Gestão de Oficina Para o Mecânico

Como atrair clientes para a oficina mecânica? Aprenda com 6 dicas

Cliente na oficina mecânica

Gerir uma oficina vai muito além de garantir a qualidade do serviço mecânico. Para se manter no mercado e ter uma boa margem de lucro, a competência técnica precisa se traduzir também no aumento da clientela. Assim, é necessário saber como atrair clientes para a oficina mecânica.

Em um cenário de competitividade entre inúmeras empresas, esse é um grande desafio. Afinal, as pessoas têm muitos lugares para levar seus carros. Então, como garantir que elas vão pensar primeiro em você?

Se você quer descobrir como otimizar seus resultados e conquistar cada vez mais clientes, siga as dicas que trouxemos neste post!

1. Aumente sua presença online

Hoje em dia, a internet é um dos principais canais de divulgação de serviços e de comunicação com as pessoas. Por isso, a atração de clientes passa, sem dúvidas, por uma presença eficiente nesse meio. Mas como fazer isso?

O primeiro passo é garantir que a sua marca apareça nos sites de busca. Para isso, cadastre-se em buscadores e coloque as informações básicas sobre seu empreendimento.

Dessa forma, quem pesquisar sobre determinado serviço pode chegar ao nome da sua oficina e ver o telefone, os horários de funcionamento e os procedimentos oferecidos. Isso facilita muito o acesso de clientes, já que a maioria das pessoas costuma pesquisar por empresas na internet.

Além desse canal, você pode aumentar sua presença criando perfis em redes sociais e até um blog ou site. Neles, é possível divulgar serviços, publicar conteúdos relevantes e fazer campanhas promocionais. Para melhorar os resultados, certifique-se de criar espaços online que sejam atrativos e acessíveis para todos.

No entanto, seus canais de comunicação na internet não precisam servir apenas de divulgação. Eles também podem fazer parte de uma boa estratégia para manter o relacionamento com o cliente. Por exemplo: tire fotos do veículo em diversas etapas do serviço e envie-as ao proprietário para que ele acompanhe o procedimento online. Isso aumentará a confiança da pessoa no seu atendimento.

2. Ofereça descontos

Quem não gosta de pagar menos por um produto ou procedimento? Não tem jeito, os clientes sempre procuram por preços mais acessíveis.

É claro que a relação custo-benefício é mais importante que o valor em si, mas vale a pena pensar em descontos especiais a fim de atrair novos clientes para a qualidade da sua mecânica.

Você pode avaliar seu estoque ou sua lista de serviços e pensar em abatimentos interessantes. São muitas as opções:

  • lançar promoções em itens muito procurados;
  • aproveitar datas comemorativas para fazer campanhas;
  • associar dois serviços para oferecer um preço menor no segundo;
  • divulgar descontos para quem indicar a oficina para amigos etc.

Também é uma boa ideia fechar parcerias com fornecedores que trabalhem com algo que você não tem. Assim, quem for à sua oficina ganhará desconto em algum serviço oferecido pelo parceiro. Com esse diferencial competitivo, os clientes não serão atraídos apenas pelo preço, mas também pela praticidade de resolver seus problemas mais facilmente.

3. Fidelize os clientes

Estamos falando de como atrair clientes para a oficina mecânica, mas isso passa necessariamente pela retenção de fregueses. Afinal, a tradicional propaganda boca a boca não perdeu a sua importância no mercado. A opinião das pessoas sobre o seu serviço influencia diretamente na imagem da empresa.

Por isso, tenha sempre em mente que cada serviço realizado guarda o potencial de trazer um cliente de volta e ainda atrair seus amigos e familiares. Vale a pena garantir que ele tenha uma experiência positiva, não é? Recebê-lo bem, trabalhar com peças originais e cumprir os prazos é um ótimo começo.

Além disso, você pode oferecer benefícios para o consumidor. Descontos em manutenções periódicas, por exemplo, o incentivarão a continuar procurando sua oficina. Trabalhar com diferenciais, como entregar o carro limpo, distribuir brindes ou oferecer serviço de táxi quando o conserto for demorar, também aumentará sua pontuação com o cliente e colocará você no topo da lista de indicações dele.

4. Invista em divulgação

Ainda que a propaganda boca a boca seja essencial, isso não significa que você pode deixar de investir em formas de promover sua oficina. Fortalecer sua marca no mercado por meio da divulgação é uma ótima forma de atrair novos clientes.

Para isso, é importante ter uma logomarca bacana, pois é essa a imagem que será relacionada à sua credibilidade. Inclua a marca nos seus perfis online e utilize-a em todas as propagandas que você fizer. E não se esqueça de colocá-la nos brindes que oferecer.

Ter um cartão de visita também é necessário para tornar sua marca conhecida. A propaganda por panfleto ou o anúncio em publicações do bairro são outros exemplos de divulgação efetiva. Há, ainda, a opção de promover seu serviço nas empresas que ficam próximas à sua.

5. Tenha uma estrutura confortável

Aquela imagem de oficinas sujas e desorganizadas não fazem mais sentido para os consumidores de hoje. Ter uma recepção adequada e um espaço de espera confortável é essencial para que as pessoas se sintam à vontade sendo atendidas na sua empresa. Por isso, não é suficiente pensar apenas na competência técnica dos profissionais.

Não deixe de oferecer água e café, cadeiras adequadas, televisão, internet e tomadas para que as pessoas recarreguem seus equipamentos eletrônicos. O atendimento também é um ponto importante. Funcionários simpáticos e bem qualificados ajudam a manter a satisfação do cliente.

6. Capacite os profissionais para uso da tecnologia

Nos últimos anos, outro diferencial muito vantajoso na área mecânica tem sido o uso de ferramentas tecnológicas. Esse campo está em constante crescimento, e sempre surgem novos recursos que facilitam a vida dos mecânicos e aumentam a eficiência do atendimento. Como consequência, os clientes ficam felizes com a rapidez e a segurança do serviço.

Assim, adquirir equipamentos modernos agrega valor à sua empresa e atrai as pessoas. Mas lembre-se de que, para manter a qualidade e não ter prejuízos com as máquinas, também é importante treinar os funcionários para usá-las adequadamente.

Com essas dicas, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre como atrair clientes para a oficina mecânica. Incluindo esses diferenciais, o seu trabalho vai chamar muito mais atenção. E isso significa mais pessoas frequentando e indicando seu negócio!

Você gostou deste post? Temos muitos conteúdos relevantes para o seu trabalho. Assine nossa newsletter e aproveite!

Baixe o Ebook como abrir uma oficinaPowered by Rock Convert