O profissional mecânico da linha pesada possui um mercado bastante diversificado de serviços, já que esse segmento conta com uma grande demanda de clientes em virtude das características dos veículos pesados empregados para trabalho. Com isso, há uma maior recorrência de manutenção preventiva do caminhão, exigindo maturidade do profissional para poder oferecer um serviço de qualidade e se despontar no mercado em que atua.
Nesse sentido, é preciso ter bastante conhecimento sobre os procedimentos de uma revisão preventiva, já que esse é um dos processos mais importantes quando o assunto é garantir a conservação e o bom estado do bem dos seus clientes. Podemos apontar vários aspectos que devem ser pensados no protocolo de manutenções, como é o caso das principais peças a serem revisadas, prazos para cada visita técnica etc.
Sendo assim, para você aumentar os seus conhecimentos sobre o tema, preparamos este artigo contendo os principais pontos para ficar atento na manutenção preventiva de caminhões. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Como a manutenção preventiva funciona?
Antes de mais nada, é importante falarmos sobre o que é a manutenção preventiva e qual a sua importância para a boa performance do caminhão. Basicamente, essa é uma estratégia de revisões que cumpre a finalidade de antecipar os cuidados antes de ocorrer algum tipo de avaria. Para que esse procedimento seja feito no tempo correto, são levados em conta alguns dados, como prazo de vida útil de peças e sistemas, além das características de uso do veículo.
Com relação a esse último ponto, vale ressaltar que os profissionais mecânicos devem ter bastante atenção no tipo de atividade desempenhada pelo veículo e quais são as circunstâncias de uso enfrentadas por ele. Isso porque esses fatores influenciam diretamente na dinâmica de formulação das revisões preventivas.
Para você entender, imagine um caminhão utilizado com uma maior frequência em estradas de terra com pistas acidentadas. Nesse caso, a medida correta será aumentar os encontros de revisões, já que as peças e componentes do veículo estão mais sujeitos a problemas mecânicos em virtude do contexto de uso do caminhão.
Por outro lado, um veículo que roda em boas pistas e não é sobrecarregado de modo frequente pode ter que ir menos vezes até a oficina. Lembrando que a forma de condução do motorista também influencia bastante na saúde e longevidade das peças.
Indivíduos que praticam vícios e ações incorretas, como frenagem e arrancadas bruscas, uso incorreto das marchas e permanência constante do motor em alto giro podem acabar diminuindo a vida útil de peças e sistemas, fazendo com que o caminhão tenha que voltar mais vezes à oficina. Por conta disso, o aconselhado é que o mecânico instrua o seu cliente sobre as melhores práticas a serem adotadas para conservar o estado do veículo.
Quais os pontos para ficar atento na hora da manutenção preventiva do caminhão?
Agora que você tem uma melhor noção sobre como a manutenção preventiva funciona e qual a sua importância para a boa performance do caminhão, é de grande valia conferir quais os principais itens que devem participar do cronograma de revisões. Acompanhe agora os 6 itens essenciais!
1. Óleo do motor
O óleo do motor é responsável por promover a lubrificação das peças internas do motor e, assim, garantir o bom funcionamento de todo o sistema. Esse líquido cria uma espécie de película entre as partes metálicas, de modo que elas não entrem em contato direto umas com as outras. Por conta dessa importante função, a falta de manutenção desse sistema pode ocasionar graves defeitos no motor, como a danificação de bielas, anéis, válvulas etc.
2. Freios
Os freios compõem um dos sistemas mais importantes do caminhão, uma vez que cumprem a função de controlar a velocidade do veículo. Por conta da função desses veículos, que normalmente transportam cargas pesadas, o sistema acaba sendo constantemente sobrecarregado.
Por ser um mecanismo diretamente ligado à segurança, deve ser revisado de forma periódica a fim de antecipar os cuidados e evitar imprevistos durante o uso do caminhão.
3. Pneus
Assim como os freios influenciam na segurança do veículo, os pneus também estão no mesmo grupo, pois, são responsáveis por promover a estabilidade e a aderência do veículo em meio a diversas situações de clima e infraestrutura das rodovias.
Nas revisões preventivas, é preciso inspecionar a altura dos sulcos e a qualidade da banda de rodagem, bem como se há o desalinhamento da superfície desse componente.
4. Motor
O motor abarca uma série de componentes, incluindo sensores, atuadores, peças mecânicas, sistemas elétricos e vários outros itens indispensáveis para o perfeito funcionamento do veículo. Por conta disso, sempre é importante separar um tempo na manutenção mecânica para averiguar a qualidade dos itens do motor. Além do mais, é necessário ficar atento a possíveis sintomas de avarias, como ruídos anormais, vazamentos e trepidações.
5. Sistema elétrico
O sistema elétrico inclui vários sistemas que promovem o funcionamento do motor e de outras partes do veículo. No caso do motor, existem algumas peças específicas que devem ser avaliadas, como bobinas, alternadores, motor de arranque etc. Além disso, também é necessário ficar atento ao conjunto de iluminação, pois esses acessórios são responsáveis por promover todas as possíveis sinalizações do veículo. A falha desses componentes pode causar acidentes no trânsito.
6. Filtros de óleo e ar
Por fim, não podemos deixar de citar os filtros de ar e de óleo. Essas peças fazem o trabalho de reter impurezas que prejudicam os sistemas. Geralmente possuem prazos de troca específicos, mas podem precisar de substituição antecipada, dependendo do uso do caminhão. Por isso, inclua esse item nas manutenções preventivas.
Essas foram as principais informações acerca dos pontos aos quais você deve ficar atento na manutenção preventiva de caminhões. Vale salientar a necessidade de o profissional mecânico buscar constantemente o aperfeiçoamento dos seus serviços e a qualificação profissional para acompanhar a demanda de serviços mecânicos da linha pesada. Além do mais, é importante saber orientar os seus clientes a respeito dos cuidados para aumentar a vida útil de seus veículos.
Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!