área?

Em primeiro lugar, é preciso estudar tudo sobre as motos. Existem cursos profissionalizantes que podem ser boas opções e, hoje em dia, essas especializações podem ser encontradas de diversas formas, online ou presencial.

Mas não basta só ter conhecimento, é necessário ter mais alguns requisitos. Veja a seguir mais detalhes!

Cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes são ótimas opções para aqueles que desejam atuar no ramo, de manutenção de motos. Por meio deles, será possível aprender sobre os componentes do veículo, sistema elétrico, válvulas, amortecedores, pneus etc. Atualmente, esses treinamentos podem ser encontrados em várias instituições de ensino.

Materiais online

Uma ótima opção para quem tem interesse em aprimorar seus conhecimentos é a utilização de materiais disponíveis online. É possível encontrá-los em forma de vídeos no YouTube, em outras plataformas ou também em e-books.

Cabe a você escolher qual meio mais interessa, porém, lembre-se de que esses materiais precisam vir de fontes confiáveis, produzidos por profissionais qualificados e que realmente entendem do assunto.

Localização ideal

A localização da oficina é um ponto importante que pode comprometer a expansão do empreendimento de manutenção de motos. Diante disso, é necessário levar em conta alguns detalhes relevantes, como a visibilidade da sua oficina.

Um local centralizado e próximo de avenidas que se conectam com outras ruas pode ser uma boa opção. Entretanto, é preciso considerar a segurança do bairro, a existência de estacionamento próprio ou facilitado, o valor do aluguel etc.

Parte burocrática

Para que tudo saia conforme o planejado, é fundamental atentar para a parte burocrática. Isso porque é crucial fazer a abertura correta da oficina mecânica. Primeiramente, você deve providenciar o CNPJ empresarial. Em seguida, tenha em mãos o alvará de funcionamento do local e o laudo do Corpo de Bombeiros.

Caso você tenha dúvidas, o ideal é contar com o auxílio de um profissional da contabilidade. Seguir todos esses passos e ter tudo em dia é fundamental para o bom andamento dos negócios. Atender às exigências legais, afinal, é indispensável para atrair clientes e para evitar problemas com a Receita Federal e a Prefeitura do seu município.

Estrutura necessária

Uma mecânica especializada em manutenção motos deve ter ferramentas e equipamentos apropriados. Mas, para isso, leve em conta o movimento esperado e o tamanho do local de trabalho, já que ambos os pontos são primordiais para entregar um bom serviço aos clientes e fazer com que eles retornem futuramente.

Investir em equipamentos de qualidade e de marcas renomadas pode fazer a diferença no rendimento do dia a dia e possibilitar a obtenção de resultados melhores nos serviços prestados. Logo, pense e coloque todos os detalhes relacionados à demanda na ponta do lápis. Não adianta investir em equipamentos grandiosos ou em mais quantidades de máquinas se não houver serviço, tendo em vista que, em vez de gerar lucros, elas trarão novos gastos.

Contudo, um equipamento que vem sendo muito utilizado é o scanner para motos, pois ele possibilita identificar os problemas com mais agilidade e resulta na economia de tempo dos mecânicos, evitando o retrabalho e a perda de materiais. Essa máquina, com certeza, tornou-se essencial para uma oficina mecânica especializada em motos.

Funcionários capacitados

Você pode iniciar os trabalhos por conta própria, mas é bom ter mecânicos capacitados para ajudar nos trabalhos diários. Faça entrevistas antes de contratar as pessoas e avalie se os candidatos, além de terem estudo na área, também têm experiências com motos. Se for possível, peça os certificados e coloque uma cópia na parede, porque essa atitude demonstra seriedade.

Como se diferenciar nesse segmento?

A especialização na área é um diferencial competitivo em relação à concorrência. Os clientes têm preferência por locais que disponibilizam mecânicos capacitados e experientes no trato com esse tipo de veículo.

Então, agora que você já sabe como fazer para se tornar um profissional capacitado no ramo de manutenção de motos, não deixe de fazer cursos na área. Lembre-se de investir na abertura de seu negócio e de oficializá-lo conforme as leis municipais e estaduais. Isso permitirá ter sucesso no seu ramo de atuação.

Gostou do nosso post sobre manutenção de motos? Entre em contato e tire suas dúvidas sobre este e outros temas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa