A paixão por automóveis é capaz de alcançar níveis tão altos que, em alguns casos, esse interesse e aptidão pela área podem construir uma carreira profissional. Mas para trabalhar como mecânico automotivo não basta ter curiosidade, é preciso realizar capacitações, desenvolver diferentes habilidades e buscar constantemente a evolução na profissão. Ou seja, as boas oportunidades são fruto de uma carreira profissional sólida.
Se esse é o seu objetivo, acompanhe este texto e saiba como valorizar e rentabilizar o seu talento. Boa leitura!
1. Invista em uma boa comunicação
A confiança é fruto de uma relação com clareza de informações. Por isso, sempre que chegar um serviço novo, peça o máximo de detalhes para o dono. Depois de uma análise geral do veículo, explique, com sinceridade, qual a situação constatada e quais as soluções possíveis. Coloque-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e mantenha contato com o cliente.
Dessa forma, com uma boa comunicação você estará construindo uma relação de confiança. O mesmo deve se estender dentro da oficina. Preze pela clareza e honestidade com os seus colegas de trabalho, pois isso melhora o clima de trabalho e reduz as chances de erros. Extra: invista na comunicação do seu trabalho nas redes sociais.
2. Capacite-se tecnicamente
Para atuar na área é válido recorrer a instituições renomadas, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), programas de formação, cursos técnicos e até ao ensino à distância (EAD) cujo certificado é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Com uma base, é possível candidatar-se para estagiar e praticar os conhecimentos adquiridos em grandes empresas e concessionárias. Se possível, aprimore os estudos com cursos de matemática e ciências físicas, que ajudam a entender melhor o funcionamento de um veículo.
Como você está percebendo, qualificação é a palavra chave para esse mercado. Por isso, nunca pare de estudar. Busque continuamente atualizar e aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Colecione certificações e treinamentos no seu currículo. Tudo isso vai amparar o seu serviço e garantir mais confiança e credibilidade. Logo, você será um profissional mais valorizado e requisitado no mercado.
2.1 Especialização
O profissional de mecânica é conhecido pelo amplo conhecimento em tipos e modelos de veículos, mas quando ele busca especializar-se em uma área, ele acaba se tornando referência. Assim como um médico busca especialização, como oncologia, pediatria, ortodontia e etc., o mecânico também pode optar em focar num setor específico: freio, suspensão, câmbio automático, direção hidráulica, sistemas eletrônicos e outros.
3. Trabalhe apenas com peças de qualidade
Do que adianta investir em capacitação e utilizar qualquer tipo de peça para realizar o serviço? Isso jamais vai dar certo. Tenha as peças de qualidade como requisito básico da sua oficina. Elas vão garantir mais segurança e durabilidade para o serviço prestado e, consequentemente, a satisfação do cliente. Por isso fique antenado nas mudanças e atualizações do mercado para acompanhar as novidades.
Entender como funcionam e saber operar as ferramentas, softwares e equipamentos lançados pelas grandes indústrias automobilísticas é fundamental para oferecer um serviço de excelência. Essa busca vai agregar ainda mais na sua carreira profissional, tornando o seu serviço cada vez mais recomendado pelos clientes.
4. Tenha um atendimento ágil
Uma oficina mecânica recebe, diariamente, os mais variados tipos de problemas. Com a prática, o profissional tem mais habilidade e rapidez para identificar o problema e possíveis soluções. Portanto, crie uma logística para que o atendimento seja ágil e eficiente. Isso economiza tempo e garante a satisfação do cliente.
Não há nada pior do que buscar ajuda e enfrentar uma longa espera até ter uma resposta. E o pior: uma resposta vaga. Nunca deixe o cliente com dúvida. Se não souber o que aconteceu, peça ajuda e busque uma resposta o mais rápido possível. Dizer que não sabe ou demorar muito para dar um retorno pode ser um fator decisivo para que o cliente desista do atendimento e busque a solução para o seu problema em outro estabelecimento.
5. Desenvolva novas habilidades
Assim como em outras áreas, existem formas de trabalhar que funcionam desde muito tempo atrás. No entanto, é preciso ter discernimento para avaliar o melhor método para solucionar aquele problema: o clássico ou o novo. E como conhecer os novos? Investindo em tecnologia e capacitação.
Lembre-se que soluções digitais normalmente são mais viáveis pela facilidade de manutenção e até pela economia financeira gerada. Por isso, invista em computadores e equipamentos eletrônicos para auxiliar no diagnóstico e na solução dos problemas apresentados pelo veículo.
Outra atitude válida é a atualização e o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos. Que tal investir em uma faculdade de engenharia? Essa é uma das áreas fundamentais para o crescimento econômico do país, portanto, é bastante promissora. Na mecânica, o curso superior eleva o seu nível de profissional e pode direcioná-lo para atuar em cargos de chefia e abre caminhos para trabalhar no desenvolvimento de projetos para a própria indústria automotiva. Por isso, pense longe e acredite em si!
6. Conheça áreas de atuação promissoras
O cenário do mercado automotivo é positivo, mas é possível ir além. Acompanhar as tendências e exigências do mundo automotivo é o primeiro passo para diferenciar-se e destacar-se entre os demais profissionais. Veja algumas áreas que estão em alta e podem ser excelentes especialidades para aprimorar a sua carreira profissional.
6.1 Especialista em eletrônica embarcada
Que tal entender as leituras dos scanners e produzir diagnósticos mais precisos? Ou mesmo fazer a manutenção e corrigir defeitos dos sistemas eletroeletrônicos dos veículos? Você será um profissional muito requisitado!
6.2 Funileiro
Responsável por manter a boa aparência do veículo e fazer correções estruturais, o funileiro entende de diferentes materiais como aço, alumínio e fibra de carbono. Com isso ele repara danos e imperfeições causados pelo tempo de uso, acidentes de trânsito e até pequenos esbarrões no veículo. As indústrias e oficinas de pintura precisam bastante de funileiros.
6.3 Reparador de câmbios automáticos
Como essa tecnologia está cada vez mais comum nos veículos, não falta trabalho para os profissionais capacitados para esse serviço. O conhecimento específico nesse tipo de transmissão é bastante valorizado em indústrias e oficinas.
6.4 Carros híbridos e elétricos
Investir nessa área é sinônimo de visão do futuro. É uma grande oportunidade de melhorar o salário e de fidelizar clientes. Além disso, você também contribui para o meio ambiente, incentivando o uso de veículos que emitem menor número de poluentes.
6.5 Carros de luxo
Como os proprietários desses veículos têm alto poder aquisitivo, cuidados redobrados devido ao investimento e uma boa dose de vaidade, essa área é bastante movimentada. Ou seja, as crises financeiras dificilmente afetarão os profissionais que trabalham com carros luxuosos. Mas fique atento: os donos desses automóveis são bastante exigentes. Portanto, busque manter-se sempre atualizado e seja ainda mais detalhista.
Como você viu, a carreira profissional na mecânica tem muito a oferecer. Com dedicação para buscar conhecimento e praticar as técnicas do segmento, os primeiros serviços vão surgindo naturalmente. E, com boas soluções apresentadas aos clientes, você começa a construir uma marca. Logo, gerir o próprio negócio é questão de tempo. Por isso, não desista do seu objetivo e se capacite. O seu futuro vai agradecer pela sua perseverança e dedicação.
Gostou do artigo e deseja ter mais informações sobre esse tema? Então siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.