Mulheres na oficina mecânica
Tradicionalmente, especialmente em núcleos familiares, os homens sempre tenderam a assumir o trato de assuntos relacionados a automóveis. No entanto, essa realidade tem mudado, já que o número de mulheres na oficina mecânica cresce progressivamente e elas estão cada vez mais empenhadas em tomar as rédeas das questões que envolvem a manutenção de seus veículos.
Hoje, aquela obsoleta e arcaica divisão entre os sexos perdeu força e as mulheres estão mais independentes e empoderadas para lidar com temas que já foram tabu para o gênero feminino.
Com isso, empreendedores (e empreendedoras) do ramo de oficinas mecânicas, precisam rever a forma como o negócio são geralmente conduzidos. Não há mais espaço para machismos e os funcionários precisam aprender a lidar com esse público caso a oficina não esteja disposta a perder clientela — especialmente entre um público que só tende a aumentar.
Pensando nisso, neste post falaremos sobre mulheres na oficina mecânica e daremos algumas dicas valiosas sobre como atender esse público corretamente. Acompanhe!
A quantidade de mulheres com habilitação de motorista cresceu, assim como a presença feminina em serviços como: motoristas de ônibus, caminhões, táxis e serviços de carros particulares. No entanto, o número de mulheres nesse setor ainda é baixo, e o preconceito enfrentado por elas ainda é grande.
As indústrias e empreendimentos automotivos estão atentos para esse crescimento da quantidade de mulheres no mundo automobilístico, pois atualmente a preocupação em fabricar veículos modernos, com muitos acessórios tecnológicos e com condições melhores de ergonomia, são as principais características buscadas por elas na hora de comprar um carro.
O interesse feminino por automóveis tende a crescer ainda mais, à medida que as montadoras se preocupam em criar modelos que cumpram as preferências desse novo grupo de clientes.
Além do aumento do interesse delas pelo design de automóveis e seus acessórios, o engajamento do público feminino vem crescendo cada vez mais, e muitas mulheres buscam conhecer mais sobre os aspectos mecânicos de seus carros.
E não é só como clientes que as mulheres estão marcando presença nas oficinas mecânicas, o interesse desse grupo por profissões que foram taxadas por muitos anos como masculinas, começam, também, a ser ocupadas por mulheres.
Em cursos de engenharia é comum que a maioria dos estudantes sejam do sexo masculino, no entanto o número de matrículas femininas tem crescido cada vez mais, contribuindo para acabar com a predominância masculina na área. Hoje, já é de conhecimento público que talento não depende de gênero, e na área mecânica elas também conseguem dar conta do recado!
Lidar com o público feminino significa, é claro, repensar velhos hábitos e entender que em muitos casos a cliente precisará de uma assistência mais detalhada e atenciosa. Afinal, esse é um nicho que muitas vezes ainda está se familiarizando com o universo automotivo.
A seguir falaremos sobre as melhoras práticas para melhorar o atendimento da sua oficina mecânica para o público em geral e, é claro, para o público feminino. Confira:
Seus funcionários precisam entender que nem todos os clientes sabem como funciona um veículo. Por isso, ele precisa não só ouvir o/a cliente como também ter paciência para explicar o que será realizado no veículo.
Enquanto o automóvel estiver na oficina, é interessante oferecer uma espécie de status atualizado sobre o andamento da revisão ou manutenção do veículo. Dessa maneira, a clientela não precisará ficar ligando para saber quando o automóvel estará pronto. Isso poderá ser feito por mensagem, e-mail, telefonema ou até mesmo WhatsApp.
A imagem de uma oficina repleta de sujeira e cheia de pôsteres de mulheres espalhados pela parede é ultrapassada. Ainda que seja difícil evitar graxa e poeira, manter a organização e a limpeza agradará não somente ao público feminino.
É imprescindível pensar no bem-estar dos seus clientes, vale ressaltar que pôsteres que objetificam as mulheres podem ser de extremo mau gosto, deixar de colocar ou até mesmo retirar caso tenha algum é um passo simples para que elas sintam-se mais confortáveis no ambiente.
A demora é um dos principais motivos de insatisfação de clientes e motivo pelo qual muitos não voltam a contratar o serviço. Por isso, a agilidade deve ser sempre priorizada. Para tanto, manter um bom estoque de peças é primordial. Desse modo, você não precisará atrasar entregas em função de demoras para de chegada dessas mercadorias.
Avalie quais itens têm maior saída e negocie bons preços com fornecedores para que seu estoque esteja sempre abastecido. Além disso, é bom ter fornecedores próximos e que possam te atender rapidamente em casos de emergência.
Outro ponto muito importante para agradar a todos os clientes é a pontualidade no cumprimento de prazos preestabelecidos. Para evitar contratempos, procure sempre priorizar prazos estendidos e antecipe a entrega, desse modo você garante o que foi dito e surpreende o cliente de forma positiva.
Poucas coisas queimam tanto o filme de uma oficina quanto alguém levar um veículo para manutenção e, em pouco tempo, ele voltar a apresentar o mesmo problema. Por isso, sempre que concluir um atendimento, deixe claro ao cliente que ele poderá voltar a trazer o automóvel caso o problema ressurja ou surjam novos.
Nesses casos, o atendimento deve ser extremamente ágil e atencioso, caso contrário você correrá o risco de aborrecer a clientela e, potencialmente, prejudicar a imagem do seu negócio.
Além disso, ao atender as mulheres na mecânica, ou qualquer outro cliente, pergunte por qual meio preferem se comunicar e mantenha contato pelo meio que ele preferir.
Grandes arquivos, fichas, cadernos e pastas são coisa do passado! Automatizar os dados e informações do funcionamento da sua oficina mecânica é um passo muito importante para otimizar os resultados e conseguir mais segurança e confiabilidade na armazenação de arquivos.
Gostou das nossas dicas para o bom atendimento de mulheres na mecânica? Siga nossas dicas e faça com que sua oficina seja um verdadeiro sucesso entre todos os públicos. Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus colegas e parceiros comerciais nas redes sociais!