X

Pastilha e fluido de freio: confira as recomendações

O bom estado da pastilha e do fluido de freio é um requisito fundamental para uma frenagem eficiente e segura, o que reduz as chances de acidente no trânsito. Mas você sabe quais são os cuidados adequados que deve ter com esses componentes tão importantes para o seu carro?

Se você ainda tem pouco conhecimento sobre pastilha de freio e fluido, não se preocupe! Nós preparamos um conteúdo completo, abordando dicas desde para a escolha até para a manutenção dessas peças. Confira tudo o que você deve saber sobre o assunto para deixar o seu automóvel seguro!

Quais são os cuidados necessários com a pastilha e fluido de freio no dia a dia?

A forma como você dirige ou o peso que transporta no seu veículo pode influenciar diretamente na vida útil do conjunto de frenagem. Estar ciente disso ajuda a prolongar a vida útil desses itens. Veja, abaixo, dicas indispensáveis para preservar a pastilha e fluido de freio no seu dia a dia.

Não freie bruscamente

Frear bruscamente com frequência acelera o desgaste das pastilhas de freio, fazendo com que ela tenha que ser substituída precocemente. Para evitar esse problema, é importante que você permaneça atento ao trânsito e às condições da estrada, o que ajuda a identificar possíveis obstáculos ou situações que exigem a redução da velocidade antecipadamente.

Além disso, é recomendado manter uma distância segura do veículo à sua frente, tendo espaço suficiente para frear gradualmente, caso ocorra algum imprevisto.

Avistou sinais e semáforos? Reduza a velocidade progressivamente, o que permite que você pare de forma mais suave, sem danificar as pastilhas e fluido de freio ao longo do tempo.

Evite o sobrepeso no carro

Se você é do tipo que está sempre carregando mais peso do que deveria no seu carro, saiba que isso afeta a saúde das pastilhas de freio. Portanto, antes de qualquer coisa, consulte o manual do automóvel e informe-se sobre a capacidade de carga do veículo, evitando ultrapassá-la no seu cotidiano.

Não carregue pesos desnecessários. E, caso seja obrigado a transportar objetos mais pesados, distribua a carga de forma equilibrada, para não ficar concentrada apenas em uma área específica, o que mantém o automóvel estável, preserva a sua suspensão, pneus e sistema de freios.

Não realize frenagens prolongadas

Frear de forma prolongada, o que é comum em descidas longas, pode causar o superaquecimento do fluido, causando a sua degradação prematura.

Nessa situação, é indicado antecipar as paradas, diminuir para marchas inferiores ou acionar o freio motor. É possível, ainda, realizar frenagens intermitentes, o que possibilita que os freios esfriem entre uma freada e outra.

Mantenha o sistema de freios fechado

A exposição do sistema de freios à sujeira e umidade pode contaminar e alterar o fluido, interferindo na sua qualidade e eficiência. Por isso, os tampões do reservatório do líquido de frenagem devem ser mantidos sempre fechados.

Como escolher pastilhas e fluido de freio?

Basta fazer uma rápida pesquisa de mercado para constatar que há uma grande variedade de marcas e tipos de pastilhas e fluido de freio à venda. Para fazer uma escolha bem-sucedida, que coloque a sua segurança em primeiro lugar, é necessário considerar alguns pontos. Entenda quais são eles.

Conheça as especificações do veículo

Você já parou para ler o manual do seu carro? Essa iniciativa é imprescindível para verificar as especificações do veículo, que determina o tipo e tamanho das pastilhas, bem como de fluido de freio recomendado.

Desse modo, você não corre o risco de utilizar componentes inadequados, que não supram as demandas de frenagem do automóvel.  

Analise o seu estilo de condução

Na hora de comprar pastilhas, é necessário levar em conta o seu estilo de condução, ou seja, se é mais agressivo ou suave, e as condições das estradas que você costuma transitar.

Os motoristas que dirigem em áreas urbanas e enfrentam tráfego intenso, devem optar por pastilhas mais resistentes aos desgastes, já que nesses locais há uma necessidade mais frequente de frenagem, por exemplo.

Avalie o material das pastilhas

As pastilhas de freio podem ser encontradas em diferentes materiais, como cerâmica, semi-metálicas ou orgânicas. Cada uma dessas alternativas apresenta uma capacidade de frenagem, durabilidade e nível de ruído.

As peças em cerâmica proporcionam uma frenagem mais suave, com menor ruído e maior durabilidade. Enquanto as semi-metálicas são eficientes e duráveis, mas geram um barulho mais intenso durante o seu uso, o que pode tornar a condução do carro um pouco desconfortável. Já as orgânicas são conhecidas por serem mais silenciosas, sendo ideais para quem busca um nível menor de ruído.

Verifique a qualidade do fluido de freio

Um fluido de má qualidade pode causar vazamentos no sistema de freios, falhas nas frenagens, dificultando o controle do automóvel na pista. Portanto, não arrisque, dê preferência para produtos de boa qualidade, de marcas que já sejam reconhecidas no mercado.

Qual a importância da troca periódica da pastilha e fluido de freio?

Com o passar do tempo, as pastilhas de freio vão se desgastando, o que se deve ao atrito com os discos de freio. Quando desgastadas, a sua capacidade de frear diminui, fator que eleva os riscos de acidentes, pois o condutor não consegue controlar o carro em situações de emergência. Substituí-las regularmente é indispensável para a sua segurança.

O fluido de freio também pode absorver umidade, o que reduz o seu ponto de ebulição, afetando a performance do sistema de frenagem. A troca regular desse produto contribui para o pleno funcionamento do sistema de freio, ampliando a sua proteção na estrada.

As pastilhas e fluido de freio são componentes vitais para o desempenho adequado e seguro de qualquer automóvel. Afinal, juntos, são responsáveis pelo controle da sua capacidade de parada, nas mais diversas circunstâncias com as quais você pode se deparar no trânsito, como pista molhada ou com buracos.

A escolha consciente desses itens colabora para uma condução mais segura e tranquila para o motorista e passageiros. Assim como dirigir de forma suave e cautelosa prolonga a vida útil das peças do conjunto de frenagem, diminuindo a necessidade de manutenção e promovendo economia para o seu bolso.

Quer ter mais segurança no trânsito? Veja como funciona a frenagem autônoma de emergência!

 

Posts Realacionados