
Motor de partida: 3 sinais de que ele está com problema
O processo de ignição inicial de um veículo é bem mais complexo do que aparenta. Dar o impulso inicial no motor principal para que o carro entre em movimento exige mais esforço do que apenas para mantê-lo em movimento. Por isso é utilizado um sistema auxiliar, o motor de partida, também chamado de motor de arranque. Sem esse sistema, dificilmente você consegue dar a partida no carro com segurança. Reconhecer sinais de defeito no motor de partida vai te poupar muitas dores de cabeça no futuro. Entenda como funciona o motor de partida e quais são os sinais mais comuns de defeitos.
COMO O MOTOR DE PARTIDA FUNCIONA?
A função do motor de partida é transformar a energia elétrica em mecânica, causando o primeiro movimento no motor principal. Para exercer essa função, ele faz uso dos seguintes componentes:
- Chave magnética: responsável por avançar o pinhão para dar partida;
- Escova: estabelece contato elétrico entre a o induzido e o motor de partida;
- Pinhão: responsável pelo movimento inicial do motor;
- Induzido: auxilia no movimento do pinhão através de um campo magnético;
- Solenoide: base para a criação do campo magnético do motor de partida.
Na prática, quando o condutor dá a partida, a eletricidade da bateria aciona o solenoide, que tem um efeito de alavanca no propulsor. Assim, o veículo entra em movimento mais facilmente.
Esse processo é comum em carros e caminhões. Já nas motos com partida elétrica, acontece de forma diferente. É a placa de partida que tem o trabalho de conectar e desconectar o sistema do volante.
O QUE PODE ALTERAR SEU FUNCIONAMENTO?
Precaução é a melhor forma de evitar problemas no motor de partida. Confira aqui quais são as principais causas de defeitos que você deve evitar.
COMBUSTÍVEL ADULTERADO
Uma gasolina adulterada é capaz de estragar as velas, a bomba de combustível, contaminar os sensores, entupir os bicos injetores e afetar o funcionamento do motor: tanto o principal como o de arranque. Por isso é importante tomar cuidado na hora de abastecer.
Qualquer alteração nos componentes do sistema de alimentação do motor vai tornar a partida mais longa e consequentemente sobrecarregar o motor de partida.
TEMPO DE USO
Todas as peças do carro se desgastam com o tempo, incluindo o motor de partida. Alguns cuidados como evitar partidas longas, submeter o veículo a alagamentos ajudam a prolongar sua vida útil, mas sempre chega um momento em que ele precisa ser trocado.
Fique atento à quilometragem do veículo e programe suas visitas à oficina ao longo do ano. Quando alguma peça estiver perto do limite, você pode trocá-la com antecedência e evitar um prejuízo maior.
ESTADO DA BATERIA
Se a bateria estiver precisando ser trocada, o motor de partida é uma das primeiras peças que vai falhar. Isso porque ela é uma das que mais exige da bateria. Quando não há carga suficiente, o motor não consegue iniciar seu funcionamento.
Esse é um problema fácil de notar, já que afeta vários outros aspectos do funcionamento do seu carro. É apenas uma questão de encontrar uma bateria nova o quanto antes.
CLIMA
A temperatura do lugar onde você mora também influencia no bom funcionamento do motor de arranque. Para quem usa etanol, então, é ainda mais complicado, porque em climas muito frio ele demora a vaporizar. Por isso o sistema auxiliar de partida a frio deve estar sempre em perfeita ordem.
Uma das formas mais fáceis de notar algum problema no motor é se ele estiver mais lento, no momento que se gira a chave de partida.
QUAIS SÃO OS SINAIS DE QUE O MOTOR DE PARTIDA ESTÁ COM PROBLEMAS?
Nem todos os problemas carecem de uma avaliação mecânica urgente. Mas quanto antes o condutor os notar, mais fácil é fazer a manutenção. Além de evitar alguns custos extras.
Conheça a seguir os principais problemas que aparecem no motor de partida.
PESO NO MOTOR
Foi dar a partida e percebeu que havia algum atrito no giro inicial do motor? Neste caso uma investigação por um profissional qualificado será necessária. Se ele confirmar que a falha está no motor de partida, a solução pode ser a substituição das escovas, rolamento e bucha. O mais complicado neste caso é o diagnóstico correto.
Esse mesmo sintoma surge quando o induzido está ruim. Essa peça, que fica próxima à bobina, age conduzindo a energia elétrica, promovendo o trabalho dos demais itens. Se o motor já tem algum tempo de uso e está naturalmente desgastado, o induzido pode tornar o funcionamento do motor mais difícil e pesado. Assim, o mecânico precisa realizar a troca completa, pois geralmente o componente está completamente danificado.
ESTALOS
Se o carro está com dificuldade para dar a partida e, com isso, apresenta um ou outro estalo, talvez a chave magnética precise ser substituída. Nesse caso, esse componente gera o campo magnético necessário para que o motor funcione, porém ele não se mantém. Para resolver, apenas trocando a peça.
RUÍDO AO LIGAR
O ruído é um dos sinais mais comuns de que algum sistema veicular está defeituoso. Por isso, é imprescindível uma análise completa do motor e do sistema elétrico do carro. Somente após essa avaliação geral será possível identificar o problema real.
Se você identificar os problemas no motor de partida com antecedência, não será difícil fazer a manutenção necessária. É um pequeno investimento de tempo e recursos, mas que evita paradas inesperadas e aumento no custo do reparo.
Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube — siga nossos perfis e fique por dentro de todas as novidades!