Gestão de Oficina Para o Mecânico

Gestão de funcionários na oficina mecânica: como fazer com 7 dicas

Gestão de funcionários na oficina mecânica:

Cada tipo de empresa apresenta diversas particularidades em sua gestão. Tais diferenças dependem de fatores como o ramo de atuação, o relacionamento com os fornecedores, atendimento aos clientes, questões administrativas, financeiras etc.

No entanto, em meio a obrigações tão variadas, podemos dizer que a gestão de pessoas é uma tarefa comum a todos os administradores. Afinal, atentar a esse cuidado é fundamental para garantir o bom ambiente de trabalho e otimizar a eficiência de seus colaboradores.

E você, que está à frente de uma oficina, como tem lidado com essa tarefa no seu dia a dia? Continue lendo este post e conheça 7 dicas incríveis que vão ajudá-lo na gestão de funcionários na oficina mecânica. Acompanhe!

1. Conheça a fundo os seus funcionários

O primeiro passo que o gestor de uma oficina mecânica deve dar para alcançar o objetivo de gerir seus funcionários é conhecê-los da forma certa. Isso significa que é importante saber quais são os pontos positivos e os aspectos que precisam ser desenvolvidos por cada um deles.

Ainda que não seja preciso tentar se tornar o melhor amigo de seus funcionários, é fundamental se esforçar para conhecê-los de maneira individual. Muitas vezes, isso envolve se inteirar de questões mais pessoais, mas que, de alguma forma, possam interferir no rendimento profissional do funcionário.

É claro que isso deve ser tratado pelo gestor com muito tato e com a empatia necessária para não gerar constrangimentos ou parecer invasão de privacidade. Dessa forma, qualquer problema poderá ser solucionado de maneira rápida e prática, sem desgastar a relação entre os colaboradores.

2. Monte sua equipe da maneira certa

Procurar conhecer as características de um mecânico é importante antes mesmo de decidir integrar uma pessoa à sua equipe de funcionários. Por isso, o gestor deve garantir que o processo de seleção dê conta de identificar o perfil daqueles que querem fazer parte da sua empresa.

Tomando esse cuidado, será possível definir quem se sairá melhor em cada função, aumentando de maneira considerável a eficiência das suas atividades. A harmonia da equipe também é preservada, já que o gestor poderá pensar duas vezes antes de contratar alguém que possa prejudicar o relacionamento entre os trabalhadores.

Tendo isso em mente, a tarefa de compor uma equipe de funcionários comprometidos e com o perfil do seu negócio ficará mais fácil.

3. Saiba quando corrigir e quando elogiar

Nunca é fácil ter de repreender alguém, ainda mais quando se trata daqueles que, ainda que subordinados, são nossos colegas de trabalho. No entanto, se o gestor se abdicar dessa importante tarefa, a gestão de funcionários na oficina mecânica certamente será comprometida.

Portanto, é fundamental que isso seja feito de maneira reservada, sem a presença de outros funcionários e, principalmente, de clientes. Aplicando a correção da maneira certa, você poderá obter excelentes resultados e evitar desgastes no seu ambiente de trabalho.

Da mesma maneira que um puxão de orelha às vezes pode ser necessário, o gestor também tem de saber a hora de elogiar os seus funcionários. Afinal, quando elogiado, o colaborador tem a percepção de que seu trabalho é reconhecido e, assim, ganha motivação para continuar dando o seu melhor. Por isso, quando o trabalho for bem feito, não hesite em demonstrar aos seus funcionários a sua satisfação.

É preciso, contudo, ter cuidado para que nenhum membro da sua equipe se sinta injustiçado, o que pode causar grandes desentendimentos no ambiente de trabalho. Por isso, ainda que feedbacks individuais sejam importantes, o ideal é fazer elogios ao grupo para fortalecer a equipe como um todo.

4. Forneça treinamentos para os funcionários

Treinamentos corporativos são essenciais na gestão de funcionários na oficina mecânica. Em um ramo de atuação em que as novidades são constantes, capacitar a sua equipe não apenas garante a boa execução dos serviços, como também promove a igualdade de condições entre os profissionais.

Além disso, essa prática demonstra ao funcionário o reconhecimento por parte da empresa, uma vez que ela estará proporcionando os recursos necessários para sua capacitação. Sem dúvidas, essa será mais uma grande motivação para manter a sua equipe sempre bem ajustada.

5. Defina a estrutura organizacional da oficina mecânica

Uma estrutura organizacional trata da divisão de atividades entre os funcionários de uma empresa, a fim de atingir de maneira efetiva seus objetivos. Por isso, quando bem definida, ela também tem papel vital na tarefa de gerir os seus recursos humanos.

Você pode fazer isso desenvolvendo um organograma, explicitando quais setores estão subordinados a quais, bem como os colaboradores que fazem parte de cada um deles. Deixando claro quem são os responsáveis por cada área de sua oficina, assim como o nível hierárquico de cada um, você reduz a possibilidade de desentendimentos, que podem levar a um clima de insatisfação entre seus funcionários.

6. Ofereça condições adequadas de trabalho

Quem trabalha em uma oficina mecânica sabe que existem várias condições vitais para que os serviços possam ser bem executados. Estamos falando aqui tanto de equipamentos de segurança quanto das próprias condições do espaço físico de trabalho.

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) — como protetores auriculares, botas, luvas e óculos de proteção — garantem a integridade física dos seus funcionários e são de uso obrigatório de acordo com a Norma Regulamentadora n.º 6 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Quanto às instalações da oficina, é recomendado que os ambientes sejam bem ventilados e iluminados. Também é preciso atentar à limpeza e, se possível, disponibilizar locais adequados para descanso e para as refeições.

7. Promova a integração entre os funcionários

O dia a dia em uma oficina mecânica costuma ser muito atarefado, o que pode acabar desgastando a relação entre os que ali estão trabalhando. Por isso, promover momentos de descontração é uma ótima saída para amenizar essa situação.

Datas como feriados ou mesmo finais de semana são grandes oportunidades para essas iniciativas, que podem ser um churrasco no final do expediente ou mesmo um happy hour em um bar acessível a todos.

Nesses momentos, os colaboradores se sentirão mais à vontade para se integrarem de maneira mais intensa, estreitando os laços que são desenvolvidos na rotina diária. Quando isso acontece, o clima no ambiente de trabalho certamente se torna mais favorável, tanto para os funcionários quanto para o gestor.

Cuidados assim farão com que todos se sintam mais valorizados e motivados durante o expediente. E se você gostou das nossas 7 dicas para melhorar a gestão de funcionários em sua oficina mecânica, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!

Baixe o Ebook como abrir uma oficinaPowered by Rock Convert