Como contratar profissionais para a sua oficina mecânica? Veja agora!

Quem é empreendedor sabe bem que existem diversos fatores que influenciam o sucesso da empresa. Um deles é a como contratar os funcionários. 

Sua equipe de colaboradores tem a responsabilidade de colocar em ação todos os planos que são traçados para alcançar as metas e potencializar a qualidade dos serviços oferecidos. Fica clara assim, a importância de saber como contratar os profissionais certos para a sua oficina.

Seja para ocupar um cargo no administrativo ou para atuar na prestação de serviço, é de suma importância que você escolha com acerto quem fará parte da sua equipe. Isso, porque, ao contratar um colaborador que tem a mesma visão que a sua, fica mais fácil contar com o seu engajamento e compromisso em entregar bons resultados.

Tendo a importância desse assunto em mente, preparamos este artigo com o intuito de mostrar a você dicas de como acertar na escolha dos seus funcionários. Confira!

Quais as consequências de uma contratação “errada”?

Toda empresa precisa estar preparada para o momento de contratar um novo funcionário. Para ajudar nesse processo, existem diversos métodos que podem ser utilizados para facilitar a escolha. No entanto, mesmo seguindo todos os passos necessários, existe a possibilidade de fazer uma contratação que não atenda às suas expectativas. 

Em uma oficina que faz uma boa gestão de funcionários, os riscos de não acertar na escolha são menores, o que faz com que o prejuízo também não seja tão grande. Porém, existem empreendedores que ainda não entendem o impacto que uma admissão errada pode causar e, por isso, não se esforçam para encontrar o profissional mais alinhado à empresa.

Essa postura, é claro, afeta negativamente o desenvolvimento do negócio, pois os prejuízos são grandes. Para você ter uma ideia, listamos, abaixo, algumas das consequências de não acertar na escolha do colaborador. Veja só!

Como contratar bem e evitar: a baixa produtividade da equipe

Quando a empresa contrata alguém inadequado, a principal consequência é o aumento da rotatividade, pois a frequência de desligamentos tende a ser maior. Então, como um efeito cascata dessa reestruturação constante, sua equipe não consegue desenvolver o engajamento esperado e perde a produtividade.  

Cultura organizacional enfraquecida

Como mencionamos, ter uma equipe formada por profissionais que compartilham da visão e valores da empresa é fundamental para garantir a harmonia entre o grupo e fortalecer a cultura organizacional. Então, quando não se tem um processo seletivo eficiente, as chances de ocorrerem problemas internos por causa de divergências são grandes. Esse fator, sem dúvidas, enfraquece a cultura organizacional.

Aumento dos prejuízos

Admitir um funcionário representa, de início, um custo para a empresa, o qual, porém, é revertido em lucros quando esse colaborador atende às suas expectativas e oferece um serviço de excelência. 

No entanto, quando essa admissão ocorre de forma equivocada, esse custo rapidamente se torna um prejuízo alto. Todo o investimento que foi feito ao longo do processo de seleção, admissão e desligamento não gera nenhum retorno. 

Prejudica a imagem da empresa

Aqui, temos dois pontos que devem ser considerados quando se percebe que a imagem da empresa está sendo prejudicada. O primeiro diz respeito ao afastamento de bons profissionais. Hoje em dia, é muito comum que um profissional procure saber quais são as melhores organizações para trabalhar. 

Então, quando a empresa tem uma taxa de rotatividade elevada, dificilmente consegue atrair os melhores profissionais, pois tem sua imagem afetada no mercado. 

Gestão de oficina e tecnologia

Outro fator é a experiência negativa do cliente Afinal, quando o funcionário não está alinhado ao propósito da empresa nem interessado em oferecer um bom desempenho, dificilmente consegue garantir que o cliente tenha uma experiência positiva. 

A falta de motivação e engajamento pode contribuir para a queda da eficiência dos serviços e reduzir a qualidade do atendimento. Esses dois fatores são suficientes para frustrar os clientes e manchar a imagem da marca.

Como contratar profissionais para a oficina?

Para evitar as consequências de uma má contratação, existem algumas dicas que você pode aplicar em sua oficina. Veja só!

Tenha um orçamento definido

Toda ação de uma empresa precisa ser feita com base em um planejamento, para evitar surpresas ou prejuízos. Sendo assim, no momento de contratar novos funcionários, é muito importante que você separe um orçamento específico para esse objetivo. 

Ter esse controle evita que a empresa tenha gastos não planejados, e, conforme o valor que foi estabelecido, fica mais fácil definir os recursos e métodos que serão utilizados no processo seletivo.

Descreva bem o cargo

O processo de recrutamento tem início bem antes de receber o primeiro currículo. Mais precisamente, ele começa no momento em que a empresa sente a necessidade de ter um novo membro na equipe. Então, para atrair o profissional certo, é preciso que você descreva bem a função que será exercida pelo colaborador e deixe claro o perfil que espera encontrar.

Além disso, vale informar quais são as vantagens de trabalhar na sua oficina — lembrando que a escolha dos canais de divulgação é de extrema importância para atrair o profissional certo. Por isso, analise bem o perfil desejado e divulgue a vaga nos canais a que ele tem acesso. 

Conte com empresas de recrutamento e seleção

Contratar os serviços de uma empresa especializada em recrutamento e seleção pode ser um bom investimento, principalmente se você ainda não tem uma gestão de pessoas bem-estruturada. 

Afinal, a experiência de uma agência ajuda você a encontrar profissionais que tenham o perfil condizente com o seu negócio, o que aumenta suas chances de acerto. Além disso, uma agência de recrutamento tem a capacidade de:

  • agilizar o processo;
  • inovar nas estratégias de recrutamento;
  • descomplicar questões burocráticas;
  • reduzir custos. 

Faça uso de testes técnicos e relacionais

Após avaliar os currículos e selecionar os que têm a ver com o que você procura, é hora de reunir os candidatos para identificar características que não podem ser notadas ou constatadas por meio de um papel ou e-mail. 

Para saber como esses profissionais reagem a determinadas situações ou como trabalham em equipe, vale fazer uso de testes técnicos e relacionais. Esses métodos permitem confirmar se a sua escolha realmente tem chances de dar certo. 

Transmita os valores culturais do seu negócio

Como mencionamos, os valores culturais da sua oficina devem ser transmitidos logo no início do processo, pois ajudam a atrair candidatos que se identifiquem com o que a sua empresa defende. Aliás, a visão e os valores do seu negócio são características que podem ser reforçadas continuamente, para garantir que toda a equipe de colaboradores esteja alinhada a eles.

Essas foram algumas dicas de como contratar sem dores de cabeça. Mesmo que acertar na escolha do profissional possa parecer um grande desafio, quando você segue à risca o planejamento estabelecido e se mantém atento às questões legais, as chances de sucesso se tornam maiores. Por isso, não deixe de seguir as dicas que foram apresentadas neste artigo.

Gostou do artigo e deseja ter acesso a mais conteúdos informativos? Então, assine a newsletter da Fras-le!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa