X

Como trabalhar com scanner automotivo para linha pesada e o que ele ajuda a identificar?

Alguma vez, ao dirigir um veículo de linha pesada, você percebeu que uma luz acendeu no painel, sem você saber qual é o real motivo? Essa luz pode representar algum problema no caminhão. Por vezes, os mecânicos levam horas para encontrar qual é a falha. Mas a boa notícia é que esse tempo pode ser reduzido com o uso do scanner para veículos de carga.

Com ele é possível identificar rapidamente o que está errado no veículo, podendo ser consertado no mesmo dia. Se você está se perguntando como trabalhar com scanner automotivo para veículos de médio e grande porte, saiba que, neste post, vamos abordar várias questões relacionadas a esse assunto.

Deseja saber mais sobre o scanner automotivo para linha pesada? Continue a sua leitura!

O que é scanner automotivo?

Cada dia que passa, os veículos recebem mais módulos eletrônicos. O scanner automotivo nada mais é do que um aparelho utilizado para identificar problemas no sistema de funcionamento no motor de caminhões e ônibus. Ele pode mostrar parâmetros operacionais em tempo real.

A função do scanner é realizar leitura de falhas tanto presentes como passadas nos módulos dos veículos de carga, também deve realizar leitura de sensores e interruptores, além de funções avançadas como testes dos atuadores, funções especiais de parametrizações, etc.

O aparelho conta com um software que faz o rastreio de todos os pontos do veículo em questão. Sem contar que ele gera um código que indica qual é o defeito existente e, posteriormente, o mecânico pode fazer o reparo das peças.

Como funciona um scanner automotivo?

O scanner automotivo é conectado no veículo por meio de um cabo. Uma vez interligado, ele recebe todas as informações do caminhão, ônibus ou van sobre as suas falhas. Após fazer a leitura, o aparelho informa qual é o código de falha.

Geralmente o scanner usa o plug OBD (On-boarding-diagnostics) ou o OBD II para os modelos mais novos de aparelho.

Quando o scanner automotivo pode ser usado e o que ajuda a identificar?

O scanner automotivo pode ser usado em todos os casos de falhas de veículos. Entre os principais problemas que ele encontra estão:

  • adversidades relativas ao consumo de combustível;
  • problemas de temperatura do ar e água;
  • diferenças no nível de água do radiador;
  • aumento da temperatura do caminhão;
  • problema intermitente de funcionamento do motor;
  • problemas relacionados ao sistema de freio.

Algumas vezes, os combustíveis utilizados são de origem duvidosa e com qualidade ruim, o que faz com que os sensores que têm contato com o sistema de alimentação tenham problema de funcionamento.

Quais os tipos de scanners automotivos que existem?

No Brasil, existem três tipos de scanners automotivos. Todos eles possuem suas peculiaridades e cada um pode ser facilmente utilizado, basta seguir as orientações. São o OBD genérico, o OBD aprimorado e as versões que são das próprias montadoras.

Como visto, os benefícios que o scanner automotivo proporciona para o mecânico são vários. Com esse tipo de equipamento, é possível obter ajuda na identificação rápida dos problemas do veículo, evitar maiores danos, aumentar a vida útil do caminhão e otimizar o tempo de serviço.

E se você está com dúvidas sobre como trabalhar com scanner automotivo, saiba que não é tão difícil assim. Conte com o auxílio de pessoas que possuem experiência na área ou peça ajuda para o vendedor que lhe ofertou o scanner.

Gostou do nosso post? Deixe um comentário para sabermos a sua opinião sobre o assunto!

Posts Realacionados