Para o caminhoneiro

5 cuidados com caminhões de carga

cuidado com caminhões de carga

Os caminhões de carga são importantes ferramentas de trabalho para muitos profissionais. Por isso, é fundamental entender as necessidades desses veículos e saber de que forma podemos agir para que eles estejam sempre em boas condições.

Isso, porque esses veículos trabalham suportando o peso daquilo que é transportado ao longo de muitos quilômetros. Então, é natural que mereçam uma atenção especial para garantir a segurança da viagem.

A seguir, saiba mais sobre os caminhões de carga e conheça alguns cuidados indispensáveis que eles demandam!

Quais são os tipos de caminhões de carga?

É possível encontrar caminhões de carga em praticamente todos os ambientes e tipos de via. Dentro das cidades, por exemplo, os Veículos Urbanos de Carga (VUCs ou 3/4) são ótimas alternativas para fretes em regiões onde os caminhões maiores não podem trafegar. Suas medidas não podem ser superiores a 6,3 metros de comprimento por 2,2 de largura.

O caminhão toco, que é semipesado, também pode rodar por alguns trechos urbanos. Por isso, ele é muito utilizado em mudanças, construções e transportes gerais. Seus dois eixos suportam até 6 toneladas, e seu comprimento máximo deve ser de 14 metros.

Semelhante ao toco, o caminhão truck se diferencia pelo eixo duplo traseiro, que garante melhor desempenho e aumenta a capacidade carga para até 14 toneladas.

O cavalo mecânico, por sua vez, é ideal para quem precisa de versatilidade, já que ele pode ser engatado a diferentes tipos de semirreboque. Suas classificações são: simples, que conta com dois eixos simples; e trucado, equipado com um eixo duplo. Dependendo do conjunto montado, pode ser possível carregar até 41,5 toneladas.

Finalmente, os enormes bitrens são compostos por um cavalo mecânico trucado e dois semirreboques, podendo alcançar até 30 metros de comprimento. Com sete ou nove eixos, esses veículos suportam até 57 e 74 toneladas de carga, respectivamente.

Que cuidados tomar com esses caminhões?

Vamos ver, agora, os 5 cuidados mais importantes que os caminhões de carga demandam.

1. Antecipar problemas

O trabalho de um motorista de caminhão de carga costuma ser desafiador por natureza. Por isso, toda medida que possa ser tomada para evitar imprevistos durante as viagens é sempre muito bem-vinda. Afinal, problemas com esses veículos podem ser complexos e acabar comprometendo todo um planejamento.

Então, a dica é analisar as possíveis adversidades no caminho antes mesmo de iniciar qualquer serviço. Você pode levantar informações para descobrir as condições das vias por onde passará, especialmente se for um caminho novo para você. Também dá para verificar a existência de obras ou desvios, que podem representar atrasos no seu planejamento.

Quanto ao veículo, é importante que seus sistemas e componentes, como freios, luzes, arrefecimento e suspensão, estejam funcionando corretamente. Também vale atentar aos pneus, que devem estar em bom estado.

2. Utilizar o sistema de frenagem corretamente

Além de estar em condições adequadas, o sistema de freio precisa ser acionado da maneira correta pelo motorista de um caminhão de carga. Esse cuidado é fundamental para que ele desempenhe seu papel de forma adequada, sem trazer riscos à segurança.

Não deixar os pés repousados sobre os pedais e utilizar os freios de forma moderada são boas práticas que devem ser observadas a todo momento. Antes de pegar a estrada, também verifique a pressão do ar no sistema, pois falhas podem comprometer a frenagem em determinadas situações.

Procure, ainda, manter o veículo em uma velocidade compatível com a via e a carga que está sendo transportada, além de utilizar o freio motor sempre que possível. Assim, você reduz a necessidade de uso do freio e contribui para aumentar a vida útil dos seus componentes.

3. Calibrar os pneus regularmente

Única parte do veículo em contato com o solo, os pneus são responsáveis por suportar todo o peso da carga e do próprio caminhão. É por isso que nenhum motorista pode ignorá-los, sob o risco de desenvolver problemas ainda maiores.

A boa notícia é que os cuidados com pneus são muito simples, exigindo apenas um pouco do tempo do motorista. A calibragem, por exemplo, deve ser verificada e ajustada com frequência, já que o peso suportado pode fazer com que o volume de ar dentro deles sofra uma redução mais rapidamente.

Manter os pneus do caminhão devidamente calibrados ajuda a aumentar sua resistência e seu desempenho e evita o consumo excessivo de combustível.

4. Atentar ao transporte de mercadorias

Os tipos de carga que podem ser transportados por caminhões são muito variados e podem exigir cuidados específicos. Isso aumenta a segurança no trajeto e evita a perda dos materiais e problemas com a fiscalização de trânsito.

Para antever as precauções que deverão ser tomadas, é importante saber qual é a natureza da carga que será transportada. Assegure-se, também, de que o material esteja bem-acondicionado e de que os limites de peso e volume não sejam excedidos. Cargas frágeis exigem cuidado redobrado para garantir sua integridade.

5. Planejar a manutenção preventiva

Como você deve ter percebido, muitos dos cuidados que mencionamos relacionam-se diretamente com as práticas de manutenção do veículo. Isso significa que a melhor forma de estar sempre precavido contra problemas no caminhão de carga é desenvolver e seguir um bom plano de manutenção preventiva.

Uma maneira de começar a fazer isso é registrar as datas e quilometragens dos reparos e das substituições de componentes. Assim, ficará mais fácil identificar quando determinado serviço deverá ser feito, antecipando-se a eventuais falhas.

Entre os pontos que precisam ser acompanhados, estão os prazos de verificação de óleo lubrificante, fluidos, filtros, peças do sistema de freio, da embreagem, da suspensão e do motor.

Para não se perder nesse planejamento, uma boa dica é procurar pelo serviço de inspeção veicular, para ter acesso a um laudo completo sobre as reais condições do veículo. Sobretudo em caminhões de carga, que realizam um trabalho tão pesado, separar tempo e recursos para esses cuidados básicos é fundamental para a eficiência dos serviços e para a segurança do motorista.

Que tal mostrar essas dicas para seus amigos? Para demonstrar que você é um caminhoneiro consciente, é só compartilhar este post em suas redes sociais!