Para o Mecânico

Elevador hidráulico: uma peça indispensável nas oficinas mecânicas

elevador hidráulico

Um dos principais propósitos dos gestores de oficinas mecânicas é aumentar a produtividade e o lucro da empresa. Para que isso seja possível, além de investir no treinamento e qualificação da equipe, é importante que o estabelecimento conte com boas ferramentas de trabalho. 

Isso, porque, a partir delas, os profissionais conseguem desempenhar um serviço com mais qualidade e rapidez, o que também está diretamente ligado à experiência positiva dos clientes.

Um dos equipamentos que não podem faltar na oficina é o elevador hidráulico. Esse acessório é indispensável às tarefas de manutenção. Por isso, sua aquisição deve ser uma prioridade para o negócio. Mesmo assim, é bastante comum haver dúvidas entre gestores e profissionais da mecânica sobre o emprego e funcionalidades da peça.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre o uso de elevadores na oficina, abordando as vantagens e as precauções que se deve tomar ao utilizá-los. Continue a leitura do artigo e fique por dentro!

O que é o elevador hidráulico?

Antes de compreender a funcionalidade dessa peça, é importante ter clareza sobre o que é um elevador hidráulico. Esse equipamento serve para facilitar as operações de manutenção automotiva por meio da elevação dos veículos de forma ágil e segura. 

Dependendo da configuração de cada modelo, é possível ter uma elevação variada, de modo a ter acesso a sistemas e peças na parte inferior do carro que, normalmente, representam uma grande dificuldade para o trabalho de revisão.

Além disso, com a sua variação de nível, os operadores podem realizar suas tarefas com maior respeito à ergonomia. Podemos citar, por exemplo, a manutenção de pastilhas de freio. 

Nessa atividade, o profissional pode regular o elevador na altura apropriada, efetuando o trabalho com conforto e praticidade, sem ter de se curvar para alcançar os pontos em que vai atuar.

Como funciona o elevador hidráulico?

O funcionamento do elevador hidráulico segue o princípio de Pascal, que está relacionado à utilização de fluidos e energia mecânica para realizar operações de elevação de carga por meio de uma força inferior. 

Na prática, com base nesse princípio, o equipamento é acionado por um mecanismo hidráulico movido por um motor elétrico, que promove a força e a compressão dos fluídos, proporcionando a movimentação dos cilindros hidráulicos e a elevação da carga no elevador.

A invenção desse aparelho se deve ao engenheiro Richard Dudgeon ainda no século XIX. Sua criação revolucionou as operações de troca e manutenção de peças automotivas, devido à maior praticidade e segurança nas operações mecânicas. 

Por conta disso, como dissemos, essa é uma peça fundamental para esse tipo de negócio, estando presente em oficinas mecânicas, lojas automotivas e auto centers.

Quais as vantagens de um elevador hidráulico?

Depois de saber o que é e como funciona um elevador hidráulico, é fundamental conhecer algumas das principais vantagens alcançadas pelo uso desse equipamento em sua oficina mecânica. Acompanhe, agora, os benefícios que essa ferramenta oferece!

Oferece mais potência

A primeira vantagem que podemos citar está relacionada à potência do elevador hidráulico. Seu mecanismo permite suportar cargas de forma mais rápida e econômica do que os elevadores eletromecânicos. Para ser equivalente, um elevador elétrico precisa contar com um motor mais robusto e uma boa fonte de energia.

Tem baixo custo de manutenção

Outro grande benefício dos elevadores hidráulicos é o fato de terem um baixo custo de manutenção, fator que compensa o investimento da oficina mecânica. Ao fazer um comparativo com os elevadores eletromecânicos, os hidráulicos garantem uma durabilidade bem maior.

Afinal, como o mecanismo de trabalho é autolubrificante, eles não dependem de uma manutenção constante de óleo e graxa para funcionar de modo adequado. Dessa forma, é possível evitar sujeiras no espaço interno do equipamento e garantir que os profissionais trabalhem por mais tempo antes de precisar desligar a máquina.

Dá mais segurança

Como já mencionado, o elevador hidráulico também possibilita uma maior segurança nas operações de manutenção. 

Em sua configuração, quando o valor máximo de carga é atingido ou superado durante a realização de uma atividade de elevação do veículo, os dispositivos de acionamento param de funcionar e somente são reconectados quando a plataforma é baixada. Isso contribui para evitar acidentes com a descida descontrolada do carro que está em suspensão.

Quais os cuidados com a segurança ao utilizar um elevador elétrico?

No caso dos elevadores eletromecânicos, o proprietário deve ter um cuidado redobrado com a segurança. Normalmente, esse modelo acumula mais sujeiras e detritos em seu interior, o que exige uma manutenção programada da peça. Por isso, os proprietários devem atentar para as revisões do equipamento e sempre inspecionar as condições e estado de seus componentes.

Ainda, há algumas ações que devem ser evitadas para que o uso possa ser feito com mais segurança. Uma delas é lavar automóveis no elevador, pois esse procedimento pode comprometer circuitos e peças da máquina. 

Você também deve saber o valor máximo de carga suportado pelo seu equipamento e nunca negligenciar essas restrições. Dentro das revisões programadas, faça sempre a lubrificação dos componentes móveis, para não haver a quebra prematura dos sistemas e poder garantir uma maior vida útil do equipamento.

Além dessas precauções, o proprietário deve atentar para os procedimentos normais de uso, buscando sempre realizar as operações de modo correto, para não danificar o equipamento ou prejudicar a segurança. 

Para isso, observe e use os pontos de apoio adequados para a elevação do veículo. Caso haja pesos extras no carro que aumentem consideravelmente o peso total, como cargas no porta-malas, retire-os antes de realizar o serviço. Com essas medidas, é possível fazer um trabalho mais produtivo e seguro.

Essas foram as principais informações sobre o elevador hidráulico. Esse equipamento é indispensável para os serviços da oficina mecânica, pois permite elevar a produtividade e trazer mais qualidade e conforto aos profissionais.

Se você gostou do artigo, o que acha de compartilhá-lo em suas redes sociais? Dessa forma, mais pessoas poderão ficar por dentro desse assunto!