X

Postura correta ao dirigir: confira as dicas

Quando passamos muito tempo numa mesma posição sentimos dores e tensões musculares. Se essa situação não for corrigida logo ou estiver associada a outra atividade, como a direção de um veículo, os prejuízos são ainda maiores. Por isso, é importante saber qual é a postura correta ao dirigir e aplicar essa orientação toda vez que pegar no volante. 

Se você tem dúvidas sobre como conduzir um veículo sem prejudicar sua coluna, ombros e pescoço, continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Alinhe o banco adequadamente

Você sabe qual é a posição do banco para ter uma postura correta ao dirigir? O encosto deve estar em um ângulo de 100 a 120 graus, ou seja, levemente inclinado. Deixá-lo reto ou deitado demais prejudica a postura e até o campo de visão para a condução.

Outro detalhe importante é o volante: ele precisa ter uma distância compatível com a estatura e as características físicas do motorista. Pernas e braços devem ficar levemente dobrados e relaxados. Por fim, vale inserir um encosto para a cabeça, pois ele evita lesões na região cervical.

Apoie a coluna totalmente no encosto

Assim como o veículo precisa estar com o alinhamento em dia, a coluna deve ficar alinhada ao encosto do banco. Somente motoristas que apresentam curvaturas na coluna podem utilizar acessórios para preencher os espaços entre a curva e o encosto do assento.

No entanto, esses itens devem ser recomendados por um profissional, como um fisioterapeuta. A ideia é tornar a posição correta ao dirigir mais confortável e manter o corpo ereto. Essa postura correta evita a tensão dos músculos e o comprometimento da circulação, além de danos mais graves durante uma possível colisão.

Mantenha os cotovelos próximos ao tronco

Os cotovelos devem ficar ligeiramente curvados, em um ângulo de aproximadamente 120º, e apoiados durante todo o tempo. Uma dica prática para saber se está na posição correta é manter as mãos sempre na altura dos ombros enquanto mantém a coluna encostada no banco do veículo. Com isso, seus braços terão mais firmeza e seu esforço será menor, aumentando consideravelmente o conforto.

Faça pausas para alongamentos

Qualquer atividade que consista em passar muito tempo em uma mesma posição, como viagens rodoviárias, ou que seja composta de movimentos repetitivos deve ser intercalada com descanso e alongamento. Se o percurso for longo, programe pausas para se alongar e aproveite para ir ao banheiro ou tomar um café. Manter a mente descansada também é importante para ter atenção ao volante.

Ajuste o cinto de segurança

Como o próprio nome diz, o cinto garante a segurança do condutor e dos demais passageiros do veículo. Ele deve ficar justo, mas nunca apertado. Para dar mais conforto, os veículos fabricados a partir de 2014 têm ajuste de altura para o equipamento, evitando machucados no pescoço ou no antebraço.

O ajuste é simples: a faixa superior deve ser posicionada no meio do ombro, e não no pescoço, evitando enforcamento durante uma batida. Já a faixa inferior deve ficar firme no abdômen, nunca folgada.

Apoie os calcanhares no piso do veículo

O controle contínuo dos pedais demanda um grande esforço do corpo ao longo do trajeto, por isso, durante os intervalos é recomendado apoiar totalmente os pés no chão do veículo. Com o calcanhar e o dorso do pé apoiados é possível descansar, ganhar estabilidade e ficar numa postura correta ao dirigir, mais confortável. 

Os tornozelos, panturrilhas e joelhos podem sofrer lesões caso não recebam o merecido descanso. Vale lembrar, também, de utilizar calçados adequados, evitando que fiquem soltos ou desamarrados para não atrapalhar a direção ou causar acidentes.

Como você viu, manter a postura correta ao dirigir é importante para a própria saúde do motorista, pois preserva sua coluna, ombros e pescoço, e também contribui com um trânsito seguro, porque respeitar essas orientações deixa o condutor mais atento.

A ergonomia não depende apenas do fabricante do veículo: as boas práticas para ter uma postura correta ao dirigir evitam cãibras, hérnias, dores localizadas e problemas mais sérios no longo prazo. Por isso, a prevenção e o bom senso são o melhor caminho.

Gostou das dicas? Comente aqui qual é a sua técnica preferida para manter a direção mais segura e confortável!

Posts Realacionados