O zinabre é uma substância esverdeada que aparece nos terminais da bateria do carro. Ela surge da reação química entre o metal, o ácido sulfúrico e o oxigênio e pode causar problemas como dificuldade para ligar o veículo, perda de carga da bateria.
Mas por que o zinabre aparece? Existem várias razões que podem contribuir para a formação dessa crosta, como umidade, temperatura ou sujeira. Alguns deles são inevitáveis, mas outros podem ser evitados com alguns cuidados simples. Saiba mais!
O que é zinabre na bateria do automóvel?
O zinabre é um nome popular para o sulfato de cobre, um composto químico formado quando o cobre entra em contato com o ácido sulfúrico. Ele pode aparecer na bateria quando acontece o vazamento de ácido da parte interna da bateria ou quando há umidade e oxidação nos terminais de cobre, principalmente se o veículo ficar parado por muito tempo.
Para evitar o zinabre na bateria, é preciso manter a bateria sempre limpa, seca e checar se há vazamentos ou rachaduras na caixa. Além disso, é recomendado fazer uma revisão periódica da bateria.
Quais são os perigos do zinabre na bateria automotiva?
Se a bateria do seu carro já estiver com zinabre, é necessário remover quanto antes, porque ele é um grande vilão para a saúde da sua bateria e do seu carro. Ele pode causar problemas como:
- Redução da capacidade da bateria: o zinabre dificulta a passagem da corrente elétrica entre os terminais da bateria e os cabos do carro, exigindo mais da bateria para fornecer energia ao sistema elétrico
- Falha na partida do motor: se o zinabre estiver muito grosso, ele pode impedir completamente a transmissão da corrente elétrica entre a bateria e o motor, fazendo com que o carro não ligue ou demore para pegar
- Aquecimento excessivo dos cabos e terminais além de danos a componentes como o alternador e motor de partida.
Ao perceber a presença de zinabre na bateria, você deve recorrer à limpeza o mais breve possível. Para isso, você pode tentar limpar por conta própria ou recorrer a um serviço profissional.
Como limpar o zinabre da bateria do carro?
Para remover o zinabre, você deve desconectar os cabos da bateria, começando sempre pelo polo negativo. Depois, use uma escova de aço ou uma lixa para raspar o zinabre dos terminais e dos cabos.
Então, você deve limpar a área com uma solução de água e bicarbonato de sódio, neutralizando a acidez do zinabre. Por fim, é só secar bem os terminais e os cabos com um pano limpo e reconectar a bateria, desta vez, começando pelo polo positivo.
Não se esqueça de conferir se os cabos estão bem conectados e fixados, evitando folgas e mau contato.
E fique atento: use luvas e óculos de proteção, já que o ácido sulfúrico é uma substância tóxica e corrosiva, podendo causar queimaduras na pele, nos olhos e nas mucosas.
Caso não se sinta seguro para fazer a limpeza por conta própria, procure um profissional qualificado.
Agora que você já sabe o que causa o zinabre na bateria e quais são os perigos, que tal conferir outro post sobre cuidados com o carro? Veja o nosso infográfico sobre Revisão de Férias: 4 questões para analisar antes de viajar de carro!