Para o Mecânico

Por que investir na capacitação dos mecânicos em sua oficina?

A zona de conforto costuma nos cegar em relação às mudanças necessárias. Provavelmente, você administra uma oficina mecânica competente, confiável e reconhecida na região. No entanto, caso alguém oferecesse uma oportunidade de melhora, você aceitaria?

Pois saiba que toda melhoria é precedida por uma mudança, não necessariamente drástica. Por exemplo: você sabia que pode aumentar os lucros, a produtividade e a qualidade do serviço prestado investindo na capacitação dos seus funcionários?

Obviamente, haverá gastos, mas eles precisam ser vistos como investimentos! Existem inúmeras opções que podem qualificar o serviço dos seus funcionários: curso de mecânica automotiva, especializações, palestras, workshops, entre outras. Continue a leitura e descubra os 7 principais motivos para investir na capacitação da sua equipe!

1. A qualidade do atendimento vai melhorar de forma expressiva

Não importa qual é a sua geração ou maneira de empreender. Você reconhece que o sucesso comercial da sua oficina depende da satisfação do seu cliente. No entanto, mais importante do que entender a satisfação da sua clientela é saber como consegui-la.

Hoje em dia, apenas um serviço de manutenção bem executado e preços honestos não bastam. É preciso conquistar os clientes para ganhar a confiança deles.

Portanto, invista nos funcionários responsáveis pelo atendimento. Com o treinamento correto, esses profissionais tornarão qualquer e-mail, telefonema ou agendamento em uma oportunidade de encantar a sua clientela.

A fórmula é simples: atendentes capacitados ocasionarão clientes satisfeitos, que, por sua vez, recomendarão o serviço para terceiros. O ciclo gentileza gera gentileza se encaixa muito bem aqui.

2. A sua oficina valerá mais

Não tem segredo! Da mesma maneira que a melhor universidade detêm os melhores professores, a oficina mecânica se desenvolve de acordo com a capacitação dos profissionais contratados.

Até porque, no fim das contas, o que evidencia a capacidade do seu estabelecimento é a qualidade do serviço prestado. Capacitando o corpo técnico da sua oficina, ela se tornará mais competitiva e notável no mercado regional.

Além do mais, profissionais capacitados justificam preços maiores. É bacana entender que as pessoas aceitam pagar mais desde que o serviço tenha maior confiabilidade, competência e certificação.

É bastante simples: a ampliação do valor agregado na sua empresa justifica o aumento nos preços praticados. E não se esqueça que o mercado é um ambiente competitivo. Se você não se aprimorar, o seu concorrente vai passar na sua frente.

3. O seu faturamento crescerá

Essencialmente, é isso que importa no final do mês. Vários fatores possibilitam um crescimento na lucratividade. Primeiro, a capacitação permite um aumento de preço dos serviços, já que se agrega qualidade.

Em um segundo momento, você lucrará pela maior produtividade. Funcionários bem treinados e seguros de suas funções levam menos tempo na execução das demandas, possibilitando um maior número de serviços realizados ao longo do mês.

4. A rotatividade despencará

Durante toda a sua experiência administrando a oficina, você provavelmente já precisou lidar com o seguinte problema: a rotatividade. Ela nada mais é que o índice de demissão e contratação de funcionários.

Nesse momento, você pode questionar: como o processo de capacitação dos meus funcionários impedirá a rotatividade?

Bem, entenda que a constante atualização dos seus profissionais ocasionará:

  • elevação da moral da equipe: sempre motivada a continuar aprendendo e crescendo profissionalmente;
  • vínculo empregatício saudável: o profissional valorizado desenvolve respeito pela empresa que acredita e investe nele.

Compreende? Investir nos seus funcionários é uma das melhores formas de evitar que eles abandonem a sua empresa.

Por fim, é importante lembrar dos prejuízos financeiros da rotatividade. Como gestor, você pode evitar os custos altos envolvidos nas demissões, indenizações e recontratações. Para tanto, basta investir na capacitação e moral da equipe que já tem.

5. A sua equipe ficará cada vez melhor

O cotidiano da sua equipe será completamente diferente. Estimular a criatividade e o desenvolvimento dos seus profissionais os deixará inquietos, curiosos, solícitos e produtivos. A interação entre eles ganhará um novo assunto em comum: os treinamentos.

Essa troca de informação, assim como o aprendizado conjunto, contribuirá para o moral da equipe, facilitando o convívio devido à diminuição do estresse. A sua oficina deixará de ser apenas um local de trabalho, tornando-se também um ambiente de aprendizado e desenvolvimento.

Essa é uma mudança que será mais perceptível à equipe, mas consequentemente influenciará na qualidade do serviço prestado e nos ânimos no decorrer dos serviços.

6. A sua oficina prestará novos serviços

Esqueça aquela tradicional e restrita tabela de serviços. Um dos principais ganhos que você terá com a capacitação dos mecânicos será a possibilidade de oferecer mais opções de manutenção e reparo aos seus clientes.

Você reconhece a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e específica para a execução de algumas tarefas, certo? Isso não será um problema quando optar pela capacitação. Os seus funcionários de longa data vão se aprimorar, desempenhando funções que antes não teriam competência para executar.

Você deve observar os talentos já existentes na sua equipe e promover a especialização com cursos de mecânica automotiva. Com isso, ganhará:

  • profissionais mais hábeis;
  • cartela de serviços mais completa;
  • aumento expressivo do faturamento.

7. As atualizações proporcionarão competitividade

Abandone os princípios sólidos da industrialização. Hoje, tudo avança em um ritmo irreprimível e, com isso, inúmeras técnicas e tecnologias se tornam obsoletas com o passar do tempo.

Os seus funcionários precisam saber lidar com as novidades, pois os clientes vão chegar com essas demandas. Além da constante capacitação, é importante que você os incentive a procurar pelas tendências.

Com uma equipe engajada em se tornar a melhor possível, com o passar do tempo seus funcionários vão sugerir cursos de capacitação, apresentando as melhorias que isso trará tanto para eles, quanto à sua oficina.

Após ler este post, ficam nítidos os benefícios que a capacitação promove. Entender que os cursos de mecânica automotiva são, em realidade, um investimento direto no seu patrimônio, é a melhor forma de aprimorar a sua empresa.

Gostou desses 7 motivos para capacitar os funcionários da sua oficina? Então aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais. Dessa maneira, você demonstrará aos seus colegas e clientes a sua preocupação em continuar oferecendo o melhor serviço possível!

Ebook como trocar uma pastilha de freio