Gestão de Oficina Para o Mecânico

Nomes para oficina mecânica: como escolher e a importância

oficina mecânica

O processo de escolha de um nome para oficina mecânica, assim como para todo tipo de empresa, nem sempre é algo simples. Na verdade, essa definição pode ser mais complexa do que se imagina. E você sabe o porquê?

É verdade que existe uma tendência a fazer essa decisão com base apenas em nosso gosto pessoal. Entretanto, dar uma marca ao seu negócio envolve pesquisa, avaliação do público que você quer atender e uso de técnicas de marketing. Tudo isso ajudará a sua empresa a conquistar os clientes certos e atingir os seus objetivos.

Nossa ideia, aqui, não é dar palpites sobre os possíveis nomes para oficina mecânica. Mas, sim, mostrar a você os caminhos para encontrar aquele nome que ajudará no sucesso da sua empresa. Vamos pensar melhor nesse assunto? Acompanhe!

Faça um brainstorm

Antes de explicar o que isso significa, queremos chamar a sua atenção para um ponto. Se uma pessoa não fala inglês nem conhece termos de marketing, provavelmente não sabe o que significa brainstorm.

O mesmo acontece com um cliente, dependendo do seu público, em relação a nomes de negócios em inglês. Portanto, aqui você já recebeu a primeira dica: evite palavras estrangeiras, a não ser que você tenha certeza de que seu público as conhece.

Agora, vamos ao brainstorm: trata-se de uma reunião para que as pessoas compartilhem as ideias de nomes que vierem à cabeça. O ideal é fazer isso sem censura, pois esse é só um primeiro momento. Inclusive, na tradução, brainstorm significa tempestade de ideias. Esse processo ajuda a explorar a criatividade e lançar algumas possibilidades, que depois serão filtradas.

Use geradores automáticos

Muitas vezes, se não contamos com o apoio de um profissional de marketing no momento da escolha de nomes para oficina mecânica, podemos ter mais dificuldades, inclusive na fase de brainstorm. Se isso acontecer com você, saiba que há páginas na internet que podem ajudar a solucionar esse problema.

Estamos falando de geradores automáticos de nomes, como a Máquina de Nomes. Este é um exemplo de ferramenta online gratuita que pode ser aproveitada para dar algumas ideias. Esse tipo de serviço é capaz de criar longas listas de sugestões, de acordo com o segmento de atuação indicado para você. Claro que você vai fazer adaptações a elas, seguindo as suas necessidades, mas já é um bom começo para quem está sem criatividade.

Pense no seu cliente

Agora que você já tem em mãos uma boa quantidade de sugestões, é hora focar naquelas que realmente podem ser escolhidas para a sua oficina mecânica. Antigamente, isso era feito sem muita preocupação com o cliente e, muitas vezes, as oficinas recebiam nomes de acordo com a sua localização, por exemplo.

Hoje, o público e a concorrência mudaram e é preciso ter diferenciais para se destacar no mercado. Acredite: o nome ajuda muito nisso. Você pode começar pesquisando o mercado para descobrir quais são os potenciais clientes da sua oficina. Além disso, quais tipos de serviços são os mais procurados na região onde ela será aberta.

Comece a afunilar as possibilidades

Com informações em mãos, você pode começar a selecionar melhor as possibilidades de nomes para oficina mecânica. Para isso, há três fatores que você precisa levar em consideração. Veja quais são eles.

Tamanho do nome

Quanto mais simples for o nome da sua oficina mecânica, mais facilmente ele será guardado na mente do consumidor. Essa regra também vale para o tamanho. Pense que duas palavras, no máximo, são suficientes para que esse nome não seja muito generalizado e o cliente entenda que serviço você oferece simplesmente ao vê-lo na fachada.

Pesquisa de mercado

Com algumas opções em mãos, é hora de você fazer uma boa pesquisa para que não tenha problemas com a sua escolha. Afinal, usar um nome que já exista na concorrência pode ser considerado plágio e, mais tarde, você poderá ter problemas judiciais. Você pode fazer essa busca nas juntas comerciais locais e, até mesmo, na internet.

Pensamento aberto

Não escolha nomes que limitem a sua oficina localmente. Você deve imaginar que poderão haver mudanças, crescimento, expansão do seu negócio ou até mesmo o franqueamento dele. Portanto, evite aqueles que se referem ao bairro ou à cidade onde ela está localizada. Foque no público e no serviço oferecido.

Não tenha pressa para registrar o nome

Muitas vezes, quando tomamos uma decisão, logo nos apressamos em tocá-la adiante, agindo por impulso. Mas se você chegou até este ponto, já percebeu que o nome da sua empresa é importante demais para ser definido dessa maneira. Selecione, ao menos, três opções entre as que você gostou mais e faça uma pesquisa.

Vale mostrar a amigos e familiares, ouvindo as opiniões e sugestões deles antes de concluir algo. Guarde os nomes por um tempo, enquanto resolve outras questões sobre a abertura do negócio e retome um tempo depois para ver qual deles tem mais potencial de levar a sua marca a ser reconhecida pelo público que pretende atingir.

Faça o registro do nome escolhido

Seguiu todas as nossas dicas e tomou a sua decisão? Então, é hora de fazer o registro do nome na Junta Comercial. Mas saiba que ele não é suficiente para garantir a exclusividade do uso. Se você quiser a garantia de que a marca será só sua, sem correr o risco de um concorrente usar a mesma ideia, deve recorrer ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Esse órgão do governo federal é o responsável pelo registro da propriedade intelectual de marcas, patentes, programas de computador e desenho industrial. Se você realmente quiser que a marca seja única, precisará fazer esse registro.

Mas saiba que há duas taxas que devem ser pagas nesse caso: uma quando se dá entrada no processo e a outra quando o registro é feito. O processo é demorado, podendo durar até dois anos. Entretanto, só é necessário caso você pretenda ter exclusividade no uso desse nome.

Escolher nomes para oficina mecânica, como você viu, é um processo complexo. Exige conhecimento do público que você deseja atender e visão sobre as possibilidades de crescimento do seu negócio. Por isso, não deixe de ter bastante cuidado ao fazer essa escolha e, para que ela realmente potencialize o sucesso do seu negócio, siga nossas sugestões.

O que achou das nossas dicas? Está abrindo seu negócio e quer mais ajuda para tomar as decisões certas? Então, confira o nosso guia completo sobre como abrir uma oficina mecânica agora mesmo!

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert