gestão de serviços

6 dicas para a gestão de serviços em oficinas

No passado, criou-se uma visão limitada sobre a dinâmica de serviços de uma oficina mecânica. Ao falar desse tipo de negócio, muitas pessoas atribuem as atividades internas a um ambiente com pouca organização cheio de resíduos de graxa e óleo espalhados pelo local. Além disso, uma menor atuação de sistemas tecnológicos para auxiliar os trabalhos e a gestão de serviços.

Atualmente, no entanto, a realidade de inúmeras empresas de mecânica automotiva têm apresentado estratégias bem diferentes dos métodos tradicionais. Dentro desse novo cenário empreendedor, um dos assuntos que tem ganhado bastante relevância é o investimento justamente na gestão de serviços.

Isso permite aos líderes usufruírem de vários benefícios. Entre eles estão ter maior ganho produtivo, elevar a eficiência nas atividades de manutenção, melhorar o atendimento ao cliente, garantir a organização do espaço de trabalho etc.

Mas, mesmo com tanta importância, muitos gestores ainda não sabem como realizar essa estratégia. Por isso acabam perdendo grandes oportunidades. Tendo em vista essa realidade, preparamos este artigo contendo as principais dicas de como pôr em prática uma boa gestão de serviços em sua oficina. Confira!

1. Tenha um software de gestão de serviços

Boa parte das novas empresas do ramo de mecânica estão seguindo a tendência de inovação e desenvolvimento dos trabalhos internos por meio da inserção de ferramentas tecnológicas. Um dos recursos que estão inclusos nesse cenário de transformação são os sistemas de gerenciamento de tarefas.

Por meio deles é possível automatizar várias funções, bem como integrar os setores de produção da empresa, garantindo que os serviços sejam realizados com maior performance, eficiência e qualidade. Isso ainda permite que seu negócio se destaque entre outros estabelecimentos que não adotam a tecnologia.

Ao contar com um software especializado em gestão empresarial há uma maior otimização das atividades. Dessa forma, evita-se, por exemplo, erros humanos nos processos e mais efetividade na entrega dos serviços ao cliente.

2. Invista no treinamento da sua equipe

Ao propor uma nova cultura de desenvolvimento dentro da sua empresa, os colaboradores devem estar alinhados aos objetivos de crescimento. Dessa forma, é muito importante realizar o treinamento de toda a sua equipe.

Podemos citar a viabilização de cursos voltados à qualificação de conhecimentos técnicos de mecânica focados nas novas tecnologias, bem como treinamentos corporativos de desenvolvimento pessoal. Isso permitirá que todo o time possa evoluir e produzir bons trabalhos dentro do negócio.

3. Adote um CRM para controle dos clientes

Caso você ainda não conheça essa estratégia, o CRM é um recurso de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele se refere aos vários instrumentos de planejamento e tecnologia direcionados a aumentar a qualidade da relação entre o consumidor e a empresa.

Dessa forma, é possível utilizar softwares, bem como mecanismos de marketing e outros meios a fim de possibilitar um atendimento personalizado e condizente à realidade e perfil do seu público-alvo.

Gestão de oficina e tecnologia

Sobre esse aspecto, muitos gestores de oficina mecânica acabam direcionando maior atenção à parte prática dos serviços mecânicos e se esquecem da importância de promover uma boa experiência de compra do consumidor.

Isso pode comprometer o sucesso da sua marca, já que os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento de qualquer negócio incluem uma boa qualidade de gestão de serviços e atendimento ao cliente.

4. Personalize a comunicação com o cliente

Nos dias atuais, são cada vez mais notórias as mudanças sofridas dentro do mercado de oferta de serviços. Desse modo, para se dar bem as empresas precisam se reinventar, abdicando as antigas práticas de forma a priorizar o que realmente trará benefícios ao negócio.

Nesse contexto, personalizar a comunicação com o cliente é uma tendência promissora no mercado atual. Isso porque os novos consumidores passam boa parte do seu tempo dentro do meio digital. Seja por meio de sites de compras, seja pelas redes sociais, blogs etc.

Tendo isso em mente, os gestores de oficinas devem criar estratégias para aproximar o público-alvo à empresa com a viabilização de mecanismos específicos de comunicação. Isso pode ser feito ao criar perfis em canais, como Facebook, WhatsApp Business e Instagram, com a identidade da marca — possibilitando um melhor contato com os clientes.

5. Seja efetivo no controle do estoque

A agilidade é um grande atributo para não só gerar maior produtividade em uma empresa, mas também possibilitar um atendimento de qualidade ao cliente. Logo, ter um controle efetivo de estoque é fundamental, já que permite evitar transtornos nos processos de obtenção e envio de mercadorias.

Quando uma oficina não investe nessa estratégia, um dos problemas que podem se tornar realidade é o atraso na entrega de uma reparação por falta de peças no estoque, por exemplo. O que é um grande motivo para que o cliente dê preferência por contratar outra oficina mecânica no futuro! Para evitar que isso ocorra, inclua esse tema ao estruturar a sua gestão de serviços.

6. Tenha um relacionamento de longo prazo com fornecedores

Por fim, vale ressaltar a necessidade de cultivar um relacionamento de longo prazo com os seus fornecedores. Isso porque eles têm um importante papel ao garantir a estabilidade e a organização do seu setor de estoque de peças e produtos.

Como consequência, isso gera uma maior eficiência na venda, a melhor formação de preços e uma manutenção de serviços otimizada em sua oficina. Quando não há uma negociação com fornecedores de confiança e uma parceria sólida, a empresa pode perder qualidade nos seus trabalhos e até mesmo provocar a estagnação das atividades.

Portanto, com estas principais dicas de gestão de serviços de sua oficina, você pode notar que, com algumas práticas assertivas e investimentos adequados é possível transformar por completo os resultados produzidos em sua empresa mecânica.

Vale lembrar que, ao contar com fornecedores que tenham o mesmo padrão de gestão de serviços, sua oficina é capaz de assegurar inúmeras vantagens, como segurança, confiabilidade e sustentabilidade do negócio. Um exemplo é o caso da Fras-le, que trabalha com experiência de mercado e excelente qualidade.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os nossos trabalhos? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.