Gestão de Oficina Para o Mecânico

Como incentivar a motivação para equipe de trabalho?

Mecânico apontando para o disco de freio do automóvel

Buscar diariamente métodos eficientes de motivação para equipe de trabalho não é tarefa fácil. Isso porque é necessário levar em consideração alguns fatores e, sobretudo, descobrir quais são os verdadeiros incentivos pessoais de cada funcionário.

Esse conhecimento permite que você não apenas conheça o indivíduo que faz parte do seu time de colaboradores, como também ajuda a encontrar as soluções certas para manter o engajamento de todos — e tal ação proporciona diversas vantagens à sua empresa!

Podemos citar como exemplo o aumento da produtividade, a otimização da qualidade do serviço e a melhora no relacionamento interno. Logo, consideramos que a motivação é um dos fatores mais importantes dentro do seu negócio, já que estimula o cumprimento de metas e transforma o ambiente de trabalho em um local agradável e receptivo.

Tendo em vista a importância de ter uma equipe animada com o serviço, preparamos este artigo com o objetivo de mostrar como incentivar a motivação e o engajamento dos funcionários é fundamental. Boa leitura!

Capacite os colaboradores

Sabemos que a informação tem o poder de abrir mentes, proporcionar conhecimento e desenvolver o senso crítico de qualquer pessoa. Nesse sentido, quando o gestor disponibiliza recursos de capacitação aos seus colaboradores, ele passa a ter uma equipe especializada naquilo que faz e melhor preparada para lidar com qualquer tipo de situação.

Sendo assim, disponibilizar treinamentos, curso de mecânica automotiva e workshops é, sem dúvidas, um dos principais investimentos que uma empresa deve fazer. Afinal, potencializa as habilidades dos colaboradores, aumenta a motivação e transforma essa característica em um diferencial competitivo. Isso permite que a sua marca seja destaque no segmento em que atua de maneira que se torne uma referência no mercado. 

Crie um ambiente descontraído e agradável

Vamos ser sinceros, trabalhar em uma empresa onde o clima é pesado, o chefe é carrancudo e os colegas mal se comunicam um com o outro é terrível, não é mesmo? Apesar de parecer uma situação absurda, essa é a realidade de várias organizações. Um cenário assim nos permite imaginar que esses colaboradores não têm perspectiva, ânimo ou vontade de entregar resultados satisfatórios.

Por outro lado, quando o gestor cria um ambiente descontraído e agradável seus colaboradores se sentem mais à vontade para se expressarem e, consequentemente, tornam-se pessoas produtivas, criativas e proativas. Por isso, aposte em espaços relaxantes e ambientes dinâmicos de modo que o funcionário se sinta bem de fazer parte do lugar.

Afinal de contas, sabemos bem que a rotina pode ser, por si só, bastante estressante. Por esse motivo, invista o quanto puder em recursos que proporcionem qualidade de vida aos colaboradores, como iluminação adequada, espaço bem ventilado e móveis essenciais para oficinas. Essa ação trará como resultado:

  • desenvolvimento da criatividade no trabalho;
  • colaboradores com o emocional equilibrado;
  • melhora da comunicação interna;
  • aumento da capacidade de concentração;
  • otimização da produtividade.

Dê autonomia à equipe

Para uma empresa crescer e se consolidar no mercado é preciso que gestores e colaboradores atuem juntos em busca de um único propósito. A fim de que isso aconteça, é necessário desenvolver um relacionamento de credibilidade entre ambas as partes.

Gestão de oficina e tecnologiaPowered by Rock Convert

Além disso, o empreendedor deve incentivar a autonomia e delegar tarefas à sua equipe. É fato que os funcionários independentes conseguem alcançar melhores resultados, uma vez que se tornam proativos, confiantes, eficientes e motivados.

Contudo, é de suma importância que você, enquanto liderança, tenha em mente que a confiança é fundamental ao incentivar os colaboradores a serem mais autônomos. Isso porque quando a gestão escolhe não confiar na sua própria equipe, ela será vista apenas como simples peça a ser monitorada e controlada pelos superiores. Sem esse voto de confiabilidade, eles perdem a total liberdade de expor seus talentos e competências.

Cuide da segurança de cada pessoa

Não cometa o erro de tratar os funcionários como peças descartáveis, que podem ser substituídas facilmente. Demonstrar esse tipo de tratamento só faz com que eles tenham uma visão ruim da empresa. Uma das formas de evitar esse tipo de situação é investindo em recursos que proporcionam segurança. Além de reduzir significativamente a rotatividade, essa atitude gera como benefício a: 

  • diminuição dos riscos de acidentes;
  • eliminação de custos;
  • percepção positiva dos funcionários sobre a empresa;
  • prevenção contra processos trabalhistas;
  • redução do índice de absenteísmo.

Diante disso, fica claro que o cuidado com a segurança e a saúde da equipe de colaboradores deve ser uma prioridade da empresa. Afinal, antes de encantar os clientes, é preciso conquistar seus funcionários primeiro, concorda?

Elogie em público, corrija no particular

Muitos empreendedores acreditam que chamar a atenção do funcionário em público é uma maneira de demonstrar autoridade e servir de exemplo aos demais presentes. Ter esse tipo de atitude, entretanto, só piora a situação, pois a exposição sem necessidade gera constrangimento e vergonha ao colaborador.

Considerando que errar faz parte do desenvolvimento natural do ser humano, é ideal que a empresa invista em uma gestão de pessoas humanizada e busque se colocar no lugar do funcionário, de forma que entenda as suas ações e limitações. Caso seja preciso pontuar um erro ou fazer uma crítica, faça isso no particular. Com essa iniciativa, o colaborador percebe que a sua intenção é de incentivá-lo a buscar melhorias.

Quanto aos elogios, desde que sejam na medida certa, é permitido fazê-los em público, pois essa atitude serve como um estímulo para que a equipe continue procurando alcançar melhores resultados. Assim, todos saberão que os seus esforços não passam despercebidos por você.

Celebre as conquistas

Celebrar as conquistas também é essencial para manter a sua equipe motivada — quando os colaboradores percebem que seu desempenho é reconhecido e valorizado se sentem instigados a continuarem buscando por mais. Sendo assim, não importa o tamanho da vitória, se houve alguma melhoria significativa é importante que seja comemorada. 

Realmente, ter um time motivado faz toda a diferença no desenvolvimento saudável de um negócio. Sendo assim, se você deseja que a sua empresa tenha colaboradores satisfeitos e engajados na busca por resultados cada vez melhores, então, não deixe de colocar todas as nossas dicas de motivação para equipe de trabalho em prática, combinado?

Gostou do artigo e quer otimizar a sua empresa? Então, confira também o nosso manual completo sobre gestão de tempo e produtividade na oficina mecânica!

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert