Gestão de Oficina Para o Mecânico

5 motivos para você fazer um curso de mecânica automotiva

curso de mecânica automotiva

No Brasil, é possível encontrar uma das maiores frotas de veículos automotores do mundo, além de um mercado automotivo em crescimento. Entre os fatores que justificam esse cenário estão o acesso ao crédito facilitado e o maior poder de compra do brasileiro. Com essa grande demanda de veículos, a busca por profissionais capacitados — por meio de curso de mecânica automotiva, por exemplo — tem crescido nas mesmas proporções.

Com essa evolução do mercado automotivo, tem se tornado cada vez mais necessária a qualificação profissional do trabalhador mecânico. Isso porque a maioria dos automóveis é equipada com sistemas tecnológicos avançados, exigindo do profissional habilidades técnicas específicas para cada função dentro da mecânica de veículos. 

Para se manter no mercado é importante que o dono de oficina busque se especializar e aumentar seus conhecimentos sobre os novos sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos. 

Por este motivo, neste post falamos sobre 5 motivos para realizar um curso de mecânica automotiva e as vantagens que o profissional formado tem no mercado de trabalho. Acompanhe!

1. Promove a capacidade de gestão

A princípio, podemos ressaltar a importância da capacitação profissional para desenvolver, além dos atributos técnicos, habilidades voltadas a competências de gerenciamento de vendas e gestão da empresa. Esse requisito é muito importante para o sucesso da oficina, pois dentro das atividades do estabelecimento é possível encontrar tarefas que se distanciam da parte prática de reparação e manutenção automotiva.

Estamos falando, nesse caso, de competências necessárias para lidar com o cliente, proporcionando um atendimento diferenciado e cultivando uma relação duradoura. Há também outros pontos importantes relacionados à administração interna, como o gerenciamento da equipe de trabalhadores, bem como a organização do espaço e trabalho. 

Ao se pensar em buscar novas fontes de conhecimento, é preciso refletir também sobre os benefícios gerados para a sua capacidade de gestão.

2. Aumenta a expertise

Caso você não tenha interesse em se capacitar em tecnologias do futuro — como as dos veículos elétricos ou automáticos—, mas em outras áreas da mecânica de carros, saiba que existem vários cursos disponíveis relacionados ao ramo que mais se relaciona com o seu perfil profissional. 

É válido ressaltar que, independentemente da área que você escolher se especializar, ela vai ser útil para acrescentar mais experiência ao seu currículo.

Nessa busca por conhecimento, você acaba tendo acesso a novas ferramentas que podem ser válidas para o seu dia a dia. Também é possível aprender a desenvolver projetos e planos de trabalho — o que é necessário e útil em qualquer área além disso. Você passa a conhecer novas formas mais eficientes de gerar diagnósticos e teorias mecânicas mais condizentes com a realidade dos novos modelos de veículos. Além disso, desenvolve a comunicação.

A esse respeito, dialogar bem é um ponto positivo para essa área. No caso do mecânico, que está em contato constante com os clientes e outras pessoas que participam do negócio, é de grande necessidade saber ouvir e ter habilidades de argumentação. Lembre-se que você é autoridade no assunto e precisa ter controle de toda a situação, de forma que o cliente e os demais colaboradores tenham confiança em você.

Gestão de oficina e tecnologiaPowered by Rock Convert

3. Atrai mais clientes

Outro bom motivo que justifica a importância de investir em cursos de mecânica automotiva é a possibilidade de aumentar a sua clientela. Isso porque essa estratégia também é uma propaganda para oficina

Isso é possível porque, ao investir na sua capacitação, você ganha mais confiança na realização dos serviços. Dessa forma, você passa a demonstrar ao cliente que na sua oficina os profissionais estão devidamente capacitados para resolver o problema. Além disso, você se torna apto a operar em outras áreas que até então não conhecia, possibilitando mais lucros para a oficina.

4. Propicia o conhecimento diante das novas tecnologias

Desde a idealização do primeiro automóvel, é possível observar uma grande mudança na tecnologia e nos sistemas dos novos modelos. Os veículos deixaram de ser máquinas rústicas motorizadas e, hoje em dia, carregam consigo um grande volume de sistemas e tecnologia que oferecem aos condutores mais conforto, segurança e economia. Desse modo, os profissionais da área de reparação devem estar a todo instante buscando meios de se atualizar, pois a cada dia surgem novas possibilidades de conhecimento.

Caso o dono da oficina não busque aprimorar suas habilidades técnicas, há uma grande chance de perder clientes e seu negócio não conseguir se manter no mercado. Sendo assim, vale muito a pena fazer um curso de mecânica automotiva. 

Muitos veículos já vêm equipados com mecanismos de freio ABS, EBD, controle de tração, sensor de ponto cego, sistema de freio automático, entre outras tecnologias. Logo, mais do que substituir peças, o profissional deve saber diagnosticar o problema por meio da verificação dos sintomas, solucionando a questão.

Além desses mecanismos já consolidados no mercado, é importante se aprimorar nos conhecimentos sobre os veículos híbridos e elétricos. Isso porque esses modelos são uma grande promessa para o futuro do transporte urbano e rodoviário. 

Mecânicos que buscam informações sobre as novidades e as inovações do mundo automotivo têm grandes chances de obter ascensão do negócio e consolidação da sua marca no mercado.

5. Contribui para aumentar os lucros

Devido à falta de conhecimento em determinadas áreas da mecânica, os donos de oficinas acabam tendo que levar os seus serviços para serem complementados em outra empresa especializada na área em questão. 

Esse fato pode ser prejudicial ao negócio, pois há um fracionamento dos lucros que entram na empresa por conta da falta de técnicas e ferramentas para realizar alguns tipos de reparação. Quando você investe cada dia mais em especialização, a oficina ganha novas possibilidades de renda, concentrando os lucros dos serviços.

Esses são os principais motivos para você fazer um curso de mecânica automotiva. Além de possibilitar todas as vantagens citadas, se especializar nessa área também é uma forma de agregar valor e promover a imagem do negócio. Sendo assim, procure sempre se atualizar e buscar novas formas de conhecimento sobre a sua profissão.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Restou alguma dúvida sobre o tema ou deseja acrescentar alguma informação? Deixe um comentário no post!

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert