Entenda a importância da padronização de serviços em oficinas mecânicas

Na atualidade, as empresas de diversos segmentos estão, a todo momento, buscando novas formas de evoluir e de melhorar a padronização de serviços. O objetivo é sempre atender o público de forma eficiente, visando garantir a satisfação dos clientes e uma boa posição dentro do mercado automotivo de serviços. As instituições que não seguem essa linha de desenvolvimento acabam perdendo oportunidades e podem até estagnar o negócio.

Por isso, você deve orientar a sua gestão de modo a buscar o crescimento constante das atividades internas. Uma boa maneira de atingir esse objetivo é por meio da padronização de serviços. Especialmente se você opera no ramo de oficinas mecânicas. Essa estratégia permite aos líderes obter diversos benefícios, como maior produtividade dos serviços internos. 

Mesmo sendo um tema de total relevância para uma empresa, muitos gestores ainda não conhecem a sua relevância e não a implementam na sua oficina. Sendo assim, preparamos este artigo contendo as principais informações acerca da padronização de serviços em oficinas mecânicas. Acompanhe agora mesmo!

O que é a padronização de serviços? 

Esse termo serve para designar ações estratégicas para o ganho de performance de tarefas e de funções dentro da oficina. Ou seja, é uma maneira de formalizar a produção em busca de obter eficiência nos trabalhos realizados. Uma forma de alcançar esse objetivo é por meio de uma gestão focada em nortear a atuação com base em experiências que já deram certo na sua empresa. 

Tenha em mente que isso não significa engessar a produção ou tornar a rotina de trabalho monótona. Na verdade, atributos como a criatividade e a inovação ainda são requisitos essenciais para o crescimento do negócio. Além do mais, ao implementar esse conceito, é possível obter resultados expressivos de ordem quantitativa e qualitativa.

O primeiro está ligado ao treinamento da equipe de atendentes, bem como da mão de obra em geral. Já o segundo garante a redução de gastos monetários, de tempo de serviço, além de uma melhor utilização dos materiais de trabalho. Dessa forma, a padronização de serviços tem a finalidade de otimizar vários processos e melhorar a qualidade das tarefas da oficina. 

Por que é importante usar a padronização de serviços?

Só pelo conceito de padronização de serviços em uma oficina, você já deve ter uma noção de como esse procedimento é importante para o sucesso do negócio. Mesmo assim, convém falarmos sobre alguns dos benefícios que essa estratégia pode gerar para a sua empresa.

Sendo assim, confira agora vantagens que justificam a necessidade de padronizar as atividades internas da oficina!

Reduções na variabilidade

Muitas vezes, a variabilidade de procedimentos para executar um determinado serviço é desvantajoso para uma empresa quando avaliamos a relação de tempo e produtividade. Isso porque situações em que um profissional executa uma reparação e deixa para elaborar na hora o passo a passo do procedimento faz com que ele sempre tenha meios diferentes de concluir o trabalho.

Tal método faz com que ele perca rendimento, ao planejar suas ações no momento da manutenção do veículo. Tendo isso em mente, a padronização de serviços vem para mudar essa realidade por meio de diretrizes preestabelecidas, possibilitando eficiência nas operações.

Gestão de oficina e tecnologia

Facilidade de treinamento de novos colaboradores

Outra vantagem bastante importante é a facilidade em efetuar treinamento para os colaboradores iniciantes.

Oficinas que não apresentam um programa de planejamento dos seus serviços acabam tornando a adaptação dos novos funcionários mais complexa, já que não existem diretrizes preestabelecidas para servir de orientação. Do contrário, ao implementar a padronização de serviços os mecânicos, os atendentes e demais funcionários saberão facilmente o que deve ser feito em cada situação. 

Otimização do tempo médio de entrega

A redução do tempo médio de entrega dos serviços prestados é um fato que já mencionamos. Além disso, vale ressaltar que, junto à otimização de procedimentos, temos também um menor índice de erros e problemas dentro das etapas de reparação e revisão de sistemas mecânicos. Afinal, tudo que é realizado se dá por meio de padrões eficientes, que devem ser seguidos por todos os colaboradores. 

Como implantar a padronização de serviços?

Antes de falarmos propriamente sobre como implantar essa estratégia, vale ressaltar que os padrões criados também podem ser adaptados com o tempo, já que é preciso dar espaço para a criatividade e inovação dos trabalhadores.

Caso uma inovação realizada seja positiva e gere bons resultados, ela passa a ser parte do programa de ações da oficina. Seguindo essa ideia, veja agora alguns passos para pôr em prática em sua oficina!

Mapeie os processos

O primeiro passo é realizar o mapeamento de todas as atividades e serviços realizados em sua oficina. Haverá tarefas que poderão ser padronizadas, mas existirão outras com as quais não compensará ter um programa específico de execução. Dessa forma, esse mapeamento mostrará quais os processos que devem ser adicionados à lista de padronização de serviços da oficina mecânica. 

Faça um levantamento de rotina

Logo em seguida, faça um levantamento de rotina de cada tarefa. Ou seja, defina assuntos, como quantos mecânicos operam em uma determinada área da oficina, bem como qual a demanda para cada tipo e modalidade de trabalho. Esse levantamento permite criar um programa de padronização mais coeso e condizente com a realidade do seu negócio. 

Defina bons padrões

Por fim, você deve conhecer o potencial de rendimento da sua equipe, bem como as suas limitações. Nesse momento, fatores como ritmo de trabalho, designação de tarefas, tempo de serviço, restrições e ferramentas necessárias devem ser pensados no momento de planejar o programa de padronização.

Para que tudo seja feito da melhor forma possível, você também deve comunicar com o seu pessoal as estratégias de produção, a fim de obter maior engajamento da equipe de funcionários. 

Essas foram as principais informações acerca da importância da padronização de serviços em oficinas mecânicas. Vale ressaltar a importância de contar com bons parceiros comerciais para garantir a realização de serviços de qualidade em seu estabelecimento. Nesse sentido, a Fras-le é um exemplo de empresa especializada que oferece vários produtos e ferramentas de excelente padrão de segurança e qualidade.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os nossos produtos e serviços? Então, entre em nosso site e veja as opções disponíveis!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.