Entenda a diferença entre torque e potência e o que considerar

Certamente você tem ou deseja algum dia ter um carro, certo? Esse veículo corresponde a um dos principais meios de transporte, garantindo comodidade e conforto ao realizar pequenos, e longos percursos. Mesmo que você não esteja por dentro de assuntos da mecânica automotiva e sobre os tipos de veículos, saber sobre torque e potência é fundamental. 

Os conceitos de torque e potência. Muito provável que você já tenha ouvido falar neles, mas pode ser que ainda não tenha uma noção clara do que consiste cada um. Em alguns casos, concessionárias utilizam a vantagem de torque para promover um determinado modelo de carro e, em outras situações, comentam sobre os valores de torque para classificar seus automóveis como mais eficientes nas pistas. 

Mas, afinal, qual a diferença entre cada um deles e qual deve ser considerado para julgar a força e performance de um veículo? Para saber as respostas dessas perguntas, confira agora mesmo o artigo completo que preparamos!

O que é torque? 

 A princípio, o termo “torque” pode ser classificado como a força proporcionada por corpos em rotação, bem como a força que provoca o giro de um objeto. Para exemplificar, podemos pontuar que no momento em que um indivíduo utiliza uma chave de roda para realizar o aperto de uma porca nas rodas de um carro, é aplicado uma determinada força para realizar o giro desse componente e com isso apertar a peça, o que gera um torque sobre ela. 

Vale ressaltar que, nesse exemplo, caso a porca não apresente uma resistência ao movimento de torção, o valor do torque também será igual a zero. Em uma análise contrária, quando a resistência é bastante elevada, o torque necessário será maior. E é claro, o torque também está ligado ao parâmetro de velocidade de rotação do motor. Na prática, para mensurar seu valor, utiliza-se o sistema de newton metros (Nm) ou a combinação de quilograma-força metros (kgfm).

A depender do mercado de cada país, será utilizado um dos parâmetros de torque. Em sua ação física, o torque depende de dois componentes: força e distância. Em termos matemáticos, essa medida pode ser encontrada multiplicando a força (F) pela distância (L) medida do ponto de aplicação até o ponto do eixo de rotação.

A fórmula pode ser representada da seguinte maneira:

  • T= torque
  • F= força
  • L= comprimento ou distância

T = F x L

Seguindo essa ideia, se você procurar por um carro ágil em uma concessionária, é fundamental avaliar a curva de torque visando identificar se o ponto máximo é atingido em um tempo curto. Normalmente, motores com muito torque em altas rotações costumam ser um pouco mais “lerdos”, pois a força demora a chegar em seu ponto máximo, o que dificulta a boa performance do veículo.

O que é potência?

Já no caso da potência, podemos salientar basicamente que ela é uma medida que demonstra o tempo em que um determinado trabalho é executado. Para exemplificar, podemos pegar dois carros, ambos com tanque de combustível de 40 litros, necessitando ambos serem abastecidos em um posto. No exemplo, a bomba deverá abastecê-los com combustível em um certo tempo. 

Assim, fazendo uma analogia simples, a potência pode ser associada à velocidade em que o combustível chegará até o reservatório dos dois carros. Por outro lado, o torque seria a força que a bomba consegue empurrar o combustível até o tanque. Pode-se destacar que a potência é o torque multiplicado pelos giros do motor, demonstrada em rotações por minuto (rpm), que reflete a energia utilizada por uma unidade de tempo. 

Se tratando de um motor de um carro, a potência é fundamental para determinar o desempenho alcançado pelo veículo, somado a outros pontos, como o peso do automóvel, por exemplo. Além do mais, assim como o torque, a potência é variável ao longo das faixas de rotação do motor. Esses valores aparecem de forma crescente atingindo um ápice e, em seguida, decrescendo. 

Ou seja, o parâmetro valores crescentes e decrescentes de potência segundo o giro do motor. Como você já deve ter observado nos valores contidos na ficha técnica de um veículo, a relação de torque e potência com as rotações do motor se dá em valores diferentes. Como exemplo, um Toyota Corolla 2.0 garante 154 cavalos de potência máxima em um valor de 5.800 rpm. Já o torque máximo de 20,7 kgfm é alcançado em 4.800 rpm. 

Torque e potência, qual dos dois é mais importante?

Como você pode perceber, o torque será mais útil em situações como no trânsito urbano, já que é necessário ter um carro ágil e não necessariamente veloz. Dessa forma, o motorista deve ter atenção não apenas no valor máximo de torque entregue pelo veículo, mas também na sua distribuição segundo as faixas de rotação. Quanto mais cedo o torque for registrado, melhor!

Vale destacar que a potência também é importante quando consideramos o ganho de velocidade com rapidez como um fator principal, como é o caso de ultrapassagens nas rodovias. Com isso, podemos destacar que para dispor de uma boa performance, o automóvel deve apresentar valores satisfatórios das duas grandezas. Isso porque o desempenho ideal é alcançado mediante um equilíbrio entre elas. 

No mercado automotivo, quando se desenvolve um veículo de passeio, as concessionárias procuram destacar uma boa proporção de torque e potência. Normalmente, as duas grandezas caminham juntas, mas dependendo do modelo e da funcionalidade pretendida, a ênfase pode ser direcionada para uma dos dois fatores. Por isso, é importante conhecer o que consiste cada uma para que você possa avaliar de forma correta as relações técnicas de cada veículo.

Torque e potência precisam ter valores equilibrados

Portanto, essas foram as principais informações acerca da diferença entre torque e potência. Percebe-se que, embora esses dois conceitos possam apresentar particularidades em suas atuações, os dois precisam ter valores equilibrados para que o motor possa gerar o máximo de desempenho e performance nas pistas. 

Gostou do artigo? Então siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa