X

Como fazer o reparo do servo freio?

À medida que a tecnologia automotiva avança, motores com mais potência e eficiência de consumo são introduzidos no mercado. Com mais velocidade, também cresce a necessidade de freios mais potentes, incluindo o servo freio, que é um sistema auxiliar. Sendo assim, todo mecânico precisa estar atento na hora de fazer o reparo do servo freio.

Esse é um serviço bastante comum para profissionais que lidam com veículos potentes. Afinal, eles possuem motores mais fortes e precisam de freios igualmente eficazes para fazer a sua desaceleração.

Acompanhe e entenda melhor como fazer o reparo do servo freio.

Como funciona o servo freio

O freio a disco é um dos modelos mais utilizados de freios automotivos hoje em dia, com alta eficiência e durabilidade. Por isso é o mais adequado para veículos de alta potência e que exigem maior poder de desaceleração.

Porém, mesmo esse mecanismo tem seus limites. E a tecnologia usada nos motores continua avançando. Para lidar com isso, é usado o servo de freio, um mecanismo que multiplica seu potencial de frenagem.

Ele funciona criando uma câmara de vácuo, que é alimentada pelo próprio motor ou uma bomba. Essa câmara é ligada a um segundo espaço, sendo separadas por um diafragma e válvulas. Quando o freio é ativado, a válvula entre as duas câmaras se fecha e uma abertura se abre, deixando o ar externo entrar.

Com a diferença entre a pressão atmosférica e a dentro da câmara, ele pressiona o cilindro mestre diminui a força necessária para desacelerar o veículo. Isso proporciona muito mais controle para o motorista.

Principais passos para o reparo do servo freio

Considerando seu impacto na segurança do veículo, é fundamental entender como funciona o reparo do servo freio. Em última instância, não é necessário mexer na peça em si, já que ela é composta por várias tampas e vedações. Porém, é importante se atentar a outros componentes que afetam seu funcionamento.

Confira aqui alguns passos que vão te ajudar a realizar esse serviço.

Identificação dos sinais de problemas

O primeiro passo em qualquer inspeção de veículo é entender os principais sinais de defeitos e problemas de funcionamento. Assim, você consegue encontrar rapidamente essas falhas, identificar suas causas e propor uma solução direta.

No caso do servo freio, os primeiros sinais tendem a ser bem simples, como a perda de eficácia na frenagem, pedal de freio rígido ou barulhos ao acionar o sistema. O próprio motorista deve mencionar alguns desses sintomas quando traz o veículo para reparo.

Vale lembrar que muitos problemas no sistema de freios no veículo podem ser resultado de diferentes causas. Sendo assim, lembre-se de conferir outras peças que possam ter os mesmos efeitos na condução do veículo.

Verificação de vazamentos e vedação

Um dos problemas mais comuns em diversas peças de carro é a falha na vedação. Fluidos de lubrificação e hidráulicos podem vazar devido a algum dano nos componentes, diminuindo sua eficácia e aumentando o risco de acidentes.

Durante o reparo do servo freio, você deve verificar se a câmara de vácuo está funcionando adequadamente, especialmente sua vedação. Se o sistema não for capaz de manter o vácuo, ele não terá efeito desejado em sua eficácia.

Atenção à quilometragem da peça

Toda peça de um veículo possui uma vida útil média. Após ultrapassar seu limite de uso, a peça fica mais suscetível a apresentar problemas de funcionamento e começa a perder eficácia.

O mesmo princípio se aplica ao servo freio. Depois de ser utilizado por um período específico ele começa a perder seu potencial. Nesse ponto, é necessário fazer uma inspeção rigorosa e se for o caso substituir a peça.

Como fazer a inspeção do servo freio

O servo freio é uma selada e os fabricantes dessa importante peça não recomendam reparos, se ela apresentar problema deve ser substituída completa.

Para fazer a inspeção do servo freio é importante começar com um bate papo com o motorista do veículo, pois na maioria das vezes o defeito apresentado pelo servo freio é a falta de estanqueidade entre as câmaras, esse defeito provoca um efeito de pedal de freio excessivamente duro tornando a ação do motorista muito mais difícil.

A causa da perda de estanqueidade entre as câmaras deve ser investigada, mas na maioria das vezes são falhas apresentadas por válvulas ou por ruptura do diafragma que separa as câmaras.

Outro ponto que não pode passar despercebido é o funcionamento do motor do veículo. Motor com comando de válvulas com a duração aumentada podem apresentar pulsação em marcha lenta e prejudicar o funcionamento do servo freio, além disso a válvula de retenção deve ser avaliada quanto ao seu funcionamento.

O problema de pulsação ou queda nos valores de depressão no coletor não se aplica aos veículos mais moderno, principalmente os que utilizam motores turbo, para esses modelos existe uma bomba de vácuo que está ligada ao servo freio.

Importância do reparo adequado do servo freio

Como mencionamos, o sistema de freio é um componente indispensável na segurança ativa do veículo. Sem ele, o motorista tem bem menos controle sobre sua direção, o que aumenta o risco de acidentes. Quanto mais pesado e mais potente for o veículo, mais importante é se atentar às condições do servo freio com cuidado.

Se você quer encontrar os componentes que precisa para fazer a manutenção em qualquer veículo, entre no Auto Experts e encontre o que precisa agora mesmo.

Posts Realacionados