A pastilha de freio é um elemento de grande importância na desaceleração do carro. É um componente que, em contato com o disco de freio, faz com que o veículo reduza o giro das rodas e a sua velocidade.
Entre as principais opções encontradas no mercado estão as pastilhas metálicas, orgânicas e cerâmicas, conhecidas também como de alta performance.
Para que você conheça as especificidades da pastilha de freio de cerâmica, preparamos um conteúdo completo — contando com a contribuição dos nossos engenheiros especializados, Luciano Matozo e Ademir Menetrier. Confira!
Qual é a função da pastilha de freio?
O sistema de freio a disco do veículo automotor tem na sua composição a pastilha, que auxilia na diminuição do giro por meio de um atrito. Ele é gerado quando há o contato dessa pastilha com o disco.
A força de atrito entre a pastilha e o disco faz com que aconteça a desaceleração das rodas. Dessa forma, elas têm sua velocidade reduzida até a sua possível pausa completa.
No entanto, a desaceleração não é a única função da pastilha de freio. Além de diminuir a velocidade do carro, o componente é responsável por algumas características de desempenho, como a ausência de ruídos e uma frenagem livre de vibrações.
Quais as diferenças entre pastilha de freio semi metálica e pastilha de freio cerâmica?
Em primeiro lugar, a pastilha de freio semi metálica é a mais utilizada nos veículos atualmente.
Composição
As pastilhas cerâmicas são confeccionadas a partir de uma variedade de matérias-primas cerâmicas. Sendo assim, elas têm substituição de fibras metálicas ferrosas por outras com base de ligas de cobre.
Já as metálicas são feitas a partir de uma composição de aço, cobre, ferro e grafite. Como resultado, as pastilhas de freio de cerâmica são mais leves e resistentes.
Conforto
O componente cerâmico faz com que as pastilhas sejam mais silenciosas e que tenham um desgaste mais lento. Com isso, há ausência de ruídos e vibrações.
Em condições normais de utilização, o coeficiente de atrito da pastilha de freio de cerâmica é mais estável. Isso proporciona ao condutor uma desaceleração mais progressiva do veículo e um conforto, no que diz respeito à sensação ao pisar no pedal de freio, que é melhor do que em pastilhas metálicas.
O que isso significa? Que com pastilhas de freio de cerâmica o carro percorre uma distância menor até que as rodas parem por completo.
Desempenho
No quesito desempenho, a pastilha de freio de cerâmica também sai na frente. O desgaste do disco é reduzido e isso gera benefícios para o consumidor — uma vez que a troca desse disco acontece menos vezes.
Apesar de ter preço mais elevado do que encontrado nas pastilhas metálicas, as pastilhas de cerâmica têm uma série de diferenciais. Veja a seguir!
Quais os diferenciais da pastilha de freio de cerâmica?
A pastilha cerâmica tem uma elevada proteção ao disco de freio, o que ocasiona um menor desgaste desse componente. As ligas de cobre da pastilha cerâmica favorecem a formação de um filme sobre o disco de freio, que o protege e gera baixo desgaste de disco, prevenindo ruídos de freio.
Isso acontece por meio do filme de fricção que fica à deriva da superfície do disco e que faz com que o coeficiente de atrito existente entre a pastilha e o disco seja mais estável.
Além disso, em função do reduzido desgaste de disco, as pastilhas de freio de cerâmica produzem menos partículas e resíduos que podem vir a ficar aderidos à roda e sujar a mesma.
Outro diferencial é que a pastilha de freio de cerâmica tende a proporcionar uma reduzida propensão a ruídos e vibrações na frenagem. Este benefício pode ser facilmente percebido pelo cliente.
Por fim, não pode ser deixada de fora a questão da pastilha de freio de cerâmica ter um aspecto melhor, se comparada com outros tipos. E, muito além do visual, o desgaste acontece de forma mais regular — o que diminui as chances de vibrações.
Em resumo, confira 5 principais vantagens da pastilha de freio de cerâmica:
Quando escolher uma pastilha de freio de cerâmica?
A pastilha de freio de cerâmica é indicada para motoristas que valorizam desempenho consistente, conforto ao dirigir e baixa emissão de resíduos.
Como vimos até aqui, esse tipo de pastilha custa mais que as convencionais, mas compensa pela durabilidade e menor manutenção. A seguir, confira em quais situações ela é mais indicada!
Veículos de alto desempenho
Carros esportivos ou veículos mais potentes exigem frenagem mais eficiente e com menos risco de superaquecimento — exatamente o que a cerâmica entrega.
Busca de conforto e menor ruído
A cerâmica gera menos poeira e ruído durante a frenagem, tornando a condução mais confortável e silenciosa, ideal para quem busca uma experiência premium.
O que saber antes de escolher a pastilha de freio?
Apostar em marcas de confiança e qualidade faz com que a escolha pela pastilha de freio seja mais certeira. Mas, antes de escolher, siga essas dicas:
As pastilhas fabricadas pela Fras-Le são idealizadas tendo como foco os mercados norte-americanos e asiáticos, altamente exigentes, e para linha de montagem. Por isso, trata-se de um produto totalmente diferenciado, que apresenta elevada redução de ruídos, previne desgastes dos discos, possui coeficiente de atrito estável e é feito em material autêntico, realmente cerâmico!
Aliás, uma última dica: certifique-se de que o componente seja, de fato, fabricado em material autêntico e não como em alguns modelos de pastilhas de freios encontradas no mercado.
Existem opções que utilizam a nomenclatura cerâmica, mas não são de alto padrão ou mesmo não têm composição adequada para serem designadas como tal. Investir em uma peça de reposição de qualidade, como a pastilha de freio de cerâmica, de uma marca conhecida no mercado, evita prejuízos e reclamações.
Agora que você já sabe sobre a importância de optar por componentes confiáveis, acesse a Auto Experts e encontre a opção ideal para o seu carro!