Para o Mecânico

Certificação de oficinas mecânicas: quais preciso ter?

Carimbo de certificação

Hoje, o trabalho de um mecânico muito se difere do que era há poucas décadas. Os carros estão cada vez mais automatizados, e a complexidade e a tecnologia utilizadas nas peças só aumentam, o que exige mais experiência no momento de realizar uma manutenção adequada.

Além disso, aquele estereótipo de uma oficina desorganizada e suja não condiz com a realidade atual. Com a modernização e os anseios dos novos perfis de consumidores, o setor precisou se reinventar. A imagem, o ambiente e o comportamento em uma oficina precisaram ser aprimorados para conquistar a preferência dos clientes mais exigentes.

Nesse sentido, a Norma da ABNT que rege a Qualificação para Mecânico de Manutenção foi criada, visando profissionalizar e fortalecer o setor de reparação. Isso gerou uma série de benefícios para as oficinas mecânicas e seus funcionários.

Além dela, foram criadas outras certificações que comprovam a eficiência de uma oficina mecânica e contribuem com sua imagem perante o público.

Pensando em ajudar você a entender mais sobre essas certificações e a importância delas para o crescimento do negócio, reunimos a seguir as certificações de oficinas mecânicas mais importantes. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

O que é uma certificação de oficina mecânica?

As certificações para serviços automotivos são atestadas pelas instituições responsáveis pelo setor no mercado, como o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e o Inmetro. Para garanti-las, o estabelecimento deve cumprir os padrões de qualidade exigidos por esses órgãos.

Essas certificações são de grande valia no mundo dos negócios e servem como base para que uma oficina consiga fechar excelentes contratos e parcerias com corporações e empresas, incluindo seguradoras. Além disso, são uma ótima maneira de atestar a eficiência dos serviços e produtos oferecidos aos clientes.

Os principais requisitos avaliados para o fornecimento dessas certificações são:

  • local e condições de instalação da oficina;
  • equipamentos e peças utilizadas no estabelecimento;
  • gestão financeira e administrativa do negócio.

A avaliação é realizada por auditores autorizados pelo IA (Instituto de Qualidade Automotiva). Quando aprovado, o estabelecimento ou gestor da oficina recebe o título de qualidade ou, em outras palavras, a certificação para realização de reparos automotivos.

Por que é importante obter um certificado de qualidade?

Adotar um sistema de gestão de qualidade é fundamental para oferecer produtos e serviços que superam as exigências estabelecidas pelo Inmetro. Além disso, isso ajuda a ganhar a confiança e a preferência dos clientes.

O setor de oficinas mecânicas está com boas previsões de crescimento, devido à diminuição do número de compra de carros zero no país e aos custos elevados embutidos na aquisição e financiamento de veículos. Com isso, os consumidores que optam pela compra de carros usados precisam revisá-los nas oficinas.

Essa é uma oportunidade excelente para empreendedores do ramo, que podem aumentar o lucro adotando medidas para otimizar a gestão e o atendimento oferecido aos clientes. Isso porque as pessoas tendem a preferir oficinas mecânicas que apresentam certificações que atestam um serviço de qualidade.

Com as certificações, além de otimizar os processos e atestar a eficiência e a segurança dos produtos e serviços oferecidos em sua oficina mecânica, é possível obter vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes que não contam com esses recursos.

Quais certificações minha oficina deve obter?

Além da Norma da ABNT, existem outras certificações muito importantes para se ter em uma oficina mecânica e, consequentemente, aumentar a rentabilidade. Na sequência falaremos um pouco mais sobre cada uma delas. Confira!

Mecânico de Manutenção

Idealizada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), a ABNT criou a Qualificação para Mecânico de Manutenção (ou Norma Técnica nº 15681/2009 da ABNT) com o objetivo de capacitar e estabelecer um padrão de qualidade para a atuação dos profissionais de reparação automotiva.

Os interessados na obtenção do certificado não precisam de formação técnica ou superior, bastando ter o 4º ano do Ensino Fundamental completo. Quanto ao porte da oficina mecânica, qualquer estabelecimento com pelo menos 3 funcionários pode obter a certificação.

ISO 9001

Também é importante obter uma certificação que ateste a gestão da empresa, como a ISO 9001. Para conseguir essa certificação, sua oficina deve cumprir uma série de normas que dizem respeito a diversos aspectos, como administração, segurança, meio ambiente e as condições de trabalho no local.

Em certos casos, muitos ajustes devem ser feitos para adequar o funcionamento de uma empresa aos requisitos da certificação ISO 9001. E é por esse motivo que é imprescindível elaborar um plano de implementação efetivo e apropriado com as necessidades da sua oficina.

Para isso, é interessante buscar ajuda de uma consultoria que identifique os principais problemas da sua empresa, para desenvolver as melhores ações que visem corrigir e otimizar os processos da oficina.

A certificação ISO 9001 apresenta inúmeras vantagens, tais como:

  • o aprimoramento dos processos internos, garantindo o melhor aproveitamento de recursos;
  • a lapidação dos métodos;
  • adequação a padrões internacionalmente reconhecidos e técnicas de trabalho;
  • melhoria da gestão administrativa e orçamentária do estabelecimento.

Com todos esses benefícios, o resultado é bem simples: aumento da satisfação dos seus clientes, maior credibilidade no mercado e, consequentemente, prosperidade global do negócio.

O padrão de exigência da certificação ISO 9001 é elevado. Entretanto, seus benefícios compensam muito, devido à credibilidade que ela atribui a uma oficina mecânica perante o mercado.

Certificações específicas

Além da ISO 9001 e da Qualificação para Mecânico de Manutenção, existem algumas outras certificações específicas que funcionam como um grande diferencial competitivo em uma oficina mecânica.

A maior parte delas é voltada para formações em reparação automotiva, como módulos diesel, diagnóstico de motores, injeção eletrônica, sistema elétrico e hidráulico, entre outros.

Tais certificações não são obrigatórias, como é o caso da Qualificação para Mecânico de Manutenção e a ISO 9001. Contudo, obtê-las não apenas colabora para a melhoria do serviço prestado no seu estabelecimento, como transparece credibilidade para os clientes e parceiros de negócio.

E então, está preparado para obter sua certificação de oficina mecânica e ver o seu negócio alavancar no mercado? Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre os 7 motivos para investir em tecnologia em sua oficina mecânica.